Geral, Institucional, Esportes
14.04.2025Alunos do Colégio Bom Jesus conquistam medalhas de ouro, prata e bronze nos Jogos Mundiais Escolares

Os estudantes Vitória Sassaki Ferreira e Rafael Schurmann Briganó, das unidades Seminário, em Curitiba, e Santo Antônio, em Rolândia, ambas no estado do Paraná, foram medalhistas na maior competição internacional de esportes escolares. No taekwondo, Vitória foi campeã da modalidade 59 kg e levou medalha de ouro; e Rafael conquistou medalhas de prata e bronze no revezamento medley e no revezamento 4x100 metros, respectivamente. Os Jogos Mundiais Escolares aconteceram na última semana na Sérvia, país do sudeste da Europa, e reuniu atletas de instituições de ensino de todo o mundo para disputas em 25 modalidades diferentes.
A atleta Vitória Sassaki começou no esporte aos cinco anos de idade e conquistou uma vaga na competição internacional a partir do desempenho em competições nacionais e internacionais. A atleta foi campeã da modalidade cadete acima de 59 kg em três competições de referência do esporte, o Grand Slam 2025, o U.S. Open e o Canada Open.
Já Rafael foi convocado para a competição após o desempenho expressivo nos Jogos Escolares Brasileiros e Sul-Americanos. Na competição brasileira, o estudante conquistou medalha de ouro no salto em distância e revezamento 5x80m. Já na sul-americana ganhou medalha de ouro no revezamento 5x80m e bronze no salto em distância.
A presença dos alunos do Colégio Bom Jesus no evento esportivo é resultado direto do esforço e comprometimento dos atletas, aliado a um incentivo escolar e familiar. A prática esportiva contribui para o desenvolvimento pleno dos estudantes, pois são atividades que auxiliam na socialização, no trabalho em equipe, no senso de disciplina e no pensamento estratégico.
Para o coordenador do Departamento de Esportes do Colégio Bom Jesus, Davide Casadesus Mastini, essas atividades são fundamentais para uma formação completa. “Na prática esportiva de rendimento, os alunos atletas complementam a formação da cidadania por meio do desenvolvimento dos valores adquiridos no meio esportivo. Fazer parte de uma equipe é de suma importância, já que permite aprimorar o espírito esportivo, a participação, o trabalho em equipe, a cooperação, a disciplina, a superação de desafios, bem como o respeito aos outros e às suas diferenças”, afirma.
No Colégio Bom Jesus os alunos têm acesso a diferentes modalidades, como voleibol, basquetebol, handebol, judô, natação e dança. Essas iniciativas são desenvolvidas por meio do Departamento de Esportes da instituição, que também procura revelar e desenvolver talentos nessa área. Além desse órgão, iniciativas nesse âmbito também são elaboradas nas coordenações de Educação Física de cada unidade.