Meio Ambiente, Proposta Pedagógica

11.12.2015

Alunos criam solução para a reciclagem de lixo

link copiado
Alunos criam solução para a reciclagem de lixo

Cerca de 290 mil crianças, entre 9 e 16 anos, de mais de 80 países, participam de um torneio que tem o objetivo de premiar as melhores soluções inovadoras relacionadas aos problemas do lixo no mundo. O desafio também foi aceito por dez alunos do Colégio Bom Jesus São José, que criaram durante as aulas de Robótica um site para aproximar consumidores e coletores de lixo reciclável das cidades de Rio Negro (PR), sede da Unidade, e de Mafra (SC).

Os estudantes fizeram uma pesquisa com os coletores de lixo reciclável das duas cidades e descobriram que, pelo simples fato de esses profissionais não encontrarem os consumidores em suas casas no período da coleta, muitos detritos deixavam de ser removidos, ocasionando o descarte irregular. Para encurtar as distâncias e aproximar os dois públicos, como uma rede social, os alunos criam o site S.O.S. Lixo Reciclável.

O portal oferece diversos serviços, como o cadastro dos profissionais que fazem a coleta dos recicláveis e os endereços dos consumidores que informam ter em casa itens como plástico, papel, alumínio e vidro a serem recolhidos. A ferramenta on-line também traz informações importantes ao consumidor, como os locais disponíveis nas cidades para o descarte correto dos lixos eletrônicos e químicos, por exemplo.

O projeto será avaliado nos dias 11 e 12 dezembro, em Curitiba (PR), quando ocorrerá a etapa Regional Sul do Torneio de Robótica First Lego League. Se classificados, os alunos estarão aptos a competirem na etapa nacional, em março de 2106, em Brasília (DF). As equipes com os melhores desempenhos nessa última fase garantem vagas para competições internacionais.

Competição


O professor de Física e das aulas extracurriculares de Robótica da Unidade, Thiago Brandão - orientador dos alunos desde o início dos trabalhos -, explica que o projeto de pesquisa (criação do site) é apenas uma das fases da competição internacional.

“Outros três pilares são avaliados nestes dois dias de competição: o ‘Desafio do Robô’, que consiste em missões robóticas desempenhadas pelo robô criado pela equipe; a ‘Avaliação do Robô’, relacionada ao design e à programação; e o ‘Core Values’, que avalia o comportamento dos participantes, como o trabalho de equipe, o respeito pelos demais competidores e a cooperação”, diz.

Confira, a seguir, os nomes dos integrantes da equipe do Bom Jesus:


Ensino Fundamental:
Acácia Kuenzer Andrade | 6.º ano
Rafaela Hack Ruthes | 7.º ano
Luana Herbst | 9.º ano
Pedro Henrique Fernandes Gatti | 9.º ano

Ensino Médio:
Fabiano Carlos Fuchs | 1.ª série
Henrique Mitsuo Santos Muraoka | 1.ª série
Luís Gustavo Becker de Luca | 1.ª série
Gabriel Vinicius Moleta | 2.ª série
Luiz Gustavo Heuko | 2.ª série
Rafael Henrique Reske | 2.ª série