Proposta Pedagógica

29.10.2015

Bom Jesus promove Concurso Literário

link copiado
Bom Jesus promove Concurso Literário

Mais de 6.400 alunos do 5.º ao 8.º ano do Ensino Fundamental do Bom Jesus se aventuraram no campo da literatura durante o 4.º Concurso Literário da Instituição. A ação cultural foi proposta pelo Centro de Estudos e Pesquisas (CEP) a todas as Unidades do Bom Jesus no Brasil. Com o objetivo de motivar a leitura e a produção textual, os alunos foram desafiados a produzirem textos com base nos gêneros literários conto de assombração, conto de fadas, narrativas de aventura e crônica.

Durante o segundo semestre, os professores de Língua Portuguesa orientaram os estudantes em sala de aula, mas sem interferir na liberdade criativa dos jovens autores. A elaboração dos conteúdos contemplou a avaliação pedagógica de Produção de Texto e considerou a temática das produções, o emprego dos elementos característicos do gênero proposto e o número de linhas previsto.

Ao todo, foram selecionados 336 textos finalistas, sendo 60 premiados nos estados e 12 nacionalmente. Os alunos vencedores receberam certificados e medalhas e as 42 produções mais bem avaliadas compõem o livro oficial do Concurso Literário, que pode ser lido aqui (o conteúdo não deve reproduzido sem autorização prévia).