Geral

19.04.2020

Perguntas e respostas sobre atividades on-line

link copiado
Perguntas e respostas sobre atividades on-line

Senhores Pais e Responsável,

Em relação às atividades que estão sendo postadas, gostaríamos de fazer alguns esclarecimentos:

1- Qual o horário das postagens?
No comunicado anterior a respeito do início das atividades on-line, enviamos um cronograma diário esclarecendo quais áreas do conhecimento postarão as atividades. Infelizmente, não podemos disponibilizar todas de forma simultânea, pois são mais de 1 200 salas de Classroom alimentadas diariamente. Assim, as atividades estarão disponíveis ao longo do dia, e estamos fazendo todos os esforços para que isso ocorra no menor tempo possível.

2- Que recursos estão sendo utilizados?
Estamos utilizando a plataforma Google for Education, por meio da ferramenta Google Classroom, para publicar vídeos (tanto revisionais quanto relativos a conteúdos novos), videoaulas, podcasts, jogos on-line, atividades envolvendo material didático, literário e paradidático, entre outros recursos.

3- Que professor está postando as atividades?
As postagens estão sendo realizadas pelo coordenador de cada ano/componente curricular do Centro de Estudos e Pesquisas do Bom Jesus - CEP. O professor de cada Unidade está inscrito na Classroom referente às suas turmas e poderá interagir com seus alunos respondendo às dúvidas deles e incentivando-os a participarem do processo.

4- Conteúdos novos serão trabalhados neste período?
Sim, serão trabalhados e também revisados por meio das atividades on-line. A partir da próxima semana, muitos alunos já receberão atividades relativas a conteúdos novos. Entretanto, não se preocupem, quando as aulas retornarem, conteúdos essenciais trabalhados neste período serão retomados.

5- Haverá avaliação com base nas atividades enviadas?
Neste momento, nosso planejamento não prevê que as atividades postadas sejam consideradas avaliativas. Esse posicionamento está em sintonia com as determinações do Ministério da Educação, das Secretarias Estaduais e dos Conselhos Nacional e Estaduais de Educação. Entretanto, quaisquer mudanças nessas diretrizes serão informadas por meio de nossos canais oficiais.

6- As atividades on-line serão consideradas no cômputo dos dias letivos?
Cada estado, com base em sua própria realidade, vem se posicionando e estimulando o envio de atividades on-line. Quanto à validação dessas atividades no cômputo de dias letivos, o Ministério da Educação vem tratando desse tema e pode, junto às Secretarias de Educação Estaduais, posicionar-se em breve. Quaisquer mudanças nessas diretrizes serão informadas por meio de nossos canais oficiais.

7- Como fica a programação do ano letivo de 2020?
Ainda é cedo para nos posicionarmos efetivamente a respeito dessa questão, pois a decisão está diretamente ligada ao tempo de suspensão das aulas. No retorno à normalidade, dependeremos do posicionamento dos órgãos governamentais para definirmos um novo calendário para este ano letivo. Assim que decisões forem tomadas e comunicadas ao Colégio, faremos a reorganização do calendário e toda comunidade escolar será informada por meio de nossos canais oficiais.

8- Para a terceira série do Ensino Médio haverá algum trabalho diferenciado?
A partir da próxima semana, com a introdução de conteúdos novos, nossos Feras 2020 terão uma programação diferenciada seguindo um modelo específico de calendário semanal. A programação será elaborada por meio de videoaulas dos componentes curriculares, tendo a participação de professores de diversas Unidades. Essa programação diferenciada se faz necessária para que possamos manter nossos alunos preparados, da melhor maneira possível, para os vestibulares e o Enem, independentemente da data em que esses exames forem acontecer. Como nas outras séries, o conteúdo novo trabalhado neste período será revisto assim que as aulas presenciais retornarem.