Valores Humanos

18.05.2020

Campanha da Fraternidade de 2020

link copiado
Campanha da Fraternidade de 2020

Apelo à prática do cuidado da vida e da compaixão para com os mais necessitados

Desde 1964, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) propõe a cada ano um tema e um lema para chamar a atenção sobre alguma situação que, na sociedade, precisa de cuidados para o bem de todos. Neste ano de 2020, “Fraternidade e vida – dom e compromisso” foi o tema proposto. E, por sua vez, o lema escolhido foi: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele.” (Lc 10,33-34).

Campanha da Fraternidade no Colégio Bom Jesus

Inspirada na proposição da CNBB, a comunidade escolar do Colégio Bom Jesus elaborou um material de apoio aos professores com sugestões de atividades para as mais diversas disciplinas no âmbito da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I, por exemplo, foram apresentados aos alunos os materiais de divulgação da Campanha, como o cartaz e o hino. Tal encaminhamento possibilitou aos professores explorarem diversas habilidades, como a leitura e a escrita, de acordo com o segmento do aluno.

Já as turmas do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio, que possuem maior maturidade e autonomia, receberam os conteúdos de maneira complementar aos componentes curriculares. Isso quer dizer que os estudantes têm a oportunidade de compreender, de maneira mais aprofundada, os objetivos da Campanha em relação às diferentes disciplinas estudadas no cotidiano escolar.

São Francisco e Irmã Dulce



É importante contextualizar que a Campanha da Fraternidade 2020 foi inspirada na história e no exemplo de vida de Irmã Dulce, primeira brasileira a ser canonizada. Santa Dulce é lembrada como uma pessoa que serviu aos pobres e aos mais necessitados, fato que condiz com o tema da Campanha, “Fraternidade e vida: dom e compromisso”. Da mesma maneira, o caminho trilhado por Irmã Dulce lembra muito o de Francisco de Assis, que se dedicou a cuidar dos leprosos na periferia de sua cidade. Exemplos assim de amor e cuidado à vida têm inspirado ultimamente muitos a participar de campanhas solidárias virtuais nos crescentes movimentos drive-thru de doação de alimentos, roupas, entre outras iniciativas humanitárias.

“Aproveito para agradecer aos coordenadores de cada disciplina do CEP Bom Jesus pelo esforço desmedido que demonstraram na elaboração de inúmeras sugestões de atividades, potencializando o apelo da CNBB à prática do cuidado da vida e da compaixão para com os mais necessitados. Nesse período de isolamento social em consequência da pandemia ainda em curso, o amor, o cuidado e a entreajuda nas pequenas situações cotidianas da vida em família vêm sendo um meio precioso que pode nos garantir a sobrevivência à letalidade do coronavírus”, lembra Frei Claudino, coordenador do Bom Jesus Social.

 Capa da cartilha de estudos dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I

 Capa da cartilha de estudos dos alunos do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio