Vestibular

10.11.2014

Mundo Livro reúne vestibulandos em Porto Alegre

link copiado
Mundo Livro reúne vestibulandos em Porto Alegre

A fase principal do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ocorre apenas em janeiro de 2015, mas os alunos das Unidades do Bom Jesus Aparecida, São Luiz, São Miguel e Sévigné, no estado gaúcho, já estão preparados para o desafio. Na primeira semana de novembro, os Feras do Terceirão estiveram reunidos no auditório da Unidade Sévigné para o evento Mundo Livro.

Essa iniciativa do Bom Jesus teve o objetivo de revisar as obras selecionadas para o vestibular da UFRGS por meio de palestras e atividades lúdicas. Para que os estudantes pudessem estudar os 11 livros e o disco Tropicália de maneira mais profunda, a Instituição convidou especialistas em música e literatura. Os palestrantes detalharam as principais características de cada título previsto na lista de leituras obrigatórias do processo seletivo.

O encontro teve início no período da manhã com uma palestra motivacional ministrada pela professora de Literatura Rosane Salomone, que propôs a reflexão sobre a importância da leitura.

Para as gestoras Liliane Costa Reis (São Luiz), Dirce Maria Kossar (Sévigné), Maria Cristina Gonzatti, (São Miguel), e Inês Bernadete Schwertner (Aparecida), o evento foi uma grande oportunidade para reforçar os conteúdos observados em sala de aula. “Os nossos convidados acrescentaram bastante conteúdo e contribuíram para que os estudantes sentissem ainda mais confiança antes da prova”, concordam.

Confira a seguir alguns depoimentos de alunos e professores que participaram do encontro:



“Evento magnífico. As abordagens contribuirão muito com os estudos dos vestibulandos. A presença das turmas da 2.ª série do Ensino Médio reforça o nosso compromisso com a leitura e com a preparação para o vestibular”.
- Márcio Nietsche, professor de Língua Portuguesa do Bom Jesus Aparecida.

“O Mundo Livro foi uma inovação do Bom Jesus. Vários professores comentaram sobre cada uma das leituras obrigatórias da UFRGS. O encontro foi muito produtivo, pois serviu para refrescar nossa memória acerca das obras lidas anteriormente e para que pudéssemos ter acesso a diferentes interpretações a respeito de cada livro. A iniciativa foi um sucesso e esperamos que isso se repita nos próximos anos”.
- Gabriela Marquezan e Júlia Fiorin, alunas da 3.ª série do Ensino Médio do Bom Jesus Sévigné.

“Foi muito positivo o encontro e ajudou a esclarecer as dúvidas de uma primeira leitura menos atenta. Ajudou-me a analisar de outro modo as obras mais complexas. Gostei bastante da palestra motivacional, pois pude refletir sobre os caminhos que quero seguir em minha vida universitária”.
- Carolina Thomas, aluna da 3.ª série do Ensino Médio do Bom Jesus São Miguel.

“Acredito ter sido um encontro muito proveitoso, pois esclareceu algumas dúvidas, principalmente com relação às leituras mais complexas, como “As parceiras”, “A noite das mulheres cantoras” e “O amor de Pedro por João”. Além disso, a palestra motivacional ajudou bastante com relação às dicas para vestibular”.
- Larissa Barreto Müller, aluna da 3.ª série do Ensino Médio do Bom Jesus São Miguel.

“Foi um sábado muito bem aproveitado e de extrema importância para a melhor compreensão das obras. Certamente esclareceu muitas dúvidas e influenciará positivamente em nosso rendimento no momento do vestibular”.
- Marcela Graef do Couto e Rodolfo Helfenstein, alunos da 3.ª série do Ensino Médio do Bom Jesus Aparecida.

“Foi um dia ótimo, muito produtivo e com certeza valeu a pena. Os professores ajudaram com melhores interpretações das obras de um jeito divertido, detalhado e até motivador”.
- Yasmin Bampi, aluna da 2.ª série do Ensino Médio do Bom Jesus São Luiz.

“O dia foi muito produtivo, as palestras foram ótimas, me ajudaram a entender os livros e fizeram com que eu tivesse vontade de tê-los. Os professores explicaram muito bem e mostraram profissionalismo em apresentar obras completas em apenas 30 minutos. Quero agradecer as pessoas responsáveis pela oportunidade e mesmo fazendo o vestibular somente em 2016, me envolvi bastante e espero que ocorram mais encontros palestrais como esses”.
- Pedro Aurélio Visentini, aluno da 2.ª série do Ensino Médio do Bom Jesus São Luiz.

“As palestras sobre as leituras obrigatórias da UFRGS foram, além de tudo, muito proveitosas para nós. O projeto “Mundo Livro” teve fundamental importância para os vestibulandos e também para os outros alunos que prestarão o vestibular da UFRGS de 2015. Todos nós fomos agraciados com mais conhecimentos, não só sobre literatura clássica e autores como Machado de Assis, por exemplo, mas também sobre a literatura contemporânea”.
- Victória Picanço Passos, aluna da 3.ª série do Ensino Médio do Bom Jesus São Luiz

Confira, ainda, a lista de convidados, as palestras realizadas e a galeria de fotos com os melhores momentos do Mundo Livro.



Obra | Palestrante
Terras do sem fim, de Jorge Amado | William Moreno Boenavides;
O amor de Pedro por João, de Tabajara Ruas | Adauto Locatelli Taufer;
Contos de Murilo Rubião | Juliana Grünhäuser;
As parceiras, de Lya Luft | Arthur Telló;
Seleta, de Gregório de Matos Guerra | Vanderlei Vicente;
A noite das mulheres cantoras, de Lídia Jorge | Fernando Machado Brum;
Esaú e Jacó, de Machado de Assis | Alessandro Castro;
Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida | André da S. Menna;
Dançar tango em Porto Alegre, de Sérgio Faraco | Márcia Borba;
Boca de ouro, de Nelson Rodrigues | Fernando Cardoso;
O guardador de rebanhos, de Alberto Caeiro | Alessandro Castro;
Tropicália (Álbum de 1968) | Roger Mouty Rouffiax.


GALERIA DE FOTOS


Ver todas imagens