Proposta Pedagógica

16.12.2014

Museu Alfredo Andersen expõe obras de alunos do Bom Jesus

link copiado
Museu Alfredo Andersen expõe obras de alunos do Bom Jesus

Da sala de aula para uma prestigiada exposição de artes. Essa foi a trajetória de nove trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental do Bom Jesus Água Verde, em Curitiba (PR), que agora estão em exposição no Museu Alfredo Andersen (MAA) até o mês de janeiro de 2015.

Alfred Emil Andersen, norueguês que estabeleceu lar no Paraná em 1892, deixou um importante legado artístico e de fomento cultural ao estado. Pintor, professor, cenógrafo e jornalista, Alfredo, como passou a ser conhecido, recebeu o título de “Cidadão Honorário de Curitiba”, em 1931, faleceu em 1935 e foi devidamente homenageado em 1979, quando o seu nome foi imortalizado na fachada do museu curitibano.

Proposta pedagógica


A professora de Arte, Marcia Cristiane Kusmann, explica que os alunos realizaram atividades em sala de aula sobre a visita ao museu nas disciplinas de Arte e de Língua Portuguesa. “Em Arte, eles analisaram os estilos de pintura: cenas de gênero, paisagens e retratos e também características peculiares do artista. Já em Língua Portuguesa, produziram textos, em formato de propaganda, sobre uma exposição que aconteceria, ficticiamente, no MAA”.

Após a análise dos textos, uma equipe interna do museu escolheu algumas obras para integrarem uma exposição em comemoração a "Semana Andersen", no início de novembro.

Antes disso, no mês de outubro, os alunos visitaram o MAA e conheceram a vida e algumas das obras de Alfredo Andersen por meio de um teatro de fantoches, que ilustrou a história do artista. Os estudantes também puderam entender o motivo dele ter um museu em sua homenagem. Após o teatro, apreciaram algumas de suas obras com a equipe de mediação do espaço cultural e conversaram com a artista plástica Sandra Hiromoto.

O MAA fica na Rua Mateus Leme, 336, na região central de Curitiba. O horário de atendimento é de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h. Mais informações pelo telefone (41) 3222-8262 ou pelo site www.maa.pr.gov.br.

Confira a seguir os nomes dos alunos com trabalhos em destaque no museu e também imagens da visita e das obras no espaço cultural:


- João Gabriel Colombo (2.ª turma do 5.º ano do Ensino Fundamental);
- Letícia Fernardes e Patrick Ferraz Galvão (3.ª turma);
- Ana Luiza Reis, Vitor Rossi Vavolizza, Marcello Peruzzo Zanela Oliveira e Maria Luiza Jondral Rotolo de - Macedo (4.ª turma);
- Anna Gwynn Dranczuk Bernardes e Sarah Nunes Cezario (6.ª turma).



GALERIA DE FOTOS


Ver todas imagens