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18.12.2018

Elogio saudável: você sabe como fazer?

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Elogio saudável: você sabe como fazer?

Quando a criança percebe que seu esforço é reconhecido ou elogiado, tende a ser mais persistente e costuma ter uma melhor autoestima e maior capacidade de enfrentamento de dificuldades ou de adversidades. Mas, diferentemente do que as pessoas podem pensar, o elogio nem sempre é benéfico, principalmente para a criança e para o adolescente. Por exemplo, elogios direcionados às características físicas ou às habilidades inatas (ex.: inteligência, talentos) podem ser prejudiciais, enquanto elogios ao esforço tendem a ser construtivos. Para Nathalie Baril, psicóloga, e José Francisco Klas, pediatra do Colégio Bom Jesus, elogiar pelo esforço, e não pelo sucesso, e não focar no erro ajuda a formar o senso de controle (“Eu posso conseguir se eu tentar!”), que é mais saudável do que a sensação de “eu sou (ou não sou) bom nisso”. Saiba como elogiar de maneira positiva em diferentes situações, de acordo com os profissionais:

Elogios direcionados às características físicas
O predomínio do elogio direcionado às características físicas (ex: "Você é muito lindo(a)", "Seu cabelo é maravilhoso", "Seu rosto é perfeito") pode até elevar a autoestima (o que seria positivo), mas também "inflar o ego" e levar a um excesso de confiança, o que pode ser danoso. “Quando a criança ou o adolescente são elogiados pela sua aparência, pode ser um sinal para eles, inadequado, de que esse é um critério importante na vida”, contam os profissionais. Além disso, esses elogios podem, no futuro, afetar a forma de o adolescente ou o adulto avaliar o corpo, tendendo a ser mais crítico diante de qualquer "imperfeição", mesmo que pequena e, consequentemente, reduzir sua autoestima.

Elogios direcionados à inteligência
Um estudo clássico da Universidade de Stanford com 400 alunos do 5.º ano demonstra que, após o resultado de um teste básico de QI (quociente de inteligência), os pesquisadores aleatoriamente elogiavam os alunos – um primeiro grupo recebia o elogio "Parabéns! Você deve ser muito inteligente" e o segundo grupo era parabenizado pelo esforço ("Parabéns, você deve ter se esforçado muito para conseguir esse resultado!"). Na segunda etapa do estudo, os alunos podiam escolher entre um teste com o grau de dificuldade do primeiro ou um mais desafiador e a maioria dos alunos elogiados pelo esforço escolheram o mais complexo enquanto os elogiados pela inteligência optaram pelo teste mais fácil. Os pesquisadores entenderam que o elogio ao esforço fez com que esses alunos assumissem mais desafios. Em um terceiro teste, bem mais complexo que os anteriores, ambos os grupos tiveram dificuldades, mas o segundo grupo se dedicou mais à resolução da prova comparado com o primeiro. No último teste, tão simples quanto o primeiro, os elogiados pelo esforço (2.º grupo) melhoraram em 30% a nota que haviam tirado na primeira prova, enquanto os alunos do primeiro grupo apresentaram um desempenho 20% inferior.

O estudo demonstra que quando a criança ou o adolescente percebem que seu esforço é reconhecido ou elogiado, tendem a ser mais persistentes, motivados e costumam mostrar maior capacidade de enfrentamento diante de dificuldades ou adversidades.

Elogiar apenas a inteligência ou o talento pode colocá-los em uma zona de segurança, evitando encarar atividades mais complexas. No futuro, o reflexo pode estar em um adulto que não se permite arriscar, como não aceitar uma promoção no trabalho, se negar a iniciar novos cursos de especialização ou até mesmo deixar de empreender. “Uma pessoa talentosa e constantemente elogiada por sua inteligência não é garantia de ser um destaque no futuro. Quando os pais e os educadores elogiam crianças e adolescentes por seus esforços, estão favorecendo a motivação e a perseverança perante novos desafios enfrentados constantemente em nossas vidas”, afirma Nathalie Baril, que dá exemplos de elogios direcionados aos esforços:

  • Percebi que você tentou várias estratégias até conseguir finalizar essa atividade. Parabéns!
  • Que bom que você não desistiu mesmo percebendo que foi difícil chegar ao fim dessa tarefa.
  • Parabéns por ter se dedicado tanto para atingir essa nota ótima na prova.
  • Vejo que você se esforçou bastante para conseguir se concentrar e finalizar a leitura desse estudo.
  • Ótimo que você ajudou seu amigo a encontrar o brinquedo que ele tinha perdido. Essa é uma atitude muito legal!

Não espere o sucesso para elogiar o esforço
O elogio deve ocorrer mesmo em situações nas quais a criança ou o adolescente não obtiveram sucesso nas primeiras tentativas para resolver um problema ou concluir uma tarefa. “Não focar no erro ajuda a formar o senso de controle (“Eu posso conseguir se eu tentar!”), que é mais saudável do que a sensação de (“Eu sou − ou não sou − bom nisso”)”, conta José Francisco Klas, que dá o seguinte exemplo: no lugar de dizer para seu filho: “Poxa, você não consegue acertar essa tarefa. Apague tudo e faça de novo!”, valorize o esforço e afirme: “Essa tarefa não é fácil, mas vejo que você está se esforçando para conseguir. Vamos tentar de novo?”.

Esse conteúdo foi publicado no Guia dos Pais, do G1 Paraná.

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