Vestibular, Feras

22.09.2014

Mundo Livro

link copiado
Mundo Livro

Alunos do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus de Curitiba, São José dos Pinhais e Paranaguá que se preparam para o vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram um reforço nos estudos neste final de semana. Os estudantes tiveram a oportunidade de receber dicas diretamente da escritora Ana Miranda, autora do livro “A última quimera” – uma das dez obras selecionadas para o concorrido processo seletivo. O encontro ocorreu durante a segunda edição do Mundo Livro, no último sábado (20), no Teatro Bom Jesus, em Curitiba (PR).

O evento Mundo Livro tem por objetivo promover palestras e atividades lúdicas sobre as obras selecionadas para o vestibular da UFPR e oferecer aos estudantes a oportunidade de um estudo mais aprofundado das obras. Nesta edição, além da participação da escritora Ana Miranda, a organização do evento convidou a doutora em Teoria da História Literária e professora da UEPG, Silvana Oliveira, que discorreu sobre o livro “Claro enigma”, de Carlos Drummond de Andrade, e o escritor José Roberto Torero, que falou a respeito das obras de Machado de Assis.

Música, arte e literatura

Os professores de Literatura do Colégio Bom Jesus completaram o grupo de palestrantes. A professora Janine Cardoso, por exemplo, trouxe aos alunos um estudo aprofundado sobre a obra “Bom-crioulo”, de Adolfo Caminha, e também fez uma palestra especial sobre o tema “O feminino nas obras da UFPR”. Já o grupo de teatro Bom Jesus, sob direção do professor Delrei Diogo, encenou uma adaptação da obra “Eles não usam black-tie”, de Gianfrancesco Guarnieri. Ao final do evento, o professor Marcelo Brum-Lemos, acompanhado de músicos convidados, apresentou o show “MPB e rock nos vestibulares e no ENEM”.

Para Guilherme Zanlorensi e Lara Seleme Modro, ambos com 17 anos e estudantes do Colégio Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes, o encontro serviu como reforço dos estudos e foi uma oportunidade única de estar próximo a uma escritora consagrada. “A Ana Miranda foi muito simpática com todos e nos trouxe uma visão privilegiada sobre o livro ‘A última quimera’. Com certeza essa atividade vai nos ajudar muito no vestibular”, disseram.

De acordo com a coordenadora de Literatura do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus e organizadora do Mundo Livro, a Cláudia Pedroso, que apresentou a palestra “O patriarcalismo nas obras ‘Lavoura arcaica’, ‘Fogo morto’, ‘Os dois ou o inglês maquinista’ e ‘Lucíola’”, esta edição do Mundo Livro superou as expectativas. “Tivemos novamente um grande público no evento e registramos a participação ativa dos estudantes. Eles se mostraram muito interessados nos detalhes das obras e provaram que absorveram bem o conteúdo visto em sala de aula”, finalizou.