Institucional, Geral, Enem
22.07.2025Colégio Bom Jesus tem o 2.º melhor desempenho do PR no Enem 2024

O Colégio Bom Jesus obteve o segundo melhor desempenho entre as escolas particulares do estado do Paraná no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). Os feras da unidade Divina Providência, em Curitiba, conquistaram essa posição com uma pontuação expressiva na soma das notas obtidas na prova objetiva e na redação. Entre as demais unidades que pertencem ao Grupo Bom Jesus, 20 figuram nas melhores posições de suas próprias cidades, sendo 13 em primeiro lugar.
Na análise do coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas (CEP) do Colégio Bom Jesus, Marcelo Bianchini Fávaro, o grupo apresentou um desempenho geral muito bom, o que demonstra força e unidade do projeto pedagógico da instituição. Além disso, também há uma melhoria constante e estável entre todas as unidades.
As avaliações diagnósticas, realizadas periodicamente a partir do quinto ano, garantem os principais indicadores que auxiliam no processo de aprendizagem, identificando os pontos fortes e os que precisam de mais atenção. De acordo com Fávaro, esse é um dos fatores que justificam esse desempenho no Enem, pois o resultado na prova é fruto de todo o ciclo escolar do aluno.
“Para o próximo Enem, entendemos que novidades lançadas em 2025, como o BJ Explica e o Fera Explica, que são correções comentadas das provas e avaliações diagnósticas, potencializarão ainda mais os nossos resultados, tudo isso aliado ao trabalho contínuo com base em resultados do Grupo, das unidades e de cada aluno”, comenta Fávaro.
Entre os destaques desta edição, além do Bom Jesus Divina Providência, em Curitiba, estão o Colégio Bom Jesus São José, primeiro colocado em São Bento do Sul e sexto no ranking estadual de Santa Catarina; a unidade de Rio Negro, também chamada Colégio Bom Jesus São José, que lidera na cidade e ocupa a 13.ª posição no Paraná; e as unidades Nossa Senhora Aparecida e São Miguel, que alcançaram o primeiro lugar nos municípios de Venâncio Aires e Arroio do Meio, respectivamente, figurando como a 16.ª e 18.ª melhores escolas do Rio Grande do Sul.
Metodologia de análise
O levantamento de desempenho das escolas particulares no Enem 2024 foi elaborado com base nos dados divulgados pelo MEC neste mês de julho considerando a soma das notas da prova objetiva e da redação. Foram desconsideradas na análise as instituições de ensino com menos de dez alunos participantes, candidatos que tenham sido desclassificados durante a aplicação das provas, que não tenham realizado as duas etapas de avaliação ou que tenham zerado a redação por motivos não relacionados à qualidade do texto.