Valores Humanos

07.11.2014

Identidade Virtual: responsabilidade nas redes sociais

link copiado
Identidade Virtual: responsabilidade nas redes sociais

A exposição das crianças e dos adolescentes nas redes sociais é preocupação recorrente entre os pais. Não por acaso, esse também é o tema do espetáculo Identidade Virtual, que está sendo apresentado em várias Unidades do Bom Jesus em 2014. Nessa semana, a peça esteve em cartaz no Paraná e em Santa Catarina e reuniu pais e alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.

Escrito por Eduardo Bakr, o texto de Identidade Virtual traz ao público uma situação hipotética de uma adolescente que é chantageada e humilhada na internet, o conhecido cyberbulyling, devido à publicação não autorizada de um vídeo pessoal. Mariana, interpretada pela atriz Larissa Landim, divide a cena com o seu amigo imaginário Ulisses, vivido pelo ator Pedro Medina. Todo o diálogo acontece no quarto da descuidada estudante e tem a tecnologia - notebook e internet - como ferramenta principal para ilustrar a história.

O espetáculo faz parte do projeto nacional O Teatro Jovem, que tem apoio institucional da Unesco. De acordo com Bakr, o objetivo da peça vai além do simples entretenimento – ela estimula o debate sobre a responsabilidade de pais e filhos no uso da tecnologia. “Sempre promovemos debates ao final de cada apresentação. É um momento para o público levantar questionamentos a respeito da presença dos adolescentes nas redes sociais e também sobre como utilizar essa tecnologia para um fim proveitoso”, explica.

Debates

No último dia 4, Identidade Virtual foi encenada no Bom Jesus Diocesano, em Lages (SC), e contou com a presença de representantes das secretarias de Educação Municipal e Estadual, além da OAB local. “Cerca de 400 estudantes, do 5.º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, assistiram ao espetáculo e foram muito participativos no debate”, conta o gestor da Unidade, Raphael Branco.

Já nos dias 5 e 6 foi a vez de o Teatro Bom Jesus, anexo à Unidade Centro, em Curitiba (PR), receber a peça. No primeiro dia de encenação, estiveram presentes a advogada do Grupo Bom Jesus, Daniele Cristina Londero, e a gerente pedagógica do Grupo, Giselli Hümmelgen.

Para a gestora da Unidade, Suzete Maria Salvaro Beal, o que mais chamou a atenção foi o nível de interesse dos alunos pelo tema. “Percebemos como essa geração está cada vez mais presente nas redes sociais e, por isso, necessita de orientações. Acredito que essa atividade lúdica contribuiu bastante para esse fim”, afirma.

A prática do diálogo também é uma importante ferramenta para a família, como defende o casal Esteban Mateos Aguilar e Mônica Gebauer Mateos, pais da estudante do 9.º ano do Ensino Fundamental do Bom Jesus Centro, Paola Gebauer Mateos. “Muita conversa sobre o assunto dentro e fora de casa, como aconteceu nesse evento que o Colégio proporcionou, é o melhor caminho para educar os nossos filhos”, dizem.

A semana de apresentações encerrou-se no Teatro Municipal Raquel Costa, em Paranaguá (PR), com estudantes do Bom Jesus Rosário. “Mais de 180 alunos assistiram à peça e também foram muito participativos. O espetáculo serviu para reforçar muitas das orientações que passamos aos nossos alunos em sala de aula”, completa a gestora da Unidade, Mônica Krzyzanovski.

Agenda

As próximas apresentações de Identidade Virtual ocorrem no dia 10 de novembro na Unidade São José, em Rio Negro (PR), em dois horários: 10h50 e 19h30. A temporada se encerra no dia 11, às 19h30, na Unidade Santo Antônio, em Blumenau (SC).

Os pais de alunos do Bom Jesus interessados em participarem nessas datas devem entrar em contato com a equipe pedagógica da Unidade relacionada.

No mês de agosto, a peça foi exibida no Rio de Janeiro, na Unidade Canarinhos. Em setembro, foi a vez das Unidades Centro e Lourdes, em Curitiba (PR), e Santo Antônio e Coração de Jesus, em Santa Catarina. Em Porto Alegre, os estudantes das Unidades locais participaram do evento em outubro.

Confira na galeria de fotos como foram as apresentações.




GALERIA DE FOTOS


Ver todas imagens