ÁREA RESTRITA: BJ CONNECT
 

Iniciação Científica

Iniciação Científica

A iniciação científica é um dos caminhos para se ampliar as perspectivas de um ensino interdisciplinar, trazendo para a Educação Básica o ambiente acadêmico.

Com base em propostas diferenciadas, combinando formação pedagógica e estímulo ao potencial criativo, o Bom Jesus incentiva a pesquisa científica desde as séries iniciais até o Ensino Médio, quando envolve seus alunos no Programa de Iniciação Científica, preparando-os para a pesquisa, a experimentação, a tabulação de dados, a participação em feiras nacionais e no exterior, entre outros.

FICEM

Com o objetivo de consolidar os conhecimentos adquiridos por meio do Programa de Iniciação Científica, os alunos do Bom Jesus participam da Feira de Iniciação Científica do Ensino Médio (Ficem).

Realizada anualmente pelo Bom Jesus, o evento segue modelos internacionais de feiras e congressos e oportuniza aos estudantes de todas as Unidades da Instituição, em um mesmo local, momentos exclusivos para a exposição dos trabalhos científicos e o intercâmbio de experiências.

Além disso, muitos trabalhos que se destacam na Ficem são apresentados em feiras e eventos nacionais e internacionais, como Feira de Ciências Junior PUCPR, Feira de Iniciação Científica Antônio Ayroso (FICAA), Ficiências, Febrace, Prêmio Jovem Cientista e Genius Olympiad.

OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS
Os alunos do Bom Jesus, desde as séries iniciais, são incentivados também a participarem das diversas olimpíadas científicas oferecidas por universidades e institutos de pesquisas. O objetivo principal é proporcionar aos estudantes o contato com conhecimentos múltiplos, estimulando-os a descobrirem sobre as ciências e as novas tecnologias e, dessa forma, auxiliá-los em sua futura escolha profissional.


Nos últimos anos, diversos alunos do Bom Jesus se destacaram no âmbito da iniciação científica, regional e nacionalmente, e até mesmo no exterior, conquistando diversas menções honrosas, medalhas e prêmios.