Valores Humanos, Proposta Pedagógica

18.05.2018

Papa Francisco responde carta de alunos do Colégio Bom Jesus

link copiado
Papa Francisco responde carta de alunos do Colégio Bom Jesus

Em tempos de redes sociais e comunicação instantânea a distância, o uso de cartas físicas é praticamente desconsiderado pela atual geração. Porém, foi por meio desse instrumento tradicional e quase esquecido que alunos do Colégio Bom Jesus, no Rio de Janeiro, conseguiram se comunicar com o Papa Francisco, no Vaticano.

Tudo começou com uma proposta pedagógica da Instituição. A ideia era trabalhar o livro “Querido Papa Francisco” (Edições Loyola) com alunos do Ensino Fundamental durante as aulas de Ensino Religioso, em todas as Unidades de ensino do Bom Jesus. A obra reúne respostas do pontífice a perguntas de crianças de diferentes partes do mundo sobre temas variados. “A atividade consistia em ler o livro com a família e também na escola, com colegas e professores”, explica o coordenador de Ensino Religioso do Colégio Bom Jesus, Mário Renato Longen. Após a leitura, os estudantes eram instigados a refletir sobre as respostas relacionadas a temas como morte, conflito familiar e existência de Deus.

Alunos com propósito

A atividade pedagógica foi tão bem-aceita pelos estudantes, que três turmas do 5.º ao 6.º ano do Ensino Fundamental surpreenderam a professora de Ensino Religioso da Unidade Bom Jesus São José (Petrópolis/RJ), Christiani Regina Machado Dias Bailume. O grupo de alunos insistiu no envio de uma carta endereçada ao Papa para agradecer e comentar o conteúdo do livro.

“Nossos alunos adoraram a maneira como o Papa respondeu a perguntas sobre temas complexos para eles, como a morte, por exemplo. A didática do Papa e a linguagem acessível conquistaram a todos e, como gratidão, eles decidiram escrever uma carta ao autor do livro”, conta a professora Christiani.

Com a produção da carta coletiva concluída, os alunos passaram ao principal desafio: como fazer o texto chegar ao Papa. Providencialmente, a professora Christiani lembrou que havia recebido, há alguns anos, uma correspondência do Vaticano em resposta a um pedido de participação em evento das famílias com o Papa. “O envelope está muito bem guardado em casa e, graças a ele, conseguimos recuperar o endereço do destinatário”, explica.

Resposta muito aguardada

O envio da carta, em meados de outubro de 2017, só fez crescer a ansiedade dos alunos na espera por uma resposta. Embora a professora Christiani tenha trabalhado a expectativa com os estudantes, nada era certo. Foi então que, pouco antes do final do ano letivo, a surpresa: chegava à Unidade um envelope com o brasão oficial do Vaticano e, dentro dele, o precioso conteúdo.

Um dos trechos da carta que mais chamou a atenção dos alunos foi: “O sucessor do Apóstolo Pedro os exorta a nunca se esquecerem que Jesus também os ama, conhece o nome e os desejos de cada um de seus familiares e amigos e conta com sua ajuda para ter ainda mais amigos no Brasil”.

“Pode parecer um pequeno gesto, mas para os nossos alunos teve um significado muito grande, ressaltando a importância da fraternidade e da empatia, valores humanos que precisamos cultivar todos os dias”, conclui Christiani.

Confira algumas imagens da produção da carta coletiva na galeria de fotos.

 Clique aqui para ler a carta digitalizada.


GALERIA DE FOTOS


Ver todas imagens