Esportes

12.12.2017

Mais um título sul-americano para o xadrez do Bom Jesus

link copiado
Mais um título sul-americano para o xadrez do Bom Jesus

O aluno Gabriel de Borba, do Colégio Bom Jesus Santo Antônio, venceu o campeonato sul-americano de xadrez pela categoria sub-14. O evento ocorreu na cidade de Luque, no Paraguai.

A competição faz parte do Festival Sul-americano da Juventude, que reuniu mais de 300 enxadristas de nove países, distribuídos nas categorias sub-08, 10, 12, 14, 16 e 18 anos absoluto e feminino. Com essa conquista, Gabriel, que já possuía o título de CM (candidato a mestre), também garantiu o título de MF (Mestre FIDE), que lhe será outorgado no próximo congresso da Federação Internacional de Xadrez.

Destaque também para os alunos Gabriela Feller, 7.º lugar na categoria sub-14 feminino e 2.º lugar feminino no Torneio Blitz; Guilherme de Borba, atual campeão brasileiro sub-16, que terminou em 5.° lugar; e Thiago Kim, estreante na competição, que ficou em 11.º lugar.

O Festival Sul-americano da Juventude foi o último compromisso dos alunos na temporada 2017. Toda a equipe do Bom Jesus Santo Antônio está se preparando para começar a temporada 2018 participando do primeiro torneio internacional do ano, o Floripa Chess Open, que ocorrerá no mês de janeiro, em Florianópolis.

Trajetória de sucesso
O enxadrista Gabriel, do Bom Jesus, já coleciona diversos títulos, entre eles o do campeonato realizado em Cochabamba, no qual obteve os títulos sul-americanos sub-8 e sub-10, em 2012 e 2013, respectivamente, além de uma medalha de bronze, no mesmo ano, na categoria sub-10, em Montevidéu.

O festival foi disputado em nove rodadas. Na penúltima, Gabriel já havia garantido o título. Liderando o torneio o tempo todo, ele saiu com uma largada de cinco vitórias consecutivas em sua categoria, que teve 36 enxadristas de nove países.


GALERIA DE FOTOS


Ver todas imagens
Ícone de uma agenda AGENDAR UMA VISITA