Iniciação Científica

24.01.2022

Estudante do Colégio Bom Jesus cria rede social voltada para auxílio mútuo entre pessoas

Compartilhe esta notícia:   
Estudante do Colégio Bom Jesus cria rede social voltada para auxílio mútuo entre pessoas

O aluno da 3.ª série do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus Centro, de Curitiba (PR), Vitor Vavolizza, criou um aplicativo em que usuários podem compartilhar solicitações de ajuda mútua. O aplicativo “Ajudee” foi lançado  em 2021 e já pode ser baixado pela Google Play Store. A ideia é que pessoas que precisam de auxílio nas mais diversas áreas, desde financeira até educacional, possam se conectar e trocar informações. Ao baixar a rede social, é possível interagir imediatamente por meio de postagens, campanhas solicitando ajuda e chats de bate-papo.

Desde que foi lançado, o Ajudee já foi premiado 21 vezes em feiras científicas nacionais e internacionais. Entre elas, a 13.ª Muestra Científica Latinoamericana, no Peru, onde ganhou o 1.º lugar na categoria “Digital e Robótica” e se credenciou para a Infomatrix Continental, que será realizada no México, em 2022. Segundo Vitor, a ideia de fazer o aplicativo começou a tomar forma em 2020, quando ele passou a pesquisar o assunto no Programa de Iniciação Científica do Colégio Bom Jesus.

Após várias investigações sobre o cenário econômico e social no Brasil por meio de noticiários e fontes estatísticas, como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por exemplo, ele decidiu desenvolver a rede social com o objetivo de melhorar a situação no país. “Ao acompanhar as notícias, percebi a magnitude da crise que afeta a população diariamente, principalmente na pandemia, e notei que poderia melhorar a vida das pessoas com o uso de tecnologia”, diz Vitor, que pretende estudar Ciências da Computação na universidade.

O professor e orientador do Vitor, Cornélio Schwambach, lembra que o projeto de Iniciação Científica possibilita ao aluno desenvolver muitas competências e habilidades que muitas vezes não são detectadas em salas de aula. “O Bom Jesus tem descoberto grandes talentos e dado oportunidades para que os alunos possam ir além”, afirma.

Para o futuro, Vitor quer testar e aprimorar ainda mais o aplicativo, mas ajudar a população por meio da tecnologia segue sendo seu grande objetivo. “Acredito que podemos transformar o Brasil por meio da criação de soluções tecnológicas”, diz o estudante.

 

Acompanhe mais novidades e conteúdos interessantes do Colégio Bom Jesus também no Instagram @colegiosbomjesus!

AGENDE UMA VISITA