Feras, Enem, Institucional
22.01.2025Alunos do Colégio Bom Jesus são destaque no Enem
A dedicação e o foco durante a preparação para a prova do Enem deram frutos para alunos do Colégio Bom Jesus. Neste ano, ótimos resultados foram alcançados e também geraram curiosidade da imprensa.
O aluno Bruno Lourenço Faria destacou-se ao obter 980 na redação, enquanto a estudante Nina Silotti Antonio acertou todas as 45 questões de Matemática. A preparação para o exame e o foco nos estudos para o vestibular garantiram aos dois, respectivamente, a aprovação no curso de Medicina no Centro Universitário de Pinhais (Fapi) e no curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ambos no regime de ampla concorrência. Já as gêmeas Marina e Marília Scofano alcançaram a mesma nota na redação, fato que não passou despercebido pela imprensa.
As alunas, que estudam no Colégio Bom Jesus Externato, em Pindamonhangaba, foram destaques em vários portais de notícias.
A gestora da unidade, Alessandra Padilha C. O. Silva, contou que as alunas estudam no Externato desde o Ensino Fundamental II e sempre foram muito participativas. “Nós recebemos a notícia da nota por meio dos professores. Ficamos muito felizes, parabenizamos as meninas e ficamos mais surpresos ainda pela repercussão As duas são realmente muito parceiras, extremamente dedicadas”.
Renata Scofano, mãe das alunas, lembra que no dia do resultado recebeu uma ligação das filhas contando que haviam tirado a mesma nota. “Cheguei inclusive a perguntar mais de uma vez: E a outra? Quanto tirou? Só para ter certeza de que eram realmente gêmeas até na nota”, detalha.
A mãe explica também que as filhas sempre estudaram juntas e dividem exatamente a mesma rotina, os mesmos livros e exercícios, além de estudarem exatamente as mesmas horas. “Elas sempre ajudam uma à outra, não só nos conteúdos, mas também no apoio emocional, especialmente na reta final de vestibulares, quando foi preciso conciliar os estudos com a saúde mental. As notas só confirmam quão grande é a sintonia delas”, reforça.
Outro resultado positivo foi do aluno do Colégio Bom Jesus Centro, Bruno Lourenço Faria, que tirou 980 na redação do Enem. A professora de Produção de Texto da unidade, Cleuza Cecato, comenta que Bruno é um estudante atento e perspicaz, muito cuidadoso, com vocabulário bastante diversificado e que pratica produção de texto constantemente.
“No dia 8 de novembro, no horário da revisão para o 2.º dia de provas do Enem, saiu o resultado do vestibular da Fapi, com a informação de que o Bruno obteve o 1.º lugar em Medicina. Ele estava presente e, quando comentou sobre o resultado, falou sobre o quanto persistiu e se dedicou para obter essa nota. Estudantes como o Bruno devem ser inspiração para todos nós, independentemente da idade ou da etapa de estudos”.
Além de Bruno, outro destaque foi a aluna Nina Silotti Antonio do Colégio Bom Jesus Seminário, que acertou todas as questões de Matemática do Enem. O professor de Matemática de Nina, Bruno Kerber de Oliveira, explica que a acompanhou durante os três anos do Ensino Médio, em disciplinas da Formação Geral Básica de Matemática e dos Itinerários de Aprofundamento. “Ela sempre foi dedicada aos estudos e solidária ao ajudar os colegas, demonstrando um compromisso exemplar. Eu tinha plena confiança de que a Nina alcançaria excelentes resultados nos processos seletivos, mas fiquei impressionado quando soube que ela acertou todas as 45 questões de Matemática no Enem”, destacou o professor, ressaltando que excelente desempenho é resultado de muita dedicação “Esse feito, que exige muito mais do que uma preparação rigorosa, demanda atenção plena, leitura cuidadosa e agilidade para resolver cada questão dentro de um tempo limitado. É um desafio imenso que a Nina conseguiu superar, conquistando a maior nota de Matemática no Exame Nacional do Ensino Médio de 2024”.
Bruno também destaca a importância da abordagem pedagógica do Colégio Bom Jesus em relação à Matemática. “Durante todo o Ensino Médio, os alunos utilizam materiais didáticos que abrangem questões de diversos processos seletivos, incluindo o Enem. Nas três séries, são aplicadas Avaliações Diagnósticas elaboradas pelo Centro de Estudos e Pesquisas (CEP). Essas avaliações seguem o modelo do Enem, com questões analisadas de acordo com a Teoria de Resposta ao Item (TRI), a mesma metodologia utilizada pelo MEC, permitindo que alunos e famílias compreendam os resultados detalhadamente. Na 3ª série, esse processo é intensificado com semanas específicas de aulas focadas nas habilidades e competências avaliadas no Enem, garantindo uma preparação ainda mais direcionada”, detalha.
O gestor da unidade Seminário, Robson F. Oldenburg, avalia que o resultado obtido por Nina é motivo de muita alegria e orgulho. “É um resultado espetacular. Além do mérito individual da Nina, o seu desempenho comprova a qualidade e a excelência de ensino do Grupo Educacional Bom Jesus, sempre atento às novas metodologias, contando com um corpo docente altamente qualificado e uma proposta pedagógica alinhada com as novas diretrizes curriculares do Novo Ensino Médio. Gabaritar a prova de Matemática do Enem é uma proeza para poucos. Parabéns para a Nina e para toda a equipe pedagógica que contribuiu para que ela alcançasse esse feito”, comemora.
Parabéns a todos os Feras que realizaram a prova do Enem e vestibulares neste ano! A garra e a determinação de vocês são inspiradoras e abrirão portas para um futuro brilhante.