Proposta Pedagógica

31.10.2016

No mundo da literatura

link copiado
No mundo da literatura

Neste mês de outubro, aproximadamente, 540 alunos do Colégio Bom Jesus do 8.º ano do Ensino Fundamental, nas unidades Centro, Divina Providência, Internacional Alphaville, Lourdes, São José dos Pinhais e São Vicente, receberam a visita de Otávio Júnior, escritor e promotor cultural, autor da obra “O livreiro do Alemão”.

Para a estudante Ana Clara Creplive Vieira, o encontro com o escritor foi inspirador. “Otávio tem uma história de vida muito interessante e marcante, me fez repensar sobre minhas virtudes e valores."

A atividade proporcionou aos estudantes o contato direto com o escritor de um dos livros que são trabalhados em sala de aula. Eles tiraram dúvidas e tiveram um bate-papo, além de um café literário, sobre literatura com o escritor. Na oportunidade, Júnior também leu uma de suas histórias para a turma.

"Aprendi muito no café. Antes das férias, eu tinha preguiça de ler, mas depois de um resultado ruim em uma prova, com o incentivo de meus familiares, amigos, mas principalmente de minha professora, comecei a ler muito. Agora, não tenho tantos erros de grafia e meus textos melhoraram muito. Ler é a melhor coisa que o ser humano faz, porque lendo, falamos melhor e principalmente descobrimos outra forma de ver o mundo a nossa volta.", disse a aluna Carolina Beatriz Bardelli Loureiro.

Sobre Otávio Júnior
Otávio Júnior nasceu e mora no Complexo da Penha, zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Ao achar um livro na lata de lixo, apaixonou-se pelo mundo da literatura. Em 2006, criou o projeto “Ler é 10”, uma biblioteca itinerante que leva o acesso e o hábito da leitura às pessoas da comunidade onde vive.

Sua história com a leitura é contada na obra “O livreiro do Alemão”. Além disso, o escritor também cria histórias infantis ambientadas nas comunidades carentes para que pessoas de fora conheçam essa realidade. Em nove anos, já viajou mais de 22 países apresentando sua iniciativa.

“A leitura fomenta sonhos, promove amigos e novos horizontes. Esse projeto me proporcionou muitas coisas, mas ver a alegria no rosto das pessoas que participam dele é gratificante”, destaca Otávio.


GALERIA DE FOTOS


Ver todas imagens