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03.12.2018

Como o cérebro da criança reage a estímulos?

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Como o cérebro da criança reage a estímulos?

Os primeiros anos da vida de uma criança são muito importantes para seu desenvolvimento neurológico, emocional e intelectual como base para o futuro. Uma das principais razões é a rapidez com que o cérebro se desenvolve e cresce neste período. Nenhum indivíduo é igual a outro, porque cada um processa diferentemente as suas experiências e os estímulos recebidos, de modo que a estrutura anatômica do cérebro é específica de cada pessoa. Mesmo gêmeos idênticos, com igual estrutura genética, podem responder de forma diferente a experiências aparentemente idênticas, influenciando nas diferenças comportamentais durante a vida.

Os fatores envolvidos no desenvolvimento cerebral são:

  • a genética;
  • a nutrição adequada desde a vida intrauterina;
  • uma gestação saudável (ex.: sem uso de álcool);
  • as estimulações que a criança recebe de outras pessoas;
  • as experiências que ela tem com o ambiente, principalmente nos primeiros anos da infância e que podem ter efeitos ao longo de toda a vida.
Essas experiências têm um impacto decisivo na arquitetura do cérebro e nas capacidades do adulto. De acordo com a pediatra do Departamento de Saúde Escolar do Bom Jesus, Karin Bertinato Bach, estudos recentes do comportamento e da função cerebral mostram que, mesmo bebês portadores de um distúrbio genético, têm o desenvolvimento beneficiado ao receber experiências interativas empáticas e de afetos positivos. Da forma oposta, um bebê dotado dos mais perfeitos genes, mas que receba pouco estímulo por parte de seus pais ou do cuidador, pode desenvolver distúrbios que vão desde simples inadequações comportamentais até problemas mais graves, que em algumas situações só se manifestam na adolescência.

Pesquisas mostram que o crescimento cerebral ocorre não pelo aumento de suas células (neurônios), cujo número estaria completo ao nascer, mas pela formação de sinapses – conexões entre as células cerebrais. Até os três anos de idade, o número de sinapses aumenta como em nenhum outro período da vida, a ponto de uma criança dessa idade ter o dobro das sinapses existentes em um adulto. Ao longo da infância e da adolescência, ocorre o processo chamado de “poda neural”, no qual serão eliminadas as sinapses que não foram reforçadas pela experiência repetida.

“A criação e a manutenção de sinapses são importantíssimas, e crianças precisam receber uma variedade de estímulos motores e dos sentidos: visão, audição, paladar, tato, entre outros”, conta a médica. E esses estímulos vão desde conversar, passear, contar histórias, brincar, cantar, como também abraçar, elogiar, incentivar, motivar e estabelecer limites. É durante essas experiências que a criança adquire várias habilidades, como linguagem, imaginação, resolução de problemas, criatividade, raciocínio, socialização, entre outras. “As crianças dependem dos pais, membros da família e outros cuidadores, como seus professores, para desenvolver essas habilidades”, avalia a pediatra, que sugere respeitar as singularidades da criança. “Cada uma é diferente a sua maneira. Não se deve colocar pressão desnecessária, querer apressar etapas ou exagerar nas expectativas, pois certamente causarão desmotivação na criança. Os pais e os professores devem respeitar as fases próprias de cada idade”, finaliza.

Esse conteúdo foi publicado no Guia dos Pais, do G1 Paraná.

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