Meio Ambiente, Proposta Pedagógica

21.12.2015

Bom Jesus e o meio ambiente

link copiado
Bom Jesus e o meio ambiente

“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível e, de repente, você estará fazendo o impossível”. A frase atribuída a São Francisco de Assis tem aplicação universal, mas, diante dos desafios da preservação ambiental, traduz a importância da contribuição individual para o bem coletivo. Esse pensamento também foi premissa do projeto BJ Ambiente, desenvolvido por alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental do Colégio Bom Jesus Joana d’Arc, em Rio Grande (RS).

Coordenada pela professora de Ciências Fabianne Garcia, a iniciativa teve o objetivo de desenvolver competências e habilidades nos alunos para atender às demandas socioambientais da atualidade. “A Educação tem papel fundamental para o enfrentamento desses desafios e a sustentabilidade contribui para que, por meio dos processos educativos, as pessoas reflitam, questionem valores, princípios, percebam a complexidade que envolve a vida no planeta e se convertam em agentes de transformação da realidade vivida”, explica a idealizadora do projeto.

Para fixar o aprendizado, a Unidade ofereceu aos estudantes oficinas teórico-práticas, realizadas semanalmente, no mês de novembro. Durante os encontros, os estudantes aprenderam sobre o cuidado e a conservação do meio ambiente por meio de vídeos, palestras e momentos de descontração. Dessa maneira, os alunos tiveram a oportunidade de vincular suas atividades diárias com os temas propostos, buscando a compreensão e a construção coletiva de valores sociais, conhecimentos, habilidades, competências e atitudes voltadas ao desenvolvimento sustentável.



GALERIA DE FOTOS


Ver todas imagens