Valores Humanos, Proposta Pedagógica

06.04.2016

Alunos do 1.º ano do Ensino Fundamental aprendem sobre a “casa comum”

link copiado
Alunos do 1.º ano do Ensino Fundamental aprendem sobre a “casa comum”

Os valores fundamentais envolvidos no cuidado com o planeta Terra, a nossa “casa comum”, como lembra o tema da Campanha da Fraternidade 2016 (“Casa comum, nossa responsabilidade”), têm pautado as aulas de Ensino Religioso no Colégio Bom Jesus. Nas Unidades Externato, em Pindamonhangaba (SP), e Vicente Pallotti, na capital paulista, os professores da disciplina desenvolveram atividades pedagógicas sobre essa temática com as turmas do 1.º ano do Ensino Fundamental (EF).

No Bom Jesus Externato, por exemplo, a professora Thalita Cristine Gonçalves Silva trabalhou em sala de aula a confecção de um painel do ciclo da água para que os educandos refletissem sobre o consumo consciente. “Conversamos também sobre a coleta seletiva do lixo na escola e em casa, sobre a alimentação saudável e o papel de cada um na nossa grande casa: o mundo”, explica.

A reflexão sobre como as ações individuais podem influenciar em seus lares e no meio ambiente, que é a casa de todos, também foi feita em família. Pais e alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I participaram de oficinas de reciclagem transformando “lixo” em objetos úteis. Garrafas PET foram transformadas em hortas suspensas; latas de molho, em porta-canetas; embalagens de xampu, em porta-celulares; e banners, em sacolas.

O valor do diálogo


O cuidado com a natureza também foi destaque nas aulas do 1.º ano do EF na Unidade Vicente Pallotti. Vídeos educativos fomentaram o debate entre os alunos sobre as possibilidades e os deveres de cada um no cuidado com o nosso planeta. Orientados pela professora Karina Vannuchi Melo, as crianças confeccionaram, ainda, um cartaz representando a união das pessoas na busca por esse objetivo comum.

Um painel também foi criado com a utilização de materiais diversos, evocando a importância da reciclagem e reforçando a mensagem de cuidado com a natureza. “Tudo foi feito com muito carinho e dedicação pelos alunos”, lembra a professora Meili Kayo.

Durante as aulas de inglês, a professora Lívia Lapastina Silva convidou os alunos a refletirem sobre ações cotidianas que poderiam ser tomadas para transformar o mundo em um lugar cada vez melhor. O diálogo entre as crianças revelou palavras-chave para o cumprimento dessa aspiração, como donation, love, family, recycle, don't pollute, be polite (doações, amor, reciclar, não poluir, ser educado).

“Como o tema da Campanha da Fraternidade nos convida à convivência com o próximo e à responsabilidade por nossos atos perante a humanidade, montamos uma cidade com casinhas cheias de pedidos e esperanças para nosso planeta. Afinal, tudo começa dentro de casa”, finaliza a professora Lívia.

Nos próximos meses, outras atividades relacionadas ao tema da Campanha da Fraternidade 2016, desenvolvidas nas demais Unidades do Bom Jesus, serão compartilhadas neste site.

Confira algumas imagens das ações relatadas na galeria de fotos abaixo.




GALERIA DE FOTOS


Ver todas imagens