Proposta Pedagógica, Eventos

24.08.2015

Tempo e literatura no “Conversa com o Autor”

link copiado
Tempo e literatura no “Conversa com o Autor”

De acordo com a física, o tempo é relativo. No campo das ideias e da literatura, não é diferente. O romance “Aos 7 e aos 40” (Editora Cosac Naify, 2013), de João Anzanello Carrascoza, é um ensaio sobre as diferentes interpretações do tempo ao longo da vida. No último dia 20, o escritor esteve no Colégio Bom Jesus, em Curitiba (PR), para falar sobre a sua obra para estudantes da 2.ª série do Ensino Médio, que utilizam o livro na disciplina de Produção de Texto.

Segundo a organizadora do encontro “Conversa com o Autor”, a professora de Língua Portuguesa Cleuza Cecato, o diálogo com Carrascoza foi uma oportunidade de aprofundar o debate sobre o tema central da obra: a passagem inevitável do tempo e o seu efeito sobre a vida. “O estudo da literatura vai além do aprendizado das estruturas linguísticas e, neste caso específico, observamos a troca de ideias e impressões com o autor, um exercício que certamente auxiliará na produção de textos”, comenta.


Assista, a seguir, uma entrevista exclusiva com o autor:



Sobre a obra


Fazendo uso de uma estrutura bastante inovadora, João Anzanello Carrascoza conta duas histórias simultaneamente, que correspondem a dois momentos distintos na vida do personagem principal, que nunca é nomeado – seus sete e seus quarenta anos. Com capítulos intercalados – os ímpares narrando a infância e os pares, a vida adulta –, o autor usa essa estratégia para construir a oposição já presente no texto.

Sobre o autor


João Anzanello Carrascoza é paulista de Cravinhos, interior de São Paulo. Escritor e professor universitário, estreou com o livro “Hotel Solidão” (1994). Publicou várias coletâneas de contos, como “O vaso azul” (1998), “Duas tardes” (2002), “O volume do silêncio” (2006, prêmio Jabuti) e “Aquela água toda” (2012, prêmio APCA), os dois últimos pela Editora Cosac Naify. Em 2013, o escritor iniciou a produção de romances com “Aos 7 e aos 40” e, em 2014, com “Caderno de um ausente”.

Confira algumas imagens do evento na galeria de fotos.


GALERIA DE FOTOS


Ver todas imagens
Ícone de uma agenda AGENDAR UMA VISITA