Novidades

07.12.2018

Saiba quais são os segredos dos mais bem colocados no vestibular

link copiado
Saiba quais são os segredos dos mais bem colocados no vestibular

Conquistar os primeiros lugares no vestibular é um dos grandes desafios para quem busca um futuro profissional. Conheça a trajetória e a rotina de estudos de alunos do Colégio Bom Jesus aprovados em cursos tradicionalmente concorridos.

  • Foco e disciplina: Para conquistar o primeiro lugar no curso de Medicina da PUC/PR, André Luiz Koch Liston, aluno do Colégio Bom Jesus desde o segundo ano do Ensino Fundamental, conta que os doze anos de estudo e a rotina que adotou foram fundamentais para o resultado. “Para garantir um bom rendimento, precisei de foco e constância. Saber que, por exemplo, independentemente do quão bom ou ruim fosse o dia, determinar um horário para encerrar minhas atividades ajudava a não perder nem dez minutos pensando no que estudaria na sequência”, compartilha.
  • Revisão: Já o segredo de Gustavo de Araujo Nishimoto, aluno desde a primeira série do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus, para alcançar a segunda colocação no curso de Medicina da PUC/PR foi intensificar a sua preparação nos dois primeiros anos do Ensino Médio e deixar o terceirão o mais leve possível. “Sempre me esforcei para aprender efetivamente os conteúdos ensinados em aula para que o ano do vestibular fosse apenas uma grande revisão, assim como o método de ensino Bom Jesus propõe”, revela o aluno.
  • Simulados: Luca Moreno Louzada fez o Ensino Médio no Colégio Bom Jesus. Responsável pelo 2.º lugar geral em Ciências Econômicas, ele acredita que estudar em casa contribuiu para a sua colocação. “Em casa, fiz simulados de vestibulares passados para ter noção da dificuldade e comecei a ler os livros obrigatórios. No terceiro ano, fiz todos os exercícios das apostilas de todas as matérias. O que mais me ajudou foi prestar atenção nas aulas e tirar todas as minhas dúvidas em sala, no lugar de só tentar entender o conteúdo quando chegasse em casa”, conta.
Organização
  • Mente tranquila: Para organizar os estudos, André diz que antes é preciso tranquilizar a mente. Assim, durante o ano de vestibular e até hoje ele fala para si mesmo: Melhor do que ontem. Um dia por vez. “Toda oportunidade que tenho eu estudo, até que acabe a matéria do dia. Caso falte tempo para algo, marco o assunto e deixo esperando. Cedo ou tarde aparece algum feriado, não é?”
  • Método e repetição: No planejamento dos estudos, Gustavo se propôs a repetir todos os dias o mesmo processo para as seis aulas que teve pela manhã: começava lendo a teoria e grifando as partes mais importantes, depois fazia um resumo (dando ênfase e destaque àqueles detalhes que ainda não havia absorvido) e, então, realizava os exercícios propostos para aquela aula. “Nunca me esquecendo uma das partes mais importantes, que é a correção dos exercícios, para analisar o que eu tinha errado e o que precisava rever ou treinar mais um pouco”.
Vida social
  • Planejamento: Saber o que fazer, com quem e por quanto tempo é o conselho de André para não deixar a vida social de lado em ano de vestibular. Aproveitar as pessoas de quem gosta e fugir da culpa do “devia estar estudando” são formas de deixar a mente mais saudável. “É preciso estudar? Com certeza. Mas não tem ganho nenhum em se isolar socialmente para ganhar cinco horas de estudo por semana. Pelo contrário, prejudica”, alerta.
  • Limites: Gustavo concorda sobre a necessidade de lazer e lembra que é importante ter uma boa distribuição do tempo. Para isso, deixou os momentos com a família e amigos para os feriados. “Em todos os feriados prolongados, eu escolhia um dia para relaxar e dar um pouco de atenção para a família e sair com os amigos.” Já Luca preferiu reservar um tempo nos fins de semana. “Estudava bastante durante a semana e deixava a maior parte dos finais de semana para descansar e sair. O que fez mais diferença foi aproveitar ao máximo o tempo em sala de aula, para ter tempo livre em outros momentos”.
Rede de apoio
  • Respeito da família: O ano de vestibular é um ano do aluno. André explica que, apesar do apoio constante dos pais, o espaço e a compreensão no processo de estudo são fundamentais. “A luta não é mais contra a nota do colégio; é contra você mesmo, o quanto você consegue aprender e se manter motivado. O fato de minha família ter reconhecido isso me permitiu construir o método de estudo, que – por ser meu – pude seguir de forma mais assídua e regrada”.
  • Colégio: A qualificação e o acompanhamento do Bom Jesus para Gustavo em todas as necessidades – acadêmica, sentimental, espiritual e física – deram suporte e estabilidade para ir atrás de seus sonhos. “Sempre me senti muito confortável no espaço do Colégio, por me darem segurança de que estava no lugar certo para alcançar o que ambicionava. Os professores sempre foram solícitos, pacientes e muito engraçados, o que deixou toda essa maratona (como o nosso coordenador Marcus sempre descreve) muito mais leve e agradável”. Luca também se lembra das aulas extracurriculares à tarde no Colégio, que contribuíram muito para o resultado final.
Reta final
Depois de toda a dedicação nos anos escolares e pré-vestibular, a consciência precisa se manter em paz. André acredita que, na reta final para o vestibular, o conteúdo já não é o mais importante: o que vale é a prova. Saber como se portar na hora do vestibular – com calma e confiança – vai ser o fator mais influente no resultado.

Para Gustavo, o segredo é esforço, dedicação e resiliência. “Às vezes, algumas coisas podem sair do controle e o imprevisível ocorrer, mas mantenha a calma e o foco. Nunca se esqueça de que seus esforços devem ser proporcionais aos seus sonhos, então, se quiser chegar longe, lute muito!”

Luca também acredita que o psicológico faz toda a diferença e manter a confiança e a dedicação que se teve ao longo do ano é essencial para ter um bom aproveitamento.

Esse conteúdo foi publicado no Guia dos Pais, do G1 Paraná.