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05.10.2018Escola e tecnologia: ensino completo
As mudanças globais − em boa parte causadas pela proliferação tecnológica − trouxeram a necessidade de uma formação adequada para a nova geração de cidadãos do século 21. Compreender as exigências do mercado atual e aprimorar a formação desse indivíduo, cidadão e profissional é, sem dúvida, a prioridade na área educacional do século vigente. “A tecnologia é propulsora de uma revolução na aprendizagem de hoje. Com certeza, por meio do desenvolvimento do pensamento computacional, teremos profissionais cada vez mais aptos a enfrentar o mercado”, avalia Márcia Schmidt, coordenadora da Editora Bom Jesus. Para ela, a aplicação da tecnologia no ambiente escolar vem sendo discutida há bastante tempo e suas possibilidades de uso estão cada vez mais aprimoradas. “A tecnologia é tão importante quanto o aprendizado de outras línguas, pois também desenvolve um conjunto de habilidades úteis para toda a vida”, completa Márcia.
Mas, sozinha, a tecnologia pode ter seu alcance limitado, pois, no ambiente escolar, não há proposta digital que se sustente sem que esteja intimamente atrelada ao conhecimento pedagógico. Assim, a integração das ferramentas digitais ao currículo escolar tradicional é muito importante para que não sejam vistas apenas como mero complemento, mas também valorizadas como fomentadoras do processo de aprendizado e utilizadas de forma crítica, significativa, reflexiva e ética. No Colégio Bom Jesus, por exemplo, o uso das novas ferramentas é fundamentado na contextualização pedagógica e social. Antes de aplicar os recursos em sala de aula, os docentes são submetidos a uma formação continuada, na qual exploram ao máximo cada uma das propostas ofertadas.
Sobre o Scratch
Uma das ferramentas utilizadas para aprendizagem é o Scratch − linguagem gráfica de programação desenvolvida no Massachusetts Institute of Technology (MIT), para a criação de histórias interativas, animações, simulações, jogos e músicas. A proposta é estimular as crianças a aprenderem a pensar criativamente, trabalhar de forma colaborativa e pensar de forma sistemática na solução de problemas. Hoje, o Scratch é uma comunidade de aprendizagem criativa presente em mais de 150 países, com cerca de 11 milhões de usuários e 3 milhões de projetos compartilhados.
No Bom Jesus, a Computação Criativa acontece em aulas quinzenais envolvendo todas as disciplinas a partir do 4.º ano, com a utilização de material de apoio aos professores, videoaulas, materiais gráficos, kits com fichas ilustradas e roteiros de aula. “Essa experiência transforma os alunos em protagonistas e lhes possibilita desenvolver produtos e projetos. Eles desenvolvem dispositivos, testam soluções, resolvem problemas, criam jogos e pequenas animações, deixando assim de ser apenas consumidores de tecnologia”, conta Márcia, que aponta como ganhos no desenvolvimento intelectual das crianças:
- habilidades de solução de problemas;
- estímulo do raciocínio lógico e da criatividade;
- favorecimento do aprendizado de outras disciplinas, tanto as de base lógica quanto as de ciências humanas;
- melhora da escrita, pois os alunos aprendem a organizar as ideias antes de criar os programas, auxiliando também na elaboração de textos.