Novidades

22.10.2018

Quer notas melhores? Tenha um hobby

link copiado
Quer notas melhores? Tenha um hobby

É consenso entre os especialistas a importância de ter um hobby, principalmente na adolescência. Na maioria das vezes, a escolha da atividade preferida já foi definida na infância, pois a criança traz uma lembrança prazerosa de quando jogava futebol com o pai, pedalava com a mãe ou de uma professora de badminton que ela adorava. No entanto, há inúmeros casos de crianças que chegam à adolescência sem saber o que gostam de fazer. Praticar um hobby é importante porque pode ser uma válvula de escape, ou até uma inclinação para o trabalho no futuro.

Sugerir e participar - Os pais são fundamentais no estilo de vida dos adolescentes, a primeira e mais importante referência de vida. Uma das formas de ajudar os filhos a descobrirem uma atividade que desperte interesse é incentivar e participar em família. Quando o adolescente percebe o envolvimento dos pais, as atividades tornam-se mais prazerosas. “Os pais devem estimular, conversar, levar e participar de eventos. Ir a parques, fazer caminhadas em bosques, andar de bicicleta, diversificar atividades com bolas também podem ser alternativas para ver em qual atividade o filho demonstrou mais interesse e sente necessidade ou vontade de repetir mais vezes”, propõe o coordenador de Educação Física do Colégio Bom Jesus Blumenau, Arlindo Luiz Fagundes.

Buscar apoio da escola - A escola também deve ofertar e diversificar suas atividades para que o aluno tenha a chance de escolher e praticar. No Colégio Bom Jesus, os professores de Educação Física observam os alunos em suas aulas e, quando percebem um pouco mais de interesse ou habilidade em determinada atividade, orientam a procurar o professor especialista da modalidade e indicam a prática como atividade extracurricular. “Dessa forma, a chance de ter hobby aumenta, e o aluno pode até se tornar um atleta”, conta o professor, que elabora convites e aulas experimentais da modalidade.

Equilíbrio - O hobby e os estudos se complementam. O aluno muito focado nos estudos precisa de uma válvula de escape para aprender a lidar com suas ansiedades e frustrações. Já o aluno pouco focado precisa do hobby para ajudar a desenvolver e melhorar sua disciplina e atenção. “Tanto nos estudos, quanto em uma atividade desenvolvida como hobby, o princípio é o mesmo: disciplina e organização. O aluno deve organizar sua rotina para que tenha tempo suficiente para realizar as duas coisas sem que uma prejudique a outra”, explica Fagundes.

Cinco atividades extracurriculares ofertadas nas Unidades do Bom Jesus:

  • Xadrez – A prática regular ajuda a melhorar a memória, a concentração, o planejamento e a tomada de decisões.
  • Judô – Nesta modalidade, o praticante está em constante aprimoramento e o judô ajuda a desenvolver a disciplina, a humildade e o respeito, além de promover todos os benefícios para o corpo que uma atividade física proporciona.
  • Futsal – Como todo esporte coletivo, ajuda a desenvolver a disciplina, a tolerância, o respeito e o espírito de equipe.
  • Ballet e Jazz – Ajudam a melhorar a disciplina, a percepção e a aceitação corporal, bem como a concentração. Adolescentes que praticam dança se tornam mais confiantes e comunicativos.
Esse conteúdo foi publicado no Guia dos Pais do G1 Paraná.