Valores Humanos, Proposta Pedagógica

30.09.2015

Tempo Franciscano: semeando a paz e o bem

link copiado
Tempo Franciscano: semeando a paz e o bem

Consta que São Francisco nasceu por volta do ano 1182 na cidade de Assis (Itália), situada nos confins do vale de Espoleto. Desde a sua infância, mostrava-se alegre, brincalhão, amável, pródigo, cortês, generoso, desapegado de si, fiel a seus propósitos e dotado de uma inteligência sutil. Distinguia-se pela compaixão para com os pobres que encontrava pelo caminho, a ponto de dar-lhes abundantes esmolas.

Inspirados na figura de São Francisco de Assis, os alunos do Bom Jesus no Rio Grande do Sul estão em plena atividade na realização do projeto pedagógico “Tempo Franciscano”. A ação, que teve início no começo de setembro, ocorrerá em todas as Unidades da Instituição até a semana que marcará o Dia de São Francisco de Assis – 4 de outubro.

Uma das turmas envolvidas é a da Educação Infantil do Bom Jesus São Miguel, em Arroio do Meio. Nesta semana, os estudantes realizaram trabalhos em sala de aula relacionados com o tema do projeto: Perdão e Prudência. Com a orientação da professora Jaqueline Weber, os alunos dialogaram sobre a vida de São Francisco de Assis e assistiram a um vídeo a respeito da Oração da Paz.

Semeando a paz e o bem


Inspirados no exemplo de São Francisco, que exaltava a importância da natureza como amiga e irmã do homem, o grupo de estudantes trabalhou com o plantio de alpiste em um vaso com terra para observar a germinação. O gesto foi explicado pela professora como um símbolo das nossas atitudes diárias, ou seja, da importância de semearmos coisas boas para colhermos bons frutos.

As ações do Tempo Franciscano seguem em outras Unidades do Bom Jesus e, nesta quarta-feira (30), divulgaremos mais atividades.