Bom Jesus Escola Especial

Bom Jesus Escola Especial

Inaugurada em 1983 com o objetivo de atender crianças e jovens com necessidades especiais, a Escola Especial é mantida pela AFESBJ e encontra-se fisicamente integrada ao colégio Bom Jesus Aldeia, em Campo Largo-PR.

O planejamento curricular da Escola é individualizado e prevê o trabalho em diversas áreas de conhecimento, como: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Ensino Religioso e Educação Física.

Todas as atividades realizadas primam pelo desenvolvimento integral dos alunos, respeitando individualidades e potencializando suas capacidades de ordem física, afetiva, cognitiva, ética e estética, de relação interpessoal e de inserção social.

O atendimento aos alunos é feito por meio de pequenos grupos, distribuídos segundo a faixa etária e/ou programação didático-pedagógica. O programa inclui o Ensino Fundamental Especial até os 15 anos e, após essa idade, os alunos iniciam o Ensino Especial de Jovens e Adultos.

Níveis de ensino disponíveis nesta
unidade:


› Educação Especial

Entre em contato:

BR 277, km 112

Rondinha | Campo Largo - PR

(41) 2105-4648


VEJA ESSE LOCAL NO MAPA AGENDE UMA VISITA


INFRAESTRUTURA



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A UNIDADE


Diferenciais da Unidade

Na Escola Especial Bom Jesus, todos os procedimentos realizados primam pelo desenvolvimento integral de seus alunos, sempre respeitando suas individualidades e potencializando suas capacidades de ordem física, afetiva, cognitiva, ética e estética, de relação interpessoal e de inserção social. Há recursos naturais e tecnológicos à disposição de seus alunos.

Existe perfeita comunhão entre os avanços científicos e o respeito à natureza. Na escola, cultivamos a terra; no coração dos educandos, cultivamos princípios de dignidade, de amor à natureza, de respeito ao próximo, de liberdade de pensamento e vocação para a paz. 
Oficina de culinária Uma vez por semana, os alunos, com orientação da professora regente, preparam alimentos sólidos e/ou líquidos, algumas vezes crus e, em outras ocasiões, cozidos ou assados. São alimentos de preparo rápido e simples. Também observam os cuidados com eletrodomésticos e com a higiene da cozinha.
Oficina de horticultura e jardinagem Três vezes por semana, os alunos, juntamente com a professora regente, trabalham na horta e jardim e desenvolvem várias tarefas, como preparar canteiros, plantar, cuidar das plantas, colher produtos, cortar a grama. Os benefícios podem ser observados em várias áreas:

- área intelectual: desenvolvimento na percepção sensorial (visão, audição, tato, paladar, olfato), aumento no poder de observação e na aquisição de novas habilidades;

- área social: aprendizagem em relação à divisão de tarefas, realizada nas atividades em grupo;

- área emocional: maximização da autoconfiança, liberação de energia negativa em contato com a terra;

- área física: melhoria da capacidade motora ampla e da coordenação motora simples.
Oficina de artesanato Semanalmente, os alunos recebem orientação da professora regente para desenhar, pintar, recortar, colar, fazer gesso e escultura em argila. Essa atividade oportuniza o desenvolvimento da criatividade e hábitos adequados de trabalho individual e em grupo.
Oficina de marcenaria Três vezes por semana, o grupo de alunos, juntamente com a professora regente recebe, na marcenaria, instruções de como cortar, lixar, furar, pregar e medir madeira. Também aprendem os cuidados com os maquinários e ferramentas, com seus respectivos nomes e usos.

Além de favorecer o desenvolvimento de várias áreas como a motora, intelectual e social, na marcenaria o aluno desenvolvem habilidades para fazer pequenos reparos e reformar móveis.
Sala de Artes O Bom Jesus Escola Especial conta com um espaço onde se aprecia, vivencia e conhece a arte em suas diversas modalidades.

O local apresenta condições próprias para uma aprendizagem organizada e sistematizada, com recursos e materiais adequados, aliados à uma metodologia que favorece a construção do conhecimento, possibilitando ainda o fazer artístico, a busca pessoal de cada aluno para a aquisição da sua forma de expressão.

As atividades, sempre fundamentadas na História da Arte, envolvem a todos e enriquecem o acervo da sala. Os alunos, leitores e produtores de arte se identificam e sentem ser esse um espaço feito por eles e para eles.
Laboratório de informática Formar os alunos para as novas tecnologias é formar o julgamento, o senso crítico, o pensamento hipotético e dedutivo, as faculdades de observação e pesquisa, a imaginação, a capacidade de memorizar e classificar, a leitura e a análise de textos e imagens, a representação de redes, de procedimentos e de estratégias de comunicação.

Por isso, os Laboratórios de Informática do Bom Jesus Escola Especial contam com modernos computadores com acesso à internet. Softwares pedagógicos são utilizados pelos alunos com o objetivo de desenvolver o raciocínio e auxiliar na aquisição de conhecimento.
Aulas de Campo Aulas fora do ambiente escolar auxiliam o processo de ensino-aprendizagem.
Integração Família e Escola Durante o ano acontecem inúmeros eventos, como reuniões pedagógicas, homenagem referente ao Dia das Mães, Jogos Internos, Festa Junina, homenagem ao Dia dos Pais, Feira do Conhecimento e Festa de Natal. Essas comemorações visam promover a integração entre os alunos, a escola e a família.
Como opção das famílias, os alunos poderão fazer aulas de catequese (1.ª Eucaristia e Crisma) em horário de aula, quando deixarão de desenvolver uma das aulas de tarefa. A efetivação do aluno nessas aulas seguirá os encaminhamentos da arquidiocese.

Atividades Extracurriculares

Uniforme

O uso do uniforme escolar no Colégio Bom Jesus é obrigatório desde o primeiro dia letivo. Por isso, é necessário que todas as peças sigam o padrão e estejam devidamente identificadas. Os alunos novos terão o prazo máximo de duas semanas após o início das aulas para a aquisição do uniforme.

Para o exercício de algumas atividades extracurriculares, os alunos deverão utilizar uniformes e acessórios específicos, também disponíveis para aquisição em nossas lojas. Lembramos, contudo, que os uniformes das atividades extracurriculares não serão permitidos nas aulas normais do Colégio.

Tabela de preços Confira a tabela de preços atualizada dos uniformes



Saúde Escolar

O Grupo Bom Jesus, ciente de seu papel na formação integral de seus alunos e frente aos desafios atuais, vem desenvolvendo, por meio do seu Departamento de Saúde Escolar (DSE), um trabalho multidisciplinar de acompanhamento de alunos que necessitam de orientação específica. O trabalho integrado da equipe multidisciplinar do DSE com a equipe pedagógica tem o objetivo de prover não só a educação intelectual como também contribuir para a formação do jovem e, consequentemente, para o papel que ele representará na sociedade.

O DSE é coordenado por médicos pediatras do Comitê de Saúde Escolar da Sociedade Paranaense de Pediatria. O atendimento ao aluno é realizado por profissionais de enfermagem com capacitação específica em Saúde Escolar e com treinamento BLS Provider (Suporte Básico de Vida), certificado pela American Heart Association.

Obs.: no BJ Sévigné, o atendimento é feito por técnicos de Enfermagem. As Unidades BJ São Luiz, BJ São Miguel, BJ São José - Vacaria, BJ Aparecida, BJ Rainha da Paz, BJ Joana d'Arc não possuem o serviço.