Novidades

29.10.2018

Os benefícios do ensino integral

link copiado
Os benefícios do ensino integral

De acordo com os dados do Censo Escolar 2017, divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a educação em tempo integral no Brasil cresceu nos últimos anos. O percentual de alunos, contando as redes pública e privada, passou de 9,1%, em 2016, para 13,9%, em 2017. Questões como segurança, tempo dos pais trabalhando fora, necessidade de aulas extras são alguns motivos para deixar os filhos o dia todo na escola.

Mas existe uma enorme diferença entre o sistema de contraturno e o ensino integral. De acordo com a gestora do Colégio Bom Jesus Internacional Aldeia, Patrícia Dias, o contraturno é uma extensão do aprendizado da criança dentro do âmbito escolar em horário oposto ao horário regular. As escolas, e até mesmo a Secretaria de Educação (no caso das escolas públicas), complementam o ensino com diferentes atividades e oficinas na grade extracurricular. Geralmente, as atividades são eletivas. Portanto, não há uma matrícula única.

Já o ensino integral vai além do preenchimento da manhã ou da tarde do aluno com atividades eletivas e contempla realização das tarefas escolares, acompanhamento dos estudos, oferta de lanches e refeições ao aluno, além das atividades que compõem a proposta pedagógica escolar desse tipo de educação. A estrutura da escola também é diferente e deve oferecer espaços de convivência, como ambientes amplos internos (com sofás, espaço para realização de leitura, brinquedoteca no caso dos alunos da Educação Infantil e Fundamental I, por exemplo) e espaços externos (parque, área verde). “No ensino integral, novas aprendizagens que fazem parte de um currículo estruturado e organizado para atender os alunos em todos os dias da semana são ofertadas”, completa Patrícia, que cita as seguintes vantagens dessa modalidade:

  • Planejamento e Atividades: O período integral bem planejado é bastante interessante ao aluno, pois oferece a ele uma grande diversidade de tarefas e atividades. A divisão adequada entre atividades curriculares e extras promove o desenvolvimento de inúmeras habilidades, algo que uma criança do período regular ou até mesmo do contraturno pode deixar de desenvolver.
  • Menos tempo ocioso ligado às redes sociais ou com jogos on-line: Estar em ambiente escolar acompanhada de especialistas de áreas distintas e ter suas potencialidades desenvolvidas é muito mais vantajoso do que ficar horas de forma ociosa sem a supervisão adequada em casa.
  • Vínculo mais forte com a escola e amigos: O período estendido na escola possibilita ao aluno o desenvolvimento de suas relações com os demais amigos. Também há a possibilidade de conivência com novos colegas, quando há junção de diferentes turmas da mesma série, por exemplo, para composição de novos grupos de interesse
A escolha da escola
Após decidir pelo ensino integral, os pais devem conhecer as atividades oferecidas pela escola e se elas são lecionadas por profissionais capacitados. Também é importante conhecer os interesses do filho, principalmente dos jovens, como línguas e esportes, e buscar uma escola que atenda tais interesses.

No Bom Jesus, por exemplo, o período integral não significa simplesmente que o aluno passa mais tempo na escola. Nessa modalidade, ele convive com múltiplas oportunidades de aprendizagem e segue um programa político-pedagógico próprio com aulas e atividades planejadas. “Um diferencial em algumas Unidades do Grupo são as escolas bilíngues – que oferecem período integral e também semi-integral – e o Bom Jesus Internacional Aldeia. São várias opções aos pais de modalidade de ensino integral”, finaliza Patrícia.

Esse conteúdo foi publicado no Guia dos Pais no G1 Paraná.