Proposta Pedagógica

07.12.2015

Chefs empreendedoras

link copiado
Chefs empreendedoras

Boas ideias geralmente surgem em momentos inesperados. No caso de quatro alunas do 8.º ano do Ensino Fundamental do Bom Jesus São José, em São Bento do Sul (SC), a descoberta aconteceu quando elas se deram conta de que tinham algo em comum: não sabiam receitas suficientes para aplacar a costumeira fome durante as tardes sem os pais. Foi assim que elas conversaram entre si e decidiram criar o blogReceita entre amigas”.

O projeto, desenvolvido na disciplina de Empreendedorismo do Colégio, ganhou o primeiro lugar geral em um dos mais importantes eventos do segmento no estado catarinense, o ENIT (Encontro de Negócios, Inovação e Tecnologia), concorrendo a preferência do público com estudantes de outras 11 escolas. A professora orientadora, Cristiane Roberge, explica que o projeto seguiu os critérios de inovação e de plano de negócios.

“Primeiramente, elas avaliaram a necessidade do mercado, ou seja, pessoas na mesma faixa etária que não possuem o conhecimento suficiente para cozinharem sozinhas. Elas também fizeram um planejamento estruturado de concepção, de produção e de entrega do produto, além de aplicar uma linguagem de fácil acesso a qualquer pessoa interessada no conteúdo”, diz.

Para ensinar receitas e trocar experiências gastronômicas, as amigas Julia Valandro, Georgia K. Leitz, Luiza Dalmolin e Heloisa Martins gravam vídeos-tutoriais sobre receitas fáceis de fazer e publicam em um blog. Clique aqui para conferir o projeto piloto.

De acordo com o coordenador de Empreendedorismo do Centro de Estudos e Pesquisas (CEP) do Bom Jesus, Deyverson Wichinewski, o objetivo de aplicar a disciplina no Ensino Fundamental é desenvolver habilidades empreendedoras nos alunos. “Eles entram em contato com noções básicas e técnicas de Empreendedorismo, levando-os a compreender que sem dedicação, esforço, entusiasmo e trabalho em equipe, as coisas não acontecem”, finaliza.

Confira a participação das alunas no Enit na galeria de fotos abaixo:




GALERIA DE FOTOS