Valores Humanos, Proposta Pedagógica

28.09.2018

Tempo Franciscano 2018

link copiado
Tempo Franciscano 2018

O "Dia de São Francisco de Assis – Minoridade, Fraternidade e Paz" foi o tema escolhido para o Tempo Franciscano, um projeto do Colégio Bom Jesus que abrangerá o período de 17 de setembro a 15 de outubro de 2018. Entre os seus diversos objetivos, as atividades propostas e desenvolvidas na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio durante o Tempo Franciscano visam a ser momentos oportunos para se refletir sobre a importância da memória e da celebração do Dia de São Francisco de Assis (4 de outubro), referencial humano e religioso por excelência da proposta pedagógica do Grupo Educacional Bom Jesus.

As ações buscam também oportunizar aos alunos e familiares distinguir “na minoridade, na fraternidade e na paz” um modo peculiar de vida inaugurado por São Francisco de Assis, especialmente na convivência com as pessoas (no âmbito familiar, escolar, profissional e social) e junto às demais criaturas. Por que minoridade, fraternidade e paz?

De acordo com Frei Claudino Gilz, coordenador do Projeto Tempo Franciscano, “a virtude da minoridade se fundamenta em um dos ensinamentos de São Francisco, que assim recomendava: ‘os que estão constituídos sobre os outros não se vangloriem dessa superioridade mais do que se estivessem encarregados de lavar-lhes os pés’”.

Dessa maneira, continua Frei Claudino, “a virtude da fraternidade se evidencia à medida que as pessoas se unem à luz de uma mesma inspiração, seja ela com base no Evangelho de Jesus Cristo, seja ela de cunho humanitário. Logo, a ideia de fraternidade – do ponto de vista franciscano – consiste em dispor do melhor de si para promover o bem-estar do próximo, preferencialmente os mais abandonados. Por sua vez, o sonho e a promoção da paz assumem exigências que vão além do propósito de não ser nem a origem e nem o motivo de certas maledicências ou até mesmo o autor de lamentáveis atos de violência ao próximo. A paz pressupõe uma disposição interior para o perdão incondicional e a caridade. Ensinar tais aspectos aos alunos, aos seus familiares e à sociedade de hoje foi uma das propostas do Projeto do Tempo Franciscano 2018”.

Confira, na galeria de fotos, algumas imagens das atividades desenvolvidas nas Unidades do Bom Jesus durante a abertura do Tempo Franciscano 2018.


GALERIA DE FOTOS


Ver todas imagens