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03.10.2018

Material didático não é tudo igual

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Material didático não é tudo igual

O material didático da escola tem como objetivo desenvolver conceitos, valores e atitudes que possibilitem a transferência de conhecimento acadêmico a outras vivências, despertando a consciência crítica e o senso de coletividade. Mas, antes de adquirir o material didático, é importante que os pais ou familiares busquem conhecê-lo e avaliá-lo, além de ter alguns cuidados e consciência da responsabilidade que esse material tem na formação da criança.

Materiais adequados - Em geral, as escolas optam por materiais que estão relacionados a suas propostas de ensino. Na rede Bom Jesus, por exemplo, há quase dez anos o material didático é produzido pela Editora Bom Jesus, o que facilita a abordagem não só dos conteúdos relacionados ao currículo utilizado na escola, como a ampliação das maneiras de trabalhar com perfis diferentes de alunos.

Por isso os materiais não são todos iguais. Enquanto as apostilas são mais compactas em relação ao conteúdo e mais destinadas à revisão, os livros geralmente apresentam abordagens mais completas e aprofundadas. “Pode-se destacar que a opção do Bom Jesus pelos livros se dá justamente por ser um tipo de material mais adequado à proposta pedagógica desenvolvida nos colégios da rede”, explica a coordenadora de Produção de Texto do Colégio, Cleuza Cecato. Para desenvolver esses materiais, professores com diversos tipos de experiência em desenvolvimento de materiais didáticos e com prática de sala de aula foram envolvidos, o que acaba se tornando um diferencial, principalmente ao prever ações e situações de aplicação do material.

Utilização dos materiais - É muito importante, além de olhar com cuidado os materiais oferecidos, verificar como eles são utilizados no cotidiano da sala de aula e na sugestão de complementações de leitura ou tarefas para fixação de aprendizagem. Essa avaliação pode ser feita na visita pessoal antes de escolher a escola.

Responsabilidade da escola - A instituição de ensino precisa escolher materiais que estejam adequados à sua proposta pedagógica e, principalmente, atualizados e de acordo com as diversas metodologias orientadas pelas matrizes oficiais do Ministério da Educação. Além disso, privilegiar as discussões que envolvem o cotidiano dos alunos é uma maneira de fazer com que se desperte o interesse pelo processo de aprendizagem.

Cuidados com os materiais desatualizados - Os materiais têm prazo de validade, pela atualização necessária de textos, pelas novas abordagens implementadas à medida que as pesquisas em metodologia avançam e pelas mudanças relacionadas às formas de ingresso, por exemplo, no Ensino Superior.

Continuidade do ensino - O planejamento de materiais e o uso continuado desde a Educação Infantil até a conclusão do Ensino Médio também podem ser considerados na análise. No Bom Jesus, produzir o próprio material para a rede de colégios é muito vantajoso porque possibilita o atendimento integral das competências e habilidades e dos conteúdos previstos como requisito para cada etapa dos níveis de ensino. “Os estudantes e professores que utilizam o material se beneficiam de um trabalho contínuo e elaborado com base em uma sequência cuidadosa de níveis de complexidade”, finaliza Cleuza.

Esse conteúdo foi publicado no Guia dos Pais do G1 Paraná.

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