Valores Humanos, Institucional

21.03.2016

'Tendo amado os seus, amou-os até o fim.'

link copiado
'Tendo amado os seus, amou-os até o fim.'

A vida, a mensagem e os gestos de Jesus Cristo continuam sendo uma feliz inspiração para toda a humanidade. Uma dessas mensagens e gestos se deu nos últimos momentos de sua vida: o gesto de lavar os pés dos discípulos que estavam com Ele à mesa.

Movido por qual sentimento? O amor. “Tendo amado os seus, amou-os até o fim”, atesta o Evangelista João. O amor ali, à mesa, se fez serviço. O amor surpreendeu os discípulos convivas: o Mestre entre eles como servo, servindo. O amor enalteceu a quem servia e dignificou a quem foi servido. O gesto de lavar os pés remete a uma trajetória de vida a serviço do próximo, nas mais diferentes situações do cotidiano, a tal ponto de ressignificar a Páscoa.

São Francisco de Assis identificou no gesto de lavar os pés um ideal para a sua vida e, por isso, pôs-se a servir os leprosos, a repartir o pão com os mais necessitados, a cuidar dos enfermos, a amar a mãe natureza e todas as criaturas. Proclamou felizes todos aqueles que fossem encontrados tão humildes junto a seus súditos como se estivessem no meio de seus senhores. Francisco de Assis foi, por esse e tantos outros motivos, uma lição de vida.

Há 120 anos, o Bom Jesus encontra-se, inspirado no legado de São Francisco de Assis, a serviço de seus alunos e familiares, buscando oportunizar uma educação voltada ao desenvolvimento humano, religioso e, principalmente, à descoberta da alegria de viver.

Frei Claudino Gilz, ofm.
Coordenador de Ensino Religioso do Grupo Educacional Bom Jesus