Iniciação Científica

24.01.2022

Estudante do Colégio Bom Jesus cria rede social voltada para auxílio mútuo entre pessoas

link copiado
Estudante do Colégio Bom Jesus cria rede social voltada para auxílio mútuo entre pessoas

O aluno da 3.ª série do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus Centro, de Curitiba (PR), Vitor Vavolizza, criou um aplicativo em que usuários podem compartilhar solicitações de ajuda mútua. O aplicativo “Ajudee” foi lançado  em 2021 e já pode ser baixado pela Google Play Store. A ideia é que pessoas que precisam de auxílio nas mais diversas áreas, desde financeira até educacional, possam se conectar e trocar informações. Ao baixar a rede social, é possível interagir imediatamente por meio de postagens, campanhas solicitando ajuda e chats de bate-papo.

Desde que foi lançado, o Ajudee já foi premiado 21 vezes em feiras científicas nacionais e internacionais. Entre elas, a 13.ª Muestra Científica Latinoamericana, no Peru, onde ganhou o 1.º lugar na categoria “Digital e Robótica” e se credenciou para a Infomatrix Continental, que será realizada no México, em 2022. Segundo Vitor, a ideia de fazer o aplicativo começou a tomar forma em 2020, quando ele passou a pesquisar o assunto no Programa de Iniciação Científica do Colégio Bom Jesus.

Após várias investigações sobre o cenário econômico e social no Brasil por meio de noticiários e fontes estatísticas, como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por exemplo, ele decidiu desenvolver a rede social com o objetivo de melhorar a situação no país. “Ao acompanhar as notícias, percebi a magnitude da crise que afeta a população diariamente, principalmente na pandemia, e notei que poderia melhorar a vida das pessoas com o uso de tecnologia”, diz Vitor, que pretende estudar Ciências da Computação na universidade.

O professor e orientador do Vitor, Cornélio Schwambach, lembra que o projeto de Iniciação Científica possibilita ao aluno desenvolver muitas competências e habilidades que muitas vezes não são detectadas em salas de aula. “O Bom Jesus tem descoberto grandes talentos e dado oportunidades para que os alunos possam ir além”, afirma.

Para o futuro, Vitor quer testar e aprimorar ainda mais o aplicativo, mas ajudar a população por meio da tecnologia segue sendo seu grande objetivo. “Acredito que podemos transformar o Brasil por meio da criação de soluções tecnológicas”, diz o estudante.

 

Acompanhe mais novidades e conteúdos interessantes do Colégio Bom Jesus também no Instagram @colegiosbomjesus!