Ensino Médio

Ensino Médio Nessa fase final da Educação Básica, a proposta pedagógica no Bom Jesus é aplicada de forma interdisciplinar, privilegiando o desenvolvimento da autonomia intelectual, do pensamento crítico e do aprofundamento dos conhecimentos.

Por isso, o Bom Jesus trabalha com um sistema diferenciado no Ensino Médio, em que, nas duas primeiras séries, são estudados os assuntos das várias áreas do conhecimento e, na terceira, é feita uma revisão geral de todo o conteúdo programático, além de simulados e aulões diversos para preparações.

Assim, busca-se oferecer aos alunos os elementos necessários para enfrentar os concursos vestibulares e o Enem, além de possibilitar que eles participem das relações sociais, exerçam sua cidadania com postura ética e prossigam com seus estudos.

Conheça alguns projetos desenvolvidos no Ensino Médio.

ATUALIDADES
A fim de melhor preparar seus alunos para os processos seletivos dessa fase, que em geral tratam de temas atuais e por vezes polêmicos, exigindo boa capacidade de argumentação e de defesa de ideias, o Bom Jesus oferece, do 9.º ano do Ensino Fundamental à 3.ª série do Ensino Médio, encontros para discussões e avaliações desenvolvidas com base em temas de ampla repercussão nacional e internacional.

Assim, os estudantes podem opinar e defender pontos de vista com mais segurança, uma vez que nas aulas de Atualidades desenvolvem uma visão mais crítica sobre os assuntos relevantes no momento. Além disso, os conteúdos abordados durante os encontros também são temas de aulas virtuais na plataforma digital BJ Connect.

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
Desenvolvida pelo CEP, trata-se de um mecanismo utilizado para acompanhar os alunos de forma personalizada, valorizando e respeitando as individualidades e fornecendo a eles meios de trabalharem as habilidades a serem recuperadas.

As avaliações são aplicadas aos alunos do 8.º ano do Ensino Fundamental à 2.ª série do Ensino Médio e são estruturadas por áreas do saber. Além das provas objetivas, aplica-se também uma produção textual – todas desenvolvidas para verificar e quantificar o conhecimento por meio de testes pautados em competências e habilidades.

BJTÃO
São avaliações aplicadas a cada bimestre aos alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental à 2.ª série do Ensino Médio, com o objetivo de reproduzir as exigências dos principais vestibulares e do Enem.

ENEM
Como o Enem é hoje um dos exames de grande relevância no país e porta de entrada para muitas universidades, no Bom Jesus já a partir do 9.º ano do Ensino Fundamental até a 3.ª série do Ensino Médio os alunos realizam simulados da prova. Além do contato com questões de todas as áreas do conhecimento, por meio desses simulados os educandos também podem se autoavaliar e desenvolver habilidades que requeiram um tempo maior de estudo.

ESPAÇO DA PALAVRA
Praticar a produção escrita com domínio e nos mais diferentes gêneros textuais é um dos objetivos do Espaço da Palavra, projeto oferecido do 9.º ano do Ensino Fundamental à 3.ª série do Ensino Médio. Disponibilizado no contraturno, o atendimento é individualizado para que as habilidades e a criatividade textuais sejam amplamente desenvolvidas e todo o trabalho produzido compõe um portfólio, que permite fazer um comparativo da evolução dos alunos.

MUNDO LIVRO
Realizado anualmente durante um dia inteiro, esse evento busca promover palestras e atividades sobre as obras selecionadas para os vestibulares locais e oferecer aos educandos a oportunidade de um estudo mais aprofundado sobre elas. De forma dinâmica e atraente, professores de Literatura e autores de livros conduzem discussões e apresentam opiniões e análises a respeito das principais obras literárias, contribuindo com o desenvolvimento da capacidade de interpretação dos alunos e despertando o senso crítico como leitores.

O Mundo Livro está sendo implementado de forma gradual e, atualmente, está presente em três Unidades em Curitiba (Centro, Lourdes e Divina Providência) e nos municípios de São José dos Pinhais, Paranaguá, Araucária, Porto Alegre, São Paulo, São Bernardo do Campo, Itatiba e Pindamonhangaba.

ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DO ENEM

Para alcançar um bom desempenho no Enem, além da formação adquirida durante os anos escolares, é preciso conhecer a dinâmica do exame e lançar mão de técnicas de estudo e de resolução de questões. Nesse sentido, o Bom Jesus oferece esse projeto desde o Ensino Fundamental com base nas diretrizes adotadas em avaliações oficiais do MEC e constituído sob as mesmas estruturas do Enem: quatro áreas do conhecimento, tempo e ordem de aplicação, modelos e quantidades de questões — sempre considerando o ano escolar.

REVISÕES COMPLEMENTARES DE VESTIBULAR
Na 3.ª série do Ensino Médio, nossos alunos têm à disposição frequentes aulões para revisar os assuntos trabalhados em sala e, assim, poder testar o aprendizado e manter os temas de maior importância na memória, realizando mais facilmente os concursos dessa fase.


UNIDADES BOM JESUS QUE OFERECEM Ensino Médio


Rio de Janeiro

São Paulo

Rio Grande do Sul

Santa Catarina