Iniciação Científica, Institucional, Geral

14.11.2023

Feiras científicas Bom Jesus premiam 88 projetos

link copiado
Feiras científicas Bom Jesus premiam 88 projetos

Os 88 projetos premiados nas Feiras de Iniciação Científica do Colégio Bom Jesus (Feira de Iniciação Científica do Ensino Fundamental – Ficef e Feira de Iniciação Científica do Ensino Médio – Ficem) foram revelados na última semana e contemplam alunos de Brasília, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Pela primeira vez, uma equipe de uma escola pública do Paraná participou das feiras: a Escola Estadual Professor Teobaldo Leonardo Kletemberg, de Curitiba (PR). As alunas Giovana da Silva, Hagata Ferreira e Kauane Denzer receberam o certificado Renault de Inovação na categoria Educação, com um estudo sobre a segurança no trânsito do bairro Sítio Cercado.

Dez equipes receberam certificados chancelados pela Renault e outras dez, pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O Centro de Línguas do Bom Jesus (Lace Language Center) e a Cambridge English ofereceram às alunas da escola estadual uma bolsa integral para estudos com duração de três anos.

Dos colégios do Grupo Bom Jesus dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, e dos conveniados de Goiás e Brasília, 34 equipes premiadas são do Paraná, 20 de Santa Catarina, dez do Rio Grande do Sul, dez de São Paulo, seis do Rio de Janeiro, cinco de Goiás e duas de Brasília. Foram premiados os 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria: Educação, Engenharia, Sociedade, Terra e Vida. Também receberam certificados os projetos com maior número de votos on-line, além dos chancelados por empresas e órgãos apoiadores (Renault e Sebrae). A FAE Centro Universitário também apoiou as feiras.

O Colégio Bom Jesus abriu votação popular on-line. Os projetos que ganharam mais votos são do Ensino Fundamental do Colégio Bom Jesus Canarinhos (Petrópolis-RJ) e Colégio Bom Jesus São Miguel (Arroio do Meio-RS). Do Ensino Médio, os trabalhos mais votados são do Colégio Bom Jesus Rainha da Paz, de Lagoa Vermelha (RS), e do Bom Jesus Coração de Jesus, de Florianópolis (SC).

O coordenador do Projeto de Iniciação Científica do Colégio Bom Jesus, Adalberto Scortegagna, destacou a participação das escolas públicas, lembrando da qualidade dos trabalhos e da importância de esse tipo de ação alcançar todos os níveis socioeconômicos. 

O professor afirmou ainda que o papel das escolas é proporcionar que os estudantes sejam protagonistas em todas as suas atividades, e a pesquisa é uma delas. Mencionou o Pacto Educativo Global, que prevê, entre outros tópicos, que as escolas devem reunir todos os âmbitos da sociedade. Nesse sentido, as feiras de iniciação científica recebem apoio de diversas empresas e órgãos (como Renault e Sebrae), além da FAE Centro Universitário. “Com a FAE, garantimos cada vez mais excelência nas pesquisas, além da visibilidade. O Sebrae e a Renault nos incentivam ao empreendedorismo, e a iniciação científica é empreendedorismo puro”, comentou o professor Adalberto. 

Marcelo Favaro, gerente pedagógico do Colégio Bom Jesus, destacou que a iniciação científica é uma das formas mais eficazes de educação, pois incentiva três saberes essenciais aos estudantes: o autoconhecimento, o protagonismo e a autonomia. Com as pesquisas, os alunos aprimoram o autoconhecimento na medida em que fazem escolhas sobre os temas que vão abordar. Protagonizam seus projetos por meio das soluções pesquisadas e reveladas e, por fim, se tornam ainda mais autônomos desenvolvendo todo o processo com muita responsabilidade. 

O evento de premiação contou com a presença do diretor de Engenharia de Processos da Renault, Giuliano Eichmann, e com o vice-presidente de Operações para a América Latina,  Mendi Ammad. Ambos comentaram sobre a satisfação com a parceria com o Colégio Bom Jesus e com os resultados surpreendentes das pesquisas dos alunos. A representante do Sebrae, Sheila Cristina Mocellin, afirmou que as empresas buscam pessoas assim: que sabem planejar, estabelecer metas e com iniciativa. “Nós observamos tudo isso em cada um dos projetos da iniciação científica”, comentou Sheila.

O presidente do Grupo Educacional Bom Jesus, Frei João Mannes, ressaltou a importância de os colégios promoverem o despertar para a pesquisa e a produção científica desde muito cedo, a partir do Ensino Fundamental. Ele observou que os resultados devem estar a serviço de toda a comunidade, lembrando que a premiação é importante, mas o trabalho é ainda mais. “Se os alunos chegaram até aqui, já são premiados com seus projetos, mesmo que não sejam os premiados em primeiros lugares”, destacou. 

O diretor-geral do Grupo Educacional e reitor da FAE Centro Universitário, Jorge Apóstolos Siarcos, reiterou as palavras de Mannes, afirmando que o prêmio maior no projeto é a aprendizagem. “No momento em que se discute em todo o mundo quais são as melhores formas de ensinar, com o projeto de iniciação científica comprovamos que a melhor forma é a prática”, afirmou Siarcos.

 

Confira no site das feiras todos os projetos premiados e a transmissão da cerimônia: https://sites.google.com/bomjesus.br/feiras-cientificas-ficef-ficem/p%C3%A1gina-inicial

 


GALERIA DE FOTOS


Ver todas imagens