Educação Digital, Proposta Pedagógica, Novidades

12.11.2021

Colégio Bom Jesus de Florianópolis é Escola de Referência Google for Education

link copiado
Colégio Bom Jesus de Florianópolis é Escola de Referência Google for Education

O Colégio Bom Jesus Coração de Jesus, em Florianópolis (SC), agora é reconhecido como uma Escola de Referência Google for Education. Com essa conquista, a unidade passa a fazer parte do grupo global de instituições de ensino que utilizam metodologias ativas e modernas, com tecnologias educacionais como o Google Workspace for Education e Chromebooks, para proporcionar um ensino de excelência, mais interativo e colaborativo.

Para o reconhecimento, 23 professores e trainees foram certificados. O gestor do Colégio, Raphael Branco, afirma que a busca por transformação tecnológica é intrínseca às unidades do Grupo Educacional Bom Jesus, e as capacitações de professores e o preparo dos estudantes já vinham fazendo parte da rotina, mesmo antes de a pandemia surpreender a todos. Exemplo disso é o Espaço de Inovação, que foi estruturado no fim de 2019 (o Espaço é uma sala cujo ambiente é parecido com as instalações do Google: seu mobiliário e equipamentos de informática estimulam a interação entre os ocupantes e a facilitação do aprendizado).

Com as ferramentas e o conhecimento tecnológico em mãos, o papel dos alunos e dos professores é ressignificado: os estudantes são os protagonistas dessa troca de conhecimento e os docentes passam a ser guias provocadores, processo que o Google reconhece como “estudo intuitivo”. Toda essa proposta deixa as salas de aula do Colégio mais dinâmicas, interessantes e criativas, com educação 4.0, tornando-se espaços diferenciados de ensino-aprendizagem. O ano de 2020 foi marcado pela importância dessa estrutura e pelo constante aprimoramento em níveis tecnológicos. As tecnologias garantem maior mobilidade, independência e interatividade entre professor e aluno.

Raphael avalia que ser reconhecido como Escola de Referência Google for Education traz um ganho enorme para o Colégio Bom Jesus Coração de Jesus. “Nós ganhamos em qualidade do ensino, pois há mais interatividade e proximidade entre o aluno e o professor, e entre o aluno e a escola como um todo”, comenta o gestor da unidade. Outro exemplo de revolução tecnológica no Colégio é o fato de os professores serem sempre estimulados a conhecer mais sobre as novas ferramentas, uma vez que os alunos já estão mais acostumados com elas.

Em todo o Grupo Educacional Bom Jesus, que conta com 36 colégios em cinco estados brasileiros, cinco unidades já possuem o reconhecimento Google for Education. Em Santa Catarina, as unidades Colégio Bom Jesus Itajaí, Bom Jesus Pedra Branca, em Palhoça, e Bom Jesus Santo Antônio, em Blumenau, já são reconhecidas como Escolas Referência Google for Education. Em Florianópolis, o Bom Jesus Coração de Jesus recebeu o mais recente reconhecimento. No Paraná, o Colégio Bom Jesus Lourdes é a escola certificada do Grupo no estado.

Confira neste link os perfis dos Colégios Bom Jesus publicados no diretório global do Google.