Exclusivo Unidade

07.04.2020

Comunicado: mensalidades e proposta pedagógica

Compartilhe esta notícia:   
Comunicado: mensalidades e proposta pedagógica

Senhores Pais ou Responsável,

Paz e Bem!

A atual pandemia criou um ambiente de grande complexidade que está atingindo diretamente o interior das nossas famílias. Temos acompanhado diariamente esses impactos, tanto na organização familiar dos nossos alunos como nos lares dos nossos professores e funcionários, que estão atuando a partir de trabalho remoto.

É neste ambiente de incertezas que o Colégio Bom Jesus tem dedicado total atenção para encontrar o equilíbrio em meio à crise. Compreendemos perfeitamente o anseio por respostas e posicionamentos, mas tenham a certeza de que cada passo da Instituição está respaldado por muita responsabilidade, empatia e respeito a toda a comunidade escolar. Por isso, compartilhamos abaixo as definições para algumas das principais questões recebidas pelo Colégio Bom Jesus neste momento:

  • Mensalidade com vencimento em abril: o boleto apresenta o valor contratual emitido e faturado antes da suspensão das aulas presenciais.
  • Atraso no pagamento de abril: compreendemos perfeitamente a situação de muitos Pais ou Responsável que já possam estar sentindo de maneira simultânea e profunda o impacto negativo da crise em seu orçamento familiar. Por isso, para quem se enquadrar nessa situação e não conseguir cumprir com a responsabilidade financeira dentro do prazo de vencimento de abril, estamos oferecendo novas condições* de pagamento, disponíveis para consulta no menu Acordo On-line do BJ Connect, como:
    • possibilidade de pagamento da fatura de abril em até 60 dias e sem acréscimo de juros ou multa;
    • parcelamento no cartão de crédito ou no boleto bancário.
*Contamos com a consciência individual de cada Pai ou Responsável no sentido de utilizar as condições especiais apenas em casos de real necessidade.
  • Restituições: os valores dos serviços extraclasse contratados com o Colégio Bom Jesus, como atividades extracurriculares, transporte escolar e alimentação oferecida no turno integral, referentes ao mês de abril, serão restituídos financeiramente na fatura com vencimento em maio, considerando os valores proporcionais e retroativos ao mês de abril.

Como apresentamos acima, o Colégio Bom Jesus tem buscado diferentes estratégias para equilibrar a sua operação, considerando a entrega de serviços essenciais e de qualidade aos nossos alunos em paralelo com a manutenção dos nossos custos fixos, como folha de pagamento dos nossos profissionais, manutenção da nossa infraestrutura, além de novos investimentos em soluções e suporte de tecnologia, entre outros.

Por isso, esclarecemos que os valores das próximas mensalidades continuam vigorando, mesmo com a suspensão das aulas presenciais pelas autoridades públicas. Contudo, não afastamos eventual necessidade de análise individual dos contratos firmados, se esse for o caso, porém entendemos que essa análise deve ocorrer em momento oportuno, após o retorno das aulas presenciais.

Neste período de quarentena, o Colégio Bom Jesus também continua com sua estratégia pedagógica direcionada à manutenção do ensino e aprendizagem de qualidade dos nossos alunos e aproveita a ocasião para esclarecer dúvidas adicionais em relação ao encaminhamento pedagógico atual:

1) Por que as aulas não são ao vivo?

O Colégio Bom Jesus optou por aulas assíncronas, ou seja, que não são ao vivo, por diferentes motivos, mas citamos os 3 principais:

a) Organização familiar: entendemos que, em período de quarentena e de home office, as aulas assíncronas permitem que cada família possa organizar melhor o seu tempo, sem prejudicar ninguém por conta de possível necessidade de acompanhar ou dar atenção aos seus filhos no momento dos estudos;
b) Qualidade de ensino a todos: neste momento, nossa prioridade é oferecer a mesma qualidade de conteúdos e de atividades aos nossos mais de 25 mil alunos, de todos os segmentos. Isso não seria possível em caso de aulas ao vivo, pois nem todos os nossos alunos poderiam acessar as plataformas digitais ao mesmo tempo, o que resultaria em desequilíbrios no processo de aprendizagem.
c) Internet: temos acompanhado pela imprensa e por canais oficiais das grandes empresas de tecnologia como o período de quarentena tem impactado na qualidade de serviços pela internet, principalmente em ambientes residenciais, devido à grande demanda por conexão e tráfego de dados. Essa situação adversa impede que todos os alunos tenham a mesma experiência no ambiente digital, por isso todo o conteúdo das nossas aulas é publicado nas plataformas digitais diariamente, mas em períodos diferentes e, na medida do possível, ainda durante a manhã, permitindo que as famílias e os alunos decidam qual é o melhor momento do dia para iniciar os estudos.

2) As atividades digitais serão consideradas aulas presenciais?

Neste momento, há muitas incertezas na área educacional e o Colégio Bom Jesus tem acompanhado diariamente as determinações das autoridades públicas, incluindo o Ministério da Educação. A definição mais recente é a Medida Provisória n.º 934, publicada no dia 1.º de abril de 2020, que permite a redução dos 200 dias letivos para a Educação Básica, mas com a permanência da obrigatoriedade das 800 horas de carga horária mínima. Diante desse panorama, conteúdos serão retomados, após o retorno das atividades presenciais, e haverá a reorganização de nosso calendário a partir do que decidirem os órgãos governamentais.

Nesse sentido, o Colégio Bom Jesus tem garantido aos nossos alunos a continuidade da jornada de ensino e aprendizagem que, quando interrompida, pode gerar prejuízos à formação dos estudantes.

Por isso, continuamos com o trabalho ativo dos nossos professores, mesmo por meio de trabalho remoto, permitindo o acesso diário a conteúdos de estudo em nossas plataformas digitais. Para manter o fluxo de atividades, contamos com uma grande equipe de funcionários, que atuam nas áreas pedagógica, administrativa, tecnológica, entre outras, e que também enfrentam o atual desafio global junto às suas respectivas famílias.

Além disso, mesmo com as 36 Unidades do Colégio Bom Jesus fechadas para impedir a aglomeração de pessoas e cumprir as determinações do poder público, mantemos ativos nossos contratos de serviços com fornecedores e a manutenção da infraestrutura para que nossos alunos tenham o melhor ambiente possível no retorno às aulas.

Contamos com a compreensão de todas as famílias e tenham a certeza de que a equipe do Colégio Bom Jesus, que é feita de pessoas apaixonadas pela missão educadora, está totalmente engajada para superarmos juntos esse desafio. Continuamos à disposição para esclarecer eventuais dúvidas por meio do Fale Conosco.

Colégio Bom Jesus

AGENDE UMA VISITA