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18.12.2018Como a tecnologia influencia o ensino?

Um estudo realizado pelo pesquisador Lincoln Bernard McCoy, em 2012, com mais de 700 alunos de seis universidades norte-americanas revelou que mais de 90% utilizam alguma tecnologia durante as aulas. Para Jorge dos Santos Souza, coordenador da Educação Digital do Colégio Bom Jesus, hoje o maior desafio de lidar com alunos superconectados é fazer com que a mensagem que o professor quer passar seja tão interessante e atraente quanto o que eles consomem nas redes sociais. “Temos que fazer o aluno sentir a relevância que aquilo terá em sua formação, em seus relacionamentos, em sua vida social e profissional”, conta o coordenador. Nesse contexto, a escola deve estar preparada para atender esse aluno com um conteúdo que permita descobrir que aquele mesmo recurso que ele usa o dia inteiro para jogar ou se distrair pode ser útil também nos momentos em que precisa estudar. Basta ter um foco. É uma questão de usar os recursos certos, nos momentos certos para isso”, avalia Souza.
Espaços de Inovação
O Grupo Educacional Bom Jesus se antecipou às necessidades dos professores e dos alunos e criou uma cultura entre gestores, assessores e coordenadores. Entre as inovações, estão:
- um processo automático para criar uma conta Google para os alunos;
- a partir dos sistemas que integram as plataformas da Instituição, o desenvolvimento de salas de aula (classroom) para todos os professores;
- a preparação de professores por meio de capacitação presencial, incentivando a utilização de inúmeros aplicativos disponíveis;
- o estabelecimento dos Espaços de Inovação.
Professores e pais
Diante de tantas novidades, o diálogo segue sendo a melhor forma de manter o vínculo com a família. Ele ajuda a entender e alinhar as expectativas dos alunos e dos pais para o que a escola pode, de fato, oferecer em prol da construção do aprendizado.
Já no que diz respeito aos professores, é importante que eles estejam dispostos a usar essas ferramentas. “É necessário desmistificar o processo pedagógico utilizado normalmente. A preparação inicial precisa partir do professor, pois não adianta ter uma estrutura pronta, se ele não tem disposição ou vontade de investir nisso”, avalia Jorge Souza. Por esse motivo, a escola tem um papel fundamental e precisa estar preparada para capacitar os professores e dar a eles sustentação técnica no uso dessas ferramentas. “Cabe ao professor não ter medo de se arriscar. Muitas vezes, o próprio aluno poderá ajudar no processo, e a postura deve ser a do diálogo constante com os discentes, mostrando os benefícios e as necessidades da utilização dessas ferramentas”, finaliza Souza.
Esse conteúdo foi publicado no Guia dos Pais, do G1 Paraná.