Esportes

12.12.2017

Mais um título sul-americano para o xadrez do Bom Jesus

link copiado
Mais um título sul-americano para o xadrez do Bom Jesus

O aluno Gabriel de Borba, do Colégio Bom Jesus Santo Antônio, venceu o campeonato sul-americano de xadrez pela categoria sub-14. O evento ocorreu na cidade de Luque, no Paraguai.

A competição faz parte do Festival Sul-americano da Juventude, que reuniu mais de 300 enxadristas de nove países, distribuídos nas categorias sub-08, 10, 12, 14, 16 e 18 anos absoluto e feminino. Com essa conquista, Gabriel, que já possuía o título de CM (candidato a mestre), também garantiu o título de MF (Mestre FIDE), que lhe será outorgado no próximo congresso da Federação Internacional de Xadrez.

Destaque também para os alunos Gabriela Feller, 7.º lugar na categoria sub-14 feminino e 2.º lugar feminino no Torneio Blitz; Guilherme de Borba, atual campeão brasileiro sub-16, que terminou em 5.° lugar; e Thiago Kim, estreante na competição, que ficou em 11.º lugar.

O Festival Sul-americano da Juventude foi o último compromisso dos alunos na temporada 2017. Toda a equipe do Bom Jesus Santo Antônio está se preparando para começar a temporada 2018 participando do primeiro torneio internacional do ano, o Floripa Chess Open, que ocorrerá no mês de janeiro, em Florianópolis.

Trajetória de sucesso
O enxadrista Gabriel, do Bom Jesus, já coleciona diversos títulos, entre eles o do campeonato realizado em Cochabamba, no qual obteve os títulos sul-americanos sub-8 e sub-10, em 2012 e 2013, respectivamente, além de uma medalha de bronze, no mesmo ano, na categoria sub-10, em Montevidéu.

O festival foi disputado em nove rodadas. Na penúltima, Gabriel já havia garantido o título. Liderando o torneio o tempo todo, ele saiu com uma largada de cinco vitórias consecutivas em sua categoria, que teve 36 enxadristas de nove países.


GALERIA DE FOTOS


Ver todas imagens