Valores Humanos, Proposta Pedagógica, Institucional

23.03.2016

Páscoa, fraternidade e virtudes

link copiado
Páscoa, fraternidade e virtudes

O Colégio Bom Jesus, por meio da área de Ensino Religioso, desenvolve atividades pedagógicas com o objetivo de cultivar virtudes e atitudes, com a inspiração de São Francisco de Assis, entre os seus alunos. Em 2016, a Campanha da Fraternidade (CF) será um dos principais assuntos dessa disciplina a serem trabalhados em sala de aula, com base no tema geral da ação promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic): “Casa comum, nossa responsabilidade”.

Tradicionalmente, o ponto alto da CF ocorre durante a Quaresma – período de 40 dias entre a quarta-feira de cinzas e a Páscoa. Contudo, ações de cunho solidário aos mais necessitados e de cuidado à vida, nas suas mais diversas manifestações, têm conquistado a admiração da sociedade. Por isso, é possível identificar outros desdobramentos da CF ao longo do ano. Exemplo disso são as ações sociais, culturais e pedagógicas que serão promovidas pelo Colégio Bom Jesus em todas as suas Unidades, em cinco estados brasileiros, durante 2016.

"Casa Comum"

Nesta quinta-feira, dia 23, a Unidade Bom Jesus São José dos Pinhais, no Paraná, promoveu uma das primeiras atividades relacionadas ao tema. Alunos do 5.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental (EF) conversaram sobre o significado do tema da CF 2016 com o coordenador de Ensino Religioso do Centro de Estudos e Pesquisas (CEP) do Bom Jesus, Frei Claudino Gilz, com o professor da disciplina Douglas Pletsch Puhl, e com a gestora da Unidade, Stela Wontroba.

“Todos os alunos aprendem a compartilhar experiências e conhecimentos no Colégio. Então, formamos um grupo unido pelo cuidado à Casa Comum, que é o nosso planeta, onde vivemos e estudamos. Procura-se dar ênfase à ideia do Papa Francisco de que, juntos, é possível avançar no cuidado à natureza, razão pela qual incentivamos nossos alunos a estender esse sentimento aos familiares e amigos, principalmente às pessoas que mais precisam”, disse Frei Claudino, ao fazer referência às ações solidárias de Páscoa desenvolvidas recentemente pelos estudantes.

Responsabilidade com o próximo

Além do ensino e da aprendizagem sobre o tema da CF, os alunos de São José dos Pinhais se uniram em prol de ações voluntárias que consistiram na arrecadação de donativos para instituições de ensino e filantrópicas do município. As turmas da Educação Infantil ao 5.º ano do Ensino Fundamental arrecadaram cerca de cinco mil bombons, que foram acondicionados em kits de Páscoa, desenvolvidos pelos estudantes, e doados ao Centro de Amparo ao Menos e ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Árvore de Sapatos. Já os alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio arrecadaram leite, óleo de cozinha e farinha de trigo para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade.

Ao final do encontro, os alunos colocaram cartazes de conscientização a respeito dos objetivos específicos da CF 2016, como a união das pessoas de diferentes expressões religiosas, o saneamento básico, o consumo responsável, entre outros, nas áreas de maior circulação de pessoas na Unidade.

Nos próximos meses, outras atividades relacionadas ao tema da CF 2016, desenvolvidas nas demais Unidades do Bom Jesus, serão compartilhadas neste site da Instituição.

Saiba mais sobre a Campanha da Fraternidade 2016 no site da CNBB.


GALERIA DE FOTOS


Ver todas imagens