Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Nessa etapa educativa, prioriza-se a aprendizagem com entendimento, a integração dos conhecimentos escolares por meio da abordagem investigativa, da resolução de problemas e do desenvolvimento de projetos. Por esse motivo, a cada novo tema de estudos, tem-se uma nova problematização. Esta contribui para a mobilização dos conhecimentos prévios das crianças e as instiga a formular e a rever hipóteses estabelecidas, por meio da pesquisa e da investigação, assumindo um posicionamento crítico com relação à aprendizagem.
A abordagem investigativa incorpora, ainda, a formulação de sínteses, de mapas conceituais e de redes de conhecimento, a reflexão a respeito das estratégias pessoais utilizadas na resolução dos problemas propostos e a análise dos resultados obtidos. Assim, contribui para a compreensão de assuntos complexos e para a transposição das aprendizagens escolares a outros contextos.
Conheça, a seguir, um pouco mais sobre essa proposta pedagógica.
ABORDAGEM INVESTIGATIVA
Nessa abordagem, os temas de estudos são problematizados e os alunos são desafiados a mobilizar os conhecimentos que possuem para produzir inferências, criar hipóteses e estabelecer conjecturas. Mediados pelo professor, realizam pesquisas e participam de aulas de campo e de entrevistas para obter informações que possam contribuir para a validação das ideias iniciais. Além disso, estruturam sínteses e o registro das descobertas realizadas. Essa abordagem caracteriza-se como uma metodologia ativa e privilegia o engajamento dos alunos no processo de aprendizagem.
LETRAMENTO
Envolve o uso competente e frequente da leitura e da escrita. Por esse motivo, desde a Educação Infantil as crianças são estimuladas a realizar tentativas de escrita e a envolver-se em situações de leitura. A dedicação cognitiva para aprender a ler e a escrever extrapola a memorização e o ato de interligar letras e sílabas.
Depende de que as crianças, em interação com a linguagem falada ou escrita, percebam ou passem a ter consciência de certos fatos linguísticos e que desenvolvam a consciência fonológica. Assim, ao tomar contato com os sistemas de escrita, por meio de processos mentais, reinventam-nos, realizando um trabalho de compreensão da construção e de suas regras de produção.
Nesse processo, as crianças elaboram um grande número de hipóteses e vão confrontando-as, em um movimento de interação entre o seu saber e aquele apresentado por meio da escrita convencional. A oportunidade de escrever quando ainda não possuem esse domínio permite que as crianças comparem a própria escrita com a convencional, que pensem em como ela se organiza, o que representa e para que serve.
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
As aulas de Matemática iniciam com um problema a ser resolvido pelos alunos, os quais devem utilizar seus conhecimentos como ferramentas para estabelecer conjecturas e identificar, explorar e dar sentido a um padrão de regularidade ou a uma ordem lógica.
Os estudantes são convidados a fazer matemática, a colocar-se em ação, a se envolver, a correr riscos, a apresentar e discutir ideias e a defender determinado modo de resolução utilizando diferentes estratégias. Desse modo, além de desenvolver as habilidades computacionais, desenvolvem habilidades para pensar e argumentar matematicamente, de modo a resolver novos problemas e a aprender novos conceitos.
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
No Bom Jesus, os diferentes recursos relacionados às tecnologias digitais de informação e de comunicação convertem-se em aliados na otimização do tempo e do espaço escolar, ampliando as possibilidades de apresentação dos temas de estudo, para que, em sala de aula, o foco seja a aprendizagem do aluno, e não a transmissão de informações.
Desse modo, são utilizados como ferramentas que contribuem para o desenvolvimento da abordagem investigativa e dos projetos e para a aprendizagem cooperativa. Além disso, os alunos podem acessar, no BJ Connect, o Aluno On-line, área que oferece atividades interativas, jogos e o Ferinha Kids para a retomada dos temas de estudo explorados na escola.
UNIDADES BOM JESUS QUE OFERECEM Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Rio de Janeiro
São Paulo
-
Itatiba
Colégio Bom Jesus Itatiba -
Pindamonhangaba
Colégio Bom Jesus Externato -
São Bernardo do Campo
Colégio Bom Jesus São José São Bernardo -
São Paulo
Colégio Bom Jesus Vicente Pallotti
Rio Grande do Sul
-
Arroio do Meio
Colégio Bom Jesus São Miguel -
Lagoa Vermelha
Colégio Bom Jesus Rainha da Paz -
Porto Alegre
Colégio Bom Jesus Sévigné -
Rio Grande
Colégio Bom Jesus Joana d'Arc -
Vacaria
Colégio Bom Jesus São José Vacaria -
Venâncio Aires
Colégio Bom Jesus Aparecida
Santa Catarina
-
Blumenau
Colégio Bom Jesus Santo Antônio Blumenau -
Caçador
Colégio Bom Jesus Aurora -
Florianópolis
Colégio Bom Jesus Coração de Jesus -
Itajaí
Colégio Bom Jesus Itajaí -
Jaraguá do Sul
Colégio Bom Jesus Divina Providência Jaraguá do Sul -
Lages
Colégio Bom Jesus Diocesano -
Palhoça
Colégio Bom Jesus Pedra Branca -
Porto Belo
Colégio Bom Jesus Porto Belo -
São Bento do Sul
Colégio Bom Jesus São José São Bento do Sul
Paraná
-
Arapongas
Colégio Bom Jesus Mãe do Divino Amor -
Araucária
Colégio Bom Jesus São Vicente -
Campo Largo
Colégio Bom Jesus Aldeia -
Colombo
Colégio Bom Jesus Alphaville -
Curitiba
Colégio Bom Jesus Seminário -
Maringá
Colégio Bom Jesus Maringá -
Paranaguá
Colégio Bom Jesus Rosário -
Rio Negro
Colégio Bom Jesus São José Rio Negro -
Rolândia
Colégio Bom Jesus Santo Antônio Rolândia -
São José dos Pinhais
Colégio Bom Jesus São José dos Pinhais