Institucional

14.06.2021

Grupo Bom Jesus contribui para o Dicionário do Pacto Educativo Global

Compartilhe esta notícia:   
Grupo Bom Jesus contribui para o Dicionário do Pacto Educativo Global

Em 2019, o Papa Francisco convidou todas as pessoas a praticar o humanismo solidário. Para apontar esse caminho, foi elaborado o Pacto Educativo Global, com uma vasta e robusta proposta de impacto socioambiental, principalmente na educação.

Com o objetivo de “traduzir” as mais de 70 propostas e termos específicos do Pacto para uma linguagem de fácil acesso aos profissionais da educação, a Associação Nacional de Educação Católica (Anec), o Grupo Bom Jesus e outras entidades católicas e educacionais se uniram em prol do lançamento do Dicionário do Pacto Educativo Global.

Um dos profissionais convidados para colaborar com a criação desse dicionário foi o vice-presidente do Grupo Educacional Bom Jesus, Frei Mário José Knapik − seu depoimento está presente nas páginas 14 e 15 do documento.

De acordo com Frei Mário, “o vocabulário salienta a importância de uma educação humanista, solidária e sustentável para todos os seres do planeta e, ao mesmo tempo, evidencia atitudes, condutas e princípios que estão na base de um fazer educativo em que a pessoa é colocada no centro e as melhores forças são mobilizadas para uma pedagogia do cuidado, do amor fraterno e do respeito mútuo por todas as criaturas do universo”.

Frei Mário, que também atua na Diretoria Nacional da Anec, entende que as propostas presentes no Pacto Global apontam para um fazer educativo, isto é, para ações que paulatinamente transformam pensamentos, hábitos, atitudes e estilos de vida. “Por meio de ações educativas que se desenvolvem na família, na escola, no espaço acadêmico e se espalham para toda a sociedade, alunos e educadores colaboram para a construção da cidadania, da democracia e da fraternidade universal”.

A participação do Grupo Bom Jesus no Dicionário do Pacto Educativo Global, o recente lançamento do projeto @amorografia.oficial e outras ações com foco no desenvolvimento do ser humano são alguns dos esforços da Instituição para levar os ensinamentos de São Francisco de Assis a toda a comunidade. “Temos o propósito de educar, servir e formar grandes pessoas, mediante a ética do cuidado, a prática do amor, o respeito a todos os seres do universo e a promoção de ações sustentáveis para o bem de toda a humanidade”, conclui Frei Mário.

AGENDE UMA VISITA