Valores Humanos

28.06.2021

Festa junina solidária do Colégio Bom Jesus arrecada mais de 50 mil agasalhos e cobertores

link copiado
Festa junina solidária do Colégio Bom Jesus arrecada mais de 50 mil agasalhos e cobertores

A festa junina on-line do Colégio Bom Jesus ultrapassou a meta de arrecadações de roupas, sapatos, cobertores e cachecóis: a live chegou a um resultado de 54.877 peças, mais do que o dobro do que era esperado. A solidariedade, a empatia, o acolhimento e o amor são alguns dos valores franciscanos preservados e disseminados pelo Colégio Bom Jesus e que agora poderão ser ainda mais fortalecidos com a entrega dos donativos a quem mais precisa. Realizada no dia 26 de junho, a live foi transmitida ao vivo pelo canal do Colégio Bom Jesus no YouTube.
 
Mais de 900 pessoas acompanharam a festa simultaneamente, e outras cerca de 3,7 mil passaram pelo canal em algum momento. A live já acumula quase 7 mil visualizações. As 37 unidades do Colégio Bom Jesus em todo o país estiveram envolvidas na arrecadação. Os donativos serão revertidos para instituições do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, estados onde estão localizadas as escolas. Algumas comunidades de Angola também receberão parte do que foi arrecadado – as peças serão enviadas num contêiner para esse país onde são realizados alguns projetos sociais franciscanos.

Gratidão
 
“Nosso agradecimento a todos os alunos, familiares, professores e colaboradores que se envolveram nessa causa. Isso mostra que, quando nos unimos para fazer o bem, podemos ajudar muita gente. Isso é Amorografia”, comemora o coordenador de Educação Física do Centro de Estudos e Pesquisas (CEP) do Colégio Bom Jesus, Everton Saad, que também coordenou a festa junina on-line realizada no dia 26 de junho. 
 
O professor Everton faz referência à Amorografia, uma campanha do Grupo Educacional Bom Jesus iniciada no mês de maio, em razão dos 125 anos da Instituição. Amorografia é o estudo teórico e prático sobre amar ao próximo com altruísmo e propósito de fazer o bem. Em poucas palavras, a Amorografia traz a ideia do amor para a transformação. A campanha ressalta a importância das atitudes que representam, transcrevem o amor. Para estimular essas atitudes e divulgar a ação, o Grupo Educacional Bom Jesus colocou no ar o perfil @amorografia.oficial no Instagram.

Formação humana

Os valores e as virtudes fortalecidos na live junina são trabalhados no dia a dia das unidades do Bom Jesus. Além de serem incluídos nos componentes curriculares de forma pedagógica, permeiam muitas das ações desenvolvidas junto aos alunos e às famílias do Colégio, sempre com o objetivo de uma educação para a transformação, com sentimentos e atitudes que impactem positivamente a sociedade e ultrapassem os muros das escolas.

Frei Claudino Gilz, coordenador do Projeto Bom Jesus Social, ressalta a importância de se ajudar o próximo, lembrando que recentemente o Papa Francisco destacou que a solidariedade ‘supõe a criação de uma nova mentalidade que pense em termos de comunidade, de prioridade da vida de todos.’ “O Grupo Educacional Bom Jesus procura estar alinhado a tudo aquilo que privilegia o cuidado da vida de todos, de modo especial os mais pobres. A live solidária realizada nos últimos dias é mais um exemplo desse propósito cívico e humanitário”, afirma o frei.

O professor Everton conta que desde que começou a atuar no Grupo, como estagiário, teve grandes oportunidades de vivenciar esses valores, principalmente no que diz respeito a servir ao próximo. A live junina foi outra grande chance de colocá-los em prática e fortalecê-los, com a junção dos esforços de toda a comunidade escolar. “A união desse momento de entretenimento com a ação para aquecer várias pessoas mostra a nossa força enquanto cidadãos. O trabalho desenvolvido com os alunos e familiares totalmente permeado pelos valores franciscanos é o que nos move”, declara o professor.