Eventos

01.12.2015

Congresso Franciscano aborda a educação como missão

link copiado
Congresso Franciscano aborda a educação como missão

A cerimônia de abertura do Congresso Franciscano, que aconteceu nesta segunda-feira (30) pela manhã, contou com uma mensagem do Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, Frei Michael Anthony Perry. A carta foi transmitida pelo Definidor-geral para a América Latina, Frei Valmir Ramos.

A partir do tema central de que a educação franciscana é um agente transformador no mundo, a mensagem reforça que ela é como um casamento do intelecto e do afeto, uma união de cabeça e coração e que esse conhecimento deve ser transmitido por meio do trabalho, assim como as palavras de São Francisco de Assis: “uma pessoa é tão estudada somente quanto suas ações demonstram”.

A manhã do primeiro dia de atividades do Congresso Franciscano foi marcada pela palestra do secretário italiano para a Formação e Estudos da Ordem dos Frades Menores (O.F.M.), Frei Cesare Vaiani, que falou sobre a evangelização franciscana na educação frente aos desafios da cultura atual. No começo da tarde foi a vez do Frei Gilberto Garcia, reitor da Universidade Católica de Brasília (UCB), abordar a memória, a identidade, os desafios e os sonhos da educação franciscana brasileira e ibero-americana.

A programação, no período da tarde, continuou com dois eventos simultâneos: o V Encontro de Centros de Estudos Franciscanos Superiores Ibero-Americanos e o I Congresso Nacional de Educadores Franciscanos – CFMB. No primeiro foram apresentadas as iniciativas nas instituições franciscanas de ensino superior do Brasil, Colômbia, Equador e Estados Unidos. Já o I Congresso Nacional retratou o rosto da educação franciscana no Brasil.

Contando com o apoio do Colégio Bom Jesus, da FAE Centro Universitário, da Universidade São Francisco, da Conferência dos Frades Menores do Brasil (CFMB) e do Instituto de Filosofia São Boaventura, o Congresso Franciscano continua até quinta-feira (03).