Olimpíadas, Esportes, Proposta Pedagógica

01.08.2016

Bom Jesus: viva o espírito olímpico

link copiado
Bom Jesus: viva o espírito olímpico

No mês de agosto, com a realização dos Jogos Olímpicos no Brasil, toda a comunidade escolar do Colégio Bom Jesus será incentivada a ter hábitos saudáveis por meio da prática de esportes. São dois projetos principais, que terão desdobramentos pedagógicos e institucionais.

Na abordagem pedagógica, os professores de Educação Física trabalharão em sala de aula temas relacionados ao ano olímpico. Serão realizadas atividades como motricidade global, reconhecimento corporal e expressividade, com os alunos da Educação Infantil; equilíbrio, jogos motores e esportes paralímpicos, com os alunos do Ensino Fundamental; além de esportes olímpicos, com os estudantes do Ensino Médio.

“Queremos estimular o intercâmbio socioesportivo e humano entre os alunos, mediante a prática desportiva e cultural”, explica a coordenadora de Esportes do Centro de Estudos e Pesquisas (CEP) do Bom Jesus, Ana Zattar.

Além da sala de aula

Outra iniciativa do Bom Jesus será o desdobramento do tema olímpico entre funcionários e professores de todas as Unidades da Instituição, além dos próprios alunos. A ideia é desafiar esse público a praticar, em horário alternativo, as modalidades olímpicas de salto em distância, basquetebol e corrida.

“O objetivo é realizar uma ação coletiva institucional para mostrar como o esporte deve ir além da competição, cumprindo a função de atividade agregadora, que valoriza a potencialidade individual em prol do grupo”, lembra Ana Zattar.

Ao final dessa ação, as contribuições individuais serão somadas e divulgadas no site do Bom Jesus, com a finalidade de ressaltar o trabalho em equipe e a fraternidade. “O chamado espírito olímpico remete à importância de sempre dar o melhor de si em tudo, em prol de um bem comum, virtude que contribui diretamente na formação do cidadão que a humanidade tanto espera”, finaliza o coordenador de Ensino Religioso do Colégio Bom Jesus, Frei Claudino Gilz.

Conheça mais detalhes sobre os projetos no vídeo a seguir: