ÁREA RESTRITA: BJ CONNECT
 

Proposta Pedagógica, Eventos

22.09.2015

Escritora Ana Miranda no Bom Jesus

Compartilhe esta notícia:   
Escritora Ana Miranda no Bom Jesus

Ana Maria Nóbrega Miranda, ou apenas Ana Miranda, como assina os seus livros, é uma escritora cearense que figura entre os principais nomes da literatura nacional contemporânea. Em visita ao Colégio Bom Jesus, ela foi a figura central do Mundo Livro, evento anual que promove palestras e atividades culturais para o estudo das obras selecionadas para o vestibular da UFPR, como A última quimera, de autoria da artista convidada.

Ao subir ao palco, Ana Miranda foi ovacionada pelos estudantes do Ensino Médio das Unidades de Curitiba, de São José dos Pinhais e de Paranaguá. “Já estive aqui em outras oportunidades e sei que vocês são realmente Feras!”, disse a escritora, referindo-se ao conhecimento demonstrado pelos alunos da 3.ª série a respeito da sua obra e do poeta Augusto dos Anjos – tema central de A última quimera.

Programação literária


O Mundo Livro deste ano contou com a participação da equipe de Literatura do Bom Jesus, além de um grupo de alunos do Terceirão, que fizeram uma leitura em formato de jogral da obra A máquina do mundo, de Carlos Drummond de Andrade. A mesma obra foi objeto de encenação pelo ator Edson Fragoso.

A professora Cláudia Pedroso, coordenadora do encontro, analisou o patriarcalismo nas obras Lucíola, Fogo morto, Os dois ou O inglês maquinista e Lavoura arcaica. A sexualidade em Lucíola, Bom-crioulo, Lavoura arcaica e na poesia erótica de Gregório de Matos Guerra foi abordada pela professora Janine Cardoso. Já o professor Vanderlei Siqueira fez um resgate da figura social do negro na literatura brasileira.

Os professores João Amálio Ribas e Guilherme Shibata falaram sobre as visões do mundo feminino em Lucíola, Lavoura arcaica e Eles não usam black-tie e, ainda, a respeito da estrutura familiar em Fogo morto, Lavoura arcaica e no poema A mesa, de Carlos Drummond de Andrade, respectivamente. A dupla também abordou as várias faces das histórias de Machado de Assis. O Mundo Livro foi encerrado com um show musical apresentado pelos professores Marcelo Brum-Lemos e João Amálio Ribas, que entoaram canções da banda The Beatles e de Bob Dylan.

Confira algumas imagens do evento na galeria de fotos.



GALERIA DE FOTOS


Ver todas imagens