Proposta Pedagógica, Eventos

22.09.2015

Escritora Ana Miranda no Bom Jesus

link copiado
Escritora Ana Miranda no Bom Jesus

Ana Maria Nóbrega Miranda, ou apenas Ana Miranda, como assina os seus livros, é uma escritora cearense que figura entre os principais nomes da literatura nacional contemporânea. Em visita ao Colégio Bom Jesus, ela foi a figura central do Mundo Livro, evento anual que promove palestras e atividades culturais para o estudo das obras selecionadas para o vestibular da UFPR, como A última quimera, de autoria da artista convidada.

Ao subir ao palco, Ana Miranda foi ovacionada pelos estudantes do Ensino Médio das Unidades de Curitiba, de São José dos Pinhais e de Paranaguá. “Já estive aqui em outras oportunidades e sei que vocês são realmente Feras!”, disse a escritora, referindo-se ao conhecimento demonstrado pelos alunos da 3.ª série a respeito da sua obra e do poeta Augusto dos Anjos – tema central de A última quimera.

Programação literária


O Mundo Livro deste ano contou com a participação da equipe de Literatura do Bom Jesus, além de um grupo de alunos do Terceirão, que fizeram uma leitura em formato de jogral da obra A máquina do mundo, de Carlos Drummond de Andrade. A mesma obra foi objeto de encenação pelo ator Edson Fragoso.

A professora Cláudia Pedroso, coordenadora do encontro, analisou o patriarcalismo nas obras Lucíola, Fogo morto, Os dois ou O inglês maquinista e Lavoura arcaica. A sexualidade em Lucíola, Bom-crioulo, Lavoura arcaica e na poesia erótica de Gregório de Matos Guerra foi abordada pela professora Janine Cardoso. Já o professor Vanderlei Siqueira fez um resgate da figura social do negro na literatura brasileira.

Os professores João Amálio Ribas e Guilherme Shibata falaram sobre as visões do mundo feminino em Lucíola, Lavoura arcaica e Eles não usam black-tie e, ainda, a respeito da estrutura familiar em Fogo morto, Lavoura arcaica e no poema A mesa, de Carlos Drummond de Andrade, respectivamente. A dupla também abordou as várias faces das histórias de Machado de Assis. O Mundo Livro foi encerrado com um show musical apresentado pelos professores Marcelo Brum-Lemos e João Amálio Ribas, que entoaram canções da banda The Beatles e de Bob Dylan.

Confira algumas imagens do evento na galeria de fotos.



GALERIA DE FOTOS


Ver todas imagens