Ensino Fundamental - Anos Finais
No Ensino Fundamental – Anos Finais, a proposta pedagógica concebe o aluno como um aprendiz ativo, capaz de investigar e de compreender temáticas complexas, bem como envolver-se com o que aprendeu em novos desafios e cenários. Incorpora em seus princípios o raciocínio e os estudos a respeito da ciência da aprendizagem e suas novas abordagens, que têm como foco o entendimento e as investigações interdisciplinares sobre a neurociência e a educação.
Relaciona-se à pedagogia histórico-crítica ou histórico-social e à psicologia cognitiva, que envolve os estudos referentes ao construtivismo, ao sociointeracionismo, à aprendizagem significativa, entre outros estudos.
É importante estabelecermos a nossa relação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que corresponde a um documento de caráter normativo em nível nacional. Esse documento apresenta competências gerais que perpassam todos os componentes curriculares.
A BNCC define o conjunto de aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas na unidade escolar ao longo das etapas da Educação Básica para que os alunos tenham assegurado o seu direito de aprendizagem proposto pelo Plano Nacional de Educação (PNE), em consonância ao § 1º do Artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996) e orientada por princípios propostos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DNC), como os éticos, políticos e estéticos que objetivam à integralidade da formação humana e à construção de uma sociedade cada vez mais justa, democrática e inclusiva.
Conheça algumas possibilidades exploradas durante o Ensino Fundamental - Anos Finais.
Educação Matemática: no Ensino Fundamental – Anos Finais, a Matemática é trabalhada por meio da investigação e da resolução de problemas, utilizando o conhecimento prévio dos alunos como ferramenta para estabelecerem hipóteses que serão analisadas e discutidas com todo o grupo. São incentivados a explorar padrões e regularidades, e convidados a procurar relações, descobrir métodos que funcionam, justificar resultados e desenvolver o pensamento reflexivo, apoiando-se em estratégias de contextualização que tenham significado. A investigação acontece nos momentos de reflexão e percepção de como os processos matemáticos ocorrem, de forma a compreender um conceito e generalizá-lo. A aplicação de conceitos e algoritmos é de forma contextualizada, trazendo os assuntos da Matemática para o contexto no qual o aluno está inserido, promovendo a percepção de que a Matemática é essencial para a vida em sociedade.
Concurso Literário: a organização e a realização do Concurso Literário estão a cargo do Centro de Estudos e Pesquisa do Colégio Bom Jesus e das Unidades Bom Jesus. O objetivo é incentivar os alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais, a produzir textos considerando temas de relevância atual. Os textos serão apreciados por uma Comissão Avaliadora, composta por profissionais da área de Linguagens do Colégio Bom Jesus e da FAE Centro Universitário. Após o resultado, ocorre uma cerimônia de premiação nas Unidades Bom Jesus.
Mostra do Conhecimento: é um evento das Unidades Bom Jesus, envolvendo da Educação Infantil ao Ensino Médio. Durante o ano, nossos alunos produzem em sala diversas atividades nos mais variados temas, com o intuito de motivá-los ainda mais a buscar o conhecimento e também para compartilhar com os familiares e a comunidade escolar a excelência do trabalho desenvolvido. Na ocasião, nossos estudantes podem mostrar todo o seu potencial, seu talento e suas habilidades.
Avaliação Diagnóstica: desenvolvida pelo CEP, trata-se de um mecanismo avaliativo para acompanhar os alunos de forma personalizada, valorizando e respeitando as individualidades. As avaliações são aplicadas aos alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais a 3.ª série do Ensino Médio em dois momentos do ano letivo. Buscamos com este instrumento:
- Oferecer transparência para os resultados dos processos de ensino e aprendizagem.
- Auxiliar gestores/assessores com ferramentas para a tomada de decisões relativas ao planejamento e ao desenvolvimento de processos no Ensino Fundamental e Ensino Médio.
- Conduzir a intervenção pedagógica, possibilitando a correção de lacunas na aprendizagem.
- Compreender o corpo discente em relação ao tipo de habilidades ainda não desenvolvidas e oferecer mecanismos para que se desenvolvam.
- Identificar dificuldades relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem desde os anos iniciais do Ensino Fundamental.
- Aprimorar as metodologias de ensino.
- Aproximar pais ou responsáveis aos processos de ensino e aprendizagem.
UNIDADES BOM JESUS QUE OFERECEM Ensino Fundamental - Anos Finais
Rio de Janeiro
São Paulo
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Itatiba
Colégio Bom Jesus Itatiba -
Pindamonhangaba
Colégio Bom Jesus Externato -
São Bernardo do Campo
Colégio Bom Jesus São José São Bernardo -
São Paulo
Colégio Bom Jesus Vicente Pallotti
Rio Grande do Sul
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Arroio do Meio
Colégio Bom Jesus São Miguel -
Lagoa Vermelha
Colégio Bom Jesus Rainha da Paz -
Porto Alegre
Colégio Bom Jesus Sévigné -
Rio Grande
Colégio Bom Jesus Joana d'Arc -
Vacaria
Colégio Bom Jesus São José Vacaria -
Venâncio Aires
Colégio Bom Jesus Aparecida
Santa Catarina
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Blumenau
Colégio Bom Jesus Santo Antônio Blumenau -
Caçador
Colégio Bom Jesus Aurora -
Florianópolis
Colégio Bom Jesus Coração de Jesus -
Itajaí
Colégio Bom Jesus Itajaí -
Jaraguá do Sul
Colégio Bom Jesus Divina Providência Jaraguá do Sul -
Lages
Colégio Bom Jesus Diocesano -
Palhoça
Colégio Bom Jesus Pedra Branca -
Porto Belo
Colégio Bom Jesus Porto Belo -
São Bento do Sul
Colégio Bom Jesus São José São Bento do Sul
Paraná
-
Arapongas
Colégio Bom Jesus Mãe do Divino Amor -
Araucária
Colégio Bom Jesus São Vicente -
Campo Largo
Colégio Bom Jesus Aldeia -
Colombo
Colégio Bom Jesus Alphaville -
Curitiba
Colégio Bom Jesus Seminário -
Maringá
Colégio Bom Jesus Maringá -
Paranaguá
Colégio Bom Jesus Rosário -
Rio Negro
Colégio Bom Jesus São José Rio Negro -
Rolândia
Colégio Bom Jesus Santo Antônio Rolândia -
São José dos Pinhais
Colégio Bom Jesus São José dos Pinhais