Ensino Médio

Ensino Médio Nessa etapa, os alunos recebem os elementos necessários para enfrentar desafios como os concursos vestibulares e o Enem. Os conteúdos são consolidados e aprofundados, possibilitando que os educandos participem das relações sociais, exerçam sua cidadania com postura ética e prossigam com seus estudos.

Nessa fase final da Educação Básica, a abordagem pedagógica no Bom Jesus é feita de forma interdisciplinar, privilegiando o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. Ainda no Ensino Médio, o Bom Jesus promove a compreensão contextualizada dos fundamentos científicos e tecnológicos.

Conheça alguns projetos desenvolvidos no Ensino Médio.

Atualidades

Estudar assuntos atuais é indispensável a quem deseja estar preparado para os mais diversos processos seletivos. Nesse sentido, o Bom Jesus oferece a seus alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental à 3.ª série do Ensino Médio encontros para discussões e avaliações desenvolvidas com base em temas de ampla repercussão nacional e internacional – mostrando, uma vez mais, como as atividades propostas em sala de aula podem ser contextualizadas com o cotidiano. Neste ano, entre os temas abordados estão as eleições, o marco regulatório da internet, o racionamento de água e a nova lei de resíduos sólidos, incentivando os alunos a terem uma visão mais crítica sobre assuntos relevantes no momento.

Além disso, os conteúdos abordados durante os encontros de Atualidades também são temas de aulas digitais do Programa de Inovação Tecnológica na Educação (Pite).

Avaliação Diagnóstica

Desenvolvida pelo CEP, é aplicada aos alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental à 3.ª série do Ensino Médio a fim de verificar e quantificar o conhecimento por meio de testes pautados em competências e habilidades. As avaliações são estruturadas em áreas do do saber e, além das provas objetivas, aplica-se aos alunos uma produção de texto. Com a Avaliação Diagnóstica, é possível respeitar as individualidades e acompanhar os alunos de forma personalizada, fornecendo a eles meios de trabalharem as habilidades a serem recuperadas.

BJtão

A cada bimestre, os alunos do 9.º ano à 2.ª série do Ensino Médio realizam o BJtão – uma avaliação que reproduz as exigências dos principais vestibulares e do Enem.

Enem

Ao longo do Ensino Médio, os alunos do 9.º ano à 3.ª série realizam simulados do Enem que promovem o contato com questões de todas as áreas do conhecimento. Além disso, os simulados propiciam que esses educandos tenham condições de se autoavaliar, o que lhes confere mais confiança para enfrentarem os futuros desafios acadêmicos.

Espaço da Palavra

No Bom Jesus, os alunos* do 9.º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio contam com uma proposta diferenciada para conhecer, interpretar e produzir diferentes gêneros textuais: o Espaço da Palavra. Com o objetivo central de levar os educandos a redigirem textos com precisão, habilidade e criatividade, o projeto é oferecido no contraturno com atendimento individualizado. O resultado final das produções textuais compõe um portfólio que proporciona aos alunos acompanharem sua evolução e perceberem a melhora de seu rendimento.

Mundo Livro

De forma dinâmica e atrativa, professores de Literatura e autores de livros são convidados a conduzirem discussões e a apresentarem opiniões diversificadas a respeito das principais obras literárias selecionadas para os vestibulares locais e dos elementos que as compõem. Esse encontro – realizado anualmente, durante um dia inteiro – contribui com o desenvolvimento de um aluno capaz de interpretar não apenas o que lê, mas o que vive e vê, despertando sua capacidade crítica de leitor.

O Mundo Livro está sendo implementado gradativamente e, atualmente, está presente nas seguintes Unidades do Paraná: Centro, Lourdes, Divina Providência, São José dos Pinhais e Rosário.

Estratégias de Resolução do Enem

Com a finalidade de ambientar os alunos, desde o Ensino Fundamental, ao modelo de avaliação que vem a cada ano substituindo parcial ou integralmente os vestibulares mais concorridos do país, o projeto utiliza as diretrizes adotadas em avaliações oficiais do MEC e foi constituído sob as mesmas estruturas do Enem: quatro áreas do conhecimento, tempo e ordem de aplicação, modelos e quantidades de questões – sempre considerando o ano escolar.

Revisões Complementares de Vestibular

A fim de que os alunos da 3.ª série do Ensino Médio fiquem mais bem preparados para os processos de avaliação, frequentemente são realizados aulões de revisão do conteúdo visto em sala – mais uma forma de manutenção da aprendizagem e de testar os conhecimentos.

Confira aqui a relação de aprovados no Vestibular

UNIDADES BOM JESUS QUE OFERECEM Ensino Médio


Rio de Janeiro

São Paulo

Rio Grande do Sul

Santa Catarina