Meio Ambiente, Valores Humanos

26.06.2017

Dia Mundial do Meio Ambiente

link copiado
Dia Mundial do Meio Ambiente

No mês de junho, diversas ações foram realizadas pelo mundo visando à preservação do meio ambiente e à conscientização sobre o desperdício de recursos naturais e de alimentos, emissões de carbono, entre outros. Esse esforço, motivado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que em 1972 elegeu 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente, também sensibilizou as unidades de ensino do Grupo Educacional Bom Jesus.

Integrar para transformar


Na FAE, por exemplo, os cursos de Engenharia de Produção e de Design promoveram um projeto que estimulou a integração entre os alunos e os professores das graduações. Na primeira parte da disciplina de Processos Químicos Industriais, os alunos, organizados em 10 grupos, tiveram o objetivo de produzir sabão em pedra a partir da reutilização de óleo de cozinha usado.

Foi apresentada uma fórmula padrão para a produção de sabão e os alunos tiveram a liberdade de adequar as quantidades utilizadas no processo com o conceito do produto proposto pela equipe. Além das características químicas, o sabão deveria possuir uma embalagem adequada e compatível. Por fim, o produto, após ser testado e avaliado, foi doado à instituição de caridade Pequeno Cotolengo. Os acadêmicos entregaram 30 kg de sabão em barra, que serão utilizados pelos moradores da instituição.

Na segunda parte da disciplina, os alunos tiveram o desafio de atuar na concepção, pesquisa, planejamento, desenvolvimento e produção de produtos de higiene pessoal, perfumaria ou cosméticos (HPPC). O item escolhido pelo grupo deveria fazer parte de uma das famílias de produtos a seguir: hidratante de pele ou cabelo; perfume; creme de barbear; xampu para os diversos tipos de cabelo.

Evento limpo


Proporcionar experiências que levam a um modo de vida mais sustentável e alinhado à missão franciscana de formação humana. Essa foi a proposta do Law Experience – curso de Direito Integral da FAE Centro Universitário –, durante encontro de imersão na região litorânea de Caiobá, em Matinhos (PR), que rendeu reflexões durante o mês de junho.

A temática escolhida para o encontro de integração entre alunos e professores do Law foi “evento limpo”, visando formar, além de profissionais do Direito, cidadãos conscientes de seu papel na conservação do meio ambiente. Para isso, as ações foram planejadas de modo a diminuir o impacto ambiental e a pegada ecológica de cada participante, buscando a práxis da sustentabilidade, do consumo consciente e da compensação de emissões de gás carbônico – saiba mais aqui.

Meio ambiente e cidadania


Nas Unidades do Colégio Bom Jesus, as equipes pedagógicas também incentivaram os alunos da educação básica a se inteirarem sobre a preservação do meio ambiente. No Bom Jesus Escola Especial, os estudantes utilizaram materiais recicláveis na elaboração de um painel sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente e participaram de uma palestra sobre a correta separação do lixo e a importância da reciclagem.

Durante as aulas de culinária, que destacaram a importância do reaproveitamento de alimentos, eles prepararam suco com casca de abacaxi, casquinha de laranja cristalizada e doce de laranja. É importante destacar que os alunos participaram de todo o processo: colheita das frutas no pomar da escola; higienização; produção do suco; tratamento das cascas; troca diária da água; preparação das casquinhas cristalizadas e, claro, consumo da receita.

Ciência em prol da natureza


Já em Petrópolis (RJ), foi realizado o projeto Reflora Bom Jesus Canarinhos, que consistiu em um trabalho de iniciação científica realizado por dois alunos do Ensino Médio (Caio Rabotinni Marchiori e Pedro Henrique de Moura Lischt) sob orientação dos professores Tiago de Mello Matos e Felipe Juliani. O objetivo principal do trabalho é o reflorestamento, com mudas nativas e naturalizadas doadas pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente), de um fragmento descontínuo de Mata Atlântica com cerca de 2000 m², presente no terreno do Colégio Bom Jesus Canarinhos. Toda a atividade foi realizada por alunos e professores da Unidade.

Até o momento, foram plantadas na área de estudo cerca de 26 mudas de nove espécies diferentes. Na estufa, encontram-se 131 mudas de sete espécies distintas, pois necessitam crescer alguns centímetros para serem plantadas de acordo com a metodologia escolhida.

Como perspectiva futura, os alunos apresentarão esse trabalho na Mostra do Conhecimento da Unidade Canarinhos, que ocorrerá em outubro, e na Ficem (Feira de Iniciação Científica do Ensino Médio), a realizar-se no final de 2017.


GALERIA DE FOTOS


Ver todas imagens
Ícone de uma agenda AGENDAR UMA VISITA