Proposta Pedagógica

04.08.2015

Cultura e esporte na formação de valores

link copiado
Cultura e esporte na formação de valores

Estimular a competição no ambiente escolar pode ir além da busca por um único vencedor. Orientada corretamente, essa atividade contribui com o cultivo de virtudes e a formação de valores entre os educandos. Com esse objetivo, o Bom Jesus promoveu o projeto nacional “Jogos Internos – Semana Cultural e Esportiva”.

No primeiro trimestre deste ano, a Instituição lançou um desafio a todas as suas Unidades, presentes nas regiões Sul e Sudeste: organizar, com o auxílio dos estudantes, uma semana de competições esportivas e de ações culturais e solidárias. Toda a programação foi norteada pelo lema da Campanha da Fraternidade de 2015, “Eu vim para servir”. O projeto é direcionado aos alunos do Ensino Fundamental, mas em algumas Unidades, ele também contou com a participação das turmas do Ensino Infantil e do Ensino Médio.

Na maioria das Unidades, as atividades ocorreram na última semana de aula que antecedeu as férias de julho, com exceção de alguns colégios do Bom Jesus que promoverão os Jogos durante o segundo semestre letivo devido ao calendário regional. A programação incluiu modalidades esportivas, como atletismo, basquetebol, futsal, handebol, voleibol feminino e masculino, xadrez, tênis de mesa, natação e jogos eletrônicos de esporte; gincanas e atividades culturais relacionadas a algumas disciplinas, como a “caça ao tesouro interdisciplinar”; e campanhas solidárias de arrecadação de mantimentos para instituições de caridade.

De acordo com o Centro de Estudos e Pesquisas (CEP) do Bom Jesus, a qualidade dos trabalhos apresentados e a condução das equipes pedagógicas favoreceram o entrosamento entre os alunos. As atividades foram desenvolvidas com riqueza de conteúdo pedagógico e cultural, reforçando o aprendizado de maneira prazerosa e o cultivo das virtudes franciscanas.

Confira abaixo algumas fotos das atividades nas Unidades do Bom Jesus.



GALERIA DE FOTOS


Ver todas imagens