Bom Jesus Internacional Aldeia

Bom Jesus Internacional Aldeia Localizado em uma área privilegiada na região metropolitana de Curitiba, o Bom Jesus Internacional Aldeia possui uma completa infraestrutura, com piscina, quadras poliesportivas, salas de judô, balé, xadrez e diversos espaços de aprendizagem integrados a mais de 100 hectares de mata nativa, onde os alunos têm contato direto com a natureza.

A Escola disponibiliza ensino bilíngue de excelência, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, com possibilidade de período integral e semi-integral, buscando ampliar a proficiência na língua inglesa e as vivências multiculturais para uma verdadeira formação internacional.

Níveis de ensino disponíveis nesta
unidade:


Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Ensino Fundamental II

Observações:

*Turmas do Nível D da Educação Infantil ao 9.º ano do Ensino Fundamental.

*Ensino bilíngue.

*Ensino integral do Nível D da Educação Infantil ao 8.º ano do Ensino Fundamental.

*Ensino semi-integral para o 9.º ano do Ensino Fundamental.

Entre em contato:

BR 277, km 112 
Rondinha | Campo Largo - PR


(41) 2105-4600
VEJA ESSE LOCAL NO MAPA AGENDE UMA VISITA


MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A UNIDADE


Diferenciais da Unidade

Além do currículo brasileiro de qualidade, atendendo aos requisitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (MEC), a escola oferece a seus alunos formação bilíngue e multicultural, adotando uma combinação equilibrada da vivência da língua inglesa com o currículo brasileiro.

Nossos alunos utilizam as duas línguas diariamente e aprendem a valorizar e respeitar os dois idiomas e suas respectivas culturas. Busca-se, com essa proposta, a formação de um indivíduo Bilíngue completo, que, além de possuir competência linguística nos dois idiomas, conhece outros povos e culturas.

Como resultado, as crianças adquirem uma visão de mundo ampliada, tornando-se preparadas para os futuros desafios e para a construção de sua cultura de paz. O calendário utilizado é o brasileiro, permitindo que os alunos tenham suas férias no mesmo período que outras escolas e que não percam contato com a realidade brasileira.
Ensino Bilíngue A proposta bilíngue do Colégio prepara os alunos para se comunicar com o mundo em português, inglês e espanhol, ampliando os horizontes e possibilitando seu contato com diferentes idiomas e culturas. Usando a língua estrangeira diariamente no ambiente escolar, os alunos realizam descobertas e experiências que os tornam bilíngues de forma natural.

POR QUE FAZER ENSINO BILÍNGUE

Atualmente, a proficiência em inglês é um importante diferencial e uma necessidade para a comunicação, boas colocações profissionais e a construção de conexões e de relacionamentos globais. Assim, nada melhor do que adquirir o domínio da língua inglesa de forma prática e em situações reais do dia a dia.

Dessa forma, o Bom Jesus Internacional Aldeia oferece a seus alunos formação bilíngue e intercultural, adotando uma combinação equilibrada da vivência da língua inglesa com o currículo e o calendário brasileiros. Visando a oferecer aos alunos educação de qualidade também na língua materna, a Escola utiliza a mesma metodologia e livros didáticos dos outros Colégios Bom Jesus e o calendário adotado é o brasileiro, possibilitando aos alunos manter contato com a realidade nacional.

Um diferencial nas aulas de Língua Inglesa é que os materiais didáticos utilizados são publicados por editoras reconhecidas internacionalmente e abordam temas multidisciplinares, explorando uma linguagem autêntica e contextualizada, permitindo a construção de vocabulário acadêmico nas mais diversas áreas do conhecimento, o que os diferencia, sobremaneira, dos livros didáticos utilizados em cursos do idioma inglês.

Além disso, a Escola adota a abordagem educacional Content and Language Integrated Learning (CLIL), que prioriza a utilização do idioma estrangeiro tanto como objeto de estudo quanto como instrumento para a aquisição de outras áreas de conhecimento. Assim, no Bom Jesus Internacional Aldeia, as áreas de Educação Ambiental (Environmental Education), Educação Física (Physical Education), Arte (Art), Natação (Swimming Lesson) e Esportes Internacionais (International Sports) são ministradas em inglês.

Além do inglês, a Unidade proporciona também o ensino de espanhol, do 6.º ao 9.º ano, ampliando ainda mais o conhecimento intercultural de seus alunos. Oferecendo contato com diferentes línguas e culturas, o Bom Jesus Internacional Aldeia prepara seu filho para se comunicar com domínio, conforto e naturalidade tanto em português quanto em inglês e espanhol.

Considerando que o programa de Ensino Bilíngue oferecido no Bom Jesus Internacional Aldeia é realmente inovador, é natural que surjam dúvidas. Para isso, preparamos para você uma série de perguntas frequentes sobre a Escola.

1. Por que meu filho deveria participar do Ensino Bilíngue?
A atual transformação do mundo em direção a uma comunidade mais globalizada requer, sem sombra de dúvidas, uma educação que melhor corresponda ao pluralismo cultural que vem sendo imposto por tal processo à nossa sociedade. Assim, a habilidade de comunicar-se em mais de uma língua torna-se essencial nesse contexto. Em particular, a língua inglesa foi eleita o idioma universal e se tornou um padrão internacional de comunicação.

Além disso, estudos de W. Lambert, especialista em aspectos sociopsicológicos e cognitivos do bilinguismo, e de Wilder Penfield, do Instituto Neurológico da Universidade de McGill, realizados com altíssimo rigor científico, demonstraram que os bilíngues apresentam superioridade intelectual, devido à flexibilidade cognitiva da constante mudança de um sistema linguístico a outro.

2. Qual a melhor idade para aprender um segundo idioma?
Quanto mais cedo a criança aprender uma segunda língua, melhor, uma vez que é evidente a maior facilidade das crianças nesse aspecto. Considerando os fatores biológicos, pesquisas na área da neurolinguística demonstram que os dois hemisférios cerebrais desempenham diferentes funções: o lado esquerdo é o lógico e o direito é o criativo.

No cérebro infantil, esses hemisférios são mais interligados do que no cérebro de um adulto, o que possivelmente facilita a aquisição da língua, se considerarmos que esta ocorre no lado direito para se sedimentar no lado esquerdo. Entretanto, o ser humano começa a perder tal mecanismo no início da puberdade, quando se inicia o processo de lateralização cerebral.

Outras pesquisas ainda sugerem que existe maior acuidade auditiva, bem como maior flexibilidade muscular do aparelho articulatório das crianças para produzir sons, o que pode explicar sua capacidade de assimilar a pronúncia da segunda língua tão perfeitamente quanto um falante nativo.

3. Qual língua deve ser mais valorizada no ambiente escolar?
O status das línguas no ensino bilíngue pode ser aditivo, em que ambas as línguas são valorizadas no ambiente em que a criança está inserida, ou subtrativo, quando a língua materna está desvalorizada em relação a outra língua. No Bom Jesus Internacional Aldeia, tanto a língua portuguesa quanto a inglesa são igualmente valorizadas, o que cria um ambiente favorável no qual o educando é levado a ter empatia por ambas as línguas. Isso garante um bilinguismo que não deteriora a imagem da língua materna nem da segunda língua aprendida.

4. Com quais valores culturais o aluno deverá identificar-se: com os da língua materna ou com os da segunda língua?
A Escola propiciará inúmeras atividades nas quais a criança terá a oportunidade de vivenciar as línguas e suas respectivas culturas, visando a uma identificação positiva com vários grupos culturais. Assim, o aprendiz brasileiro se identificará com a cultura brasileira e também entenderá e aceitará a cultura da segunda língua. É importante mencionar que o contato com outra língua propicia ao aluno um entendimento maior da sua própria cultura e incute nele a valorização e o respeito pela cultura do outro. O aluno que está envolvido com a aprendizagem de uma segunda língua é mais aberto e compreensivo com relação ao mundo pluricultural existente.

5. É necessário falar inglês com meu filho?
Se a primeira língua é o português, sugerimos que os pais falem com a criança por meio desse idioma, pois a língua materna tem um papel fundamental no seu desenvolvimento e no relacionamento com os pais. Entretanto, é importante criar situações diversas em inglês (desenhos animados, músicas, jogos, entre outros) para que a criança tenha oportunidades de contato com a língua inglesa também fora da escola.

6. Meu filho pode se confundir em relação às duas línguas?
Essa é uma preocupação que não deve existir. A criança começa a aprender a língua naturalmente com a rotina do dia a dia na Escola. Com o tempo, começa a compreender as estruturas que ouve, incorporando e repetindo as palavras. Muitas vezes, brinca com as palavras aprendidas, inventando-as. Mas logo a criança passa a utilizar estruturas mais completas para se comunicar, até que consegue discernir uma língua da outra e as separa perfeitamente, tornando-se bilíngue.

Se você desejar saber mais sobre o ensino bilíngue e suas vantagens para o desenvolvimento das crianças, selecionamos alguns artigos científicos a seguir.

Transporte escolar Para comodidade de alunos e familiares, a Escola oferece transporte escolar com frota própria, com modernos micro-ônibus que possuem, além dos itens obrigatórios de segurança, janelas com travas, isolamento térmico e equipamentos de comunicação para facilitar o contato, além do auxílio de atendentes cuidadosos no trajeto.
Relacionamento acolhedor A Escola leva em conta, em sua proposta de ensino, valores e princípios. Dessa forma, mantém no dia a dia a essência franciscana e proporciona que o ambiente escolar seja também um local de amor e afeto. Além disso, busca fortalecer os laços de proximidade com a família, realizando constantemente ações que possibilitem conhecer os educandos de forma mais aprofundada e, ao mesmo tempo, acolher pais e responsáveis.
Refeições São oferecidas refeições saudáveis e de qualidade aos alunos, com cardápio elaborado por nutricionistas e disponibilizado ao pais na plataforma digital BJ Connect. Uma vez ao mês, também é servido o Almoço Multicultural, em que os alunos podem conhecer mais sobre a cultura e a culinária típicas de vários países.
Prática real do inglês O ambiente de educação bilíngue proporciona aos alunos a vivência da língua também fora do âmbito escolar. Por isso, o Colégio proporciona aos alunos a realização de visitas pedagógicas com o intuito de utilização das estruturas linguísticas do inglês em contextos autênticos, tornando o aprendizado natural e espontâneo.
Período semi-integral A Unidade oferece também a possibilidade de período semi-integral para Educação Infantil e Ensino Fundamental até o 9.º ano, sendo as aulas regulares no período da tarde e as atividades diferenciadas na parte da manhã, às segundas, quartas e sextas-feiras.
Período integral Oferecido da Educação Infantil ao 8.º ano do Ensino Fundamental, o período integral amplia as experiências de aprendizagem e contribui para o aproveitamento inteligente do tempo com atividades diferenciadas, como aulas de judô, balé, música, xadrez, natação, educação ambiental, teatro, capoeira e hip-hop, além de momentos para realização de tarefas de casa, bem como para lazer e descanso.
International Sports Cricket, baseball, badminton, american football, hockey e rugby são esportes internacionais ensinados em língua inglesa, na Escola, e possibilitam aos alunos adquirir os benefícios físicos gerados pela prática esportiva e desenvolver maior percepção sobre o mundo ao seu redor por meio do contato com uma cultura desportiva diferenciada.
High School O Colégio oferece a seus alunos do 9.º ano o Programa High School. Em parceria com a Universidade do Missouri, o programa tem duração de três anos e aulas com professores nativos, proporcionando obtenção simultânea da certificação americana e do currículo escolar brasileiro de Ensino Médio. O primeiro ano pode ser cursado na Escola, com continuidade em outra Unidade Bom Jesus que dispõe do programa.
Formação intercultural Diante da pluralidade cultural de nosso planeta, é fundamental uma educação voltada para a valorização da diversidade. No Bom Jesus Internacional, ao mesmo tempo que se desenvolvem linguisticamente em outros idiomas, os alunos são incentivados a refletir sobre outras realidades e a confrontá-las com a sua, desenvolvendo o entendimento, a tolerância e o respeito pelos diferentes contextos culturais existentes.
Espanhol O idioma é o terceiro mais falado no mundo e é a língua oficial em diversos países e instituições internacionais, como ONU, Unesco e Mercosul. Devido à sua importância, o espanhol também faz parte da matriz curricular do Bom Jesus Internacional e, no decorrer dos anos, os estudantes têm a oportunidade de certificar o aprendizado da língua espanhola, por meio de testes com reconhecimento internacional.
Educação Ambiental Os cerca de 100 hectares de área verde da Unidade possibilitam aos alunos contato próximo com a natureza e diversas atividades que trabalham a convivência humana e ambiental, como aulas semanais de Educação Ambiental (Environmental Education) ministradas em inglês, passeios assistidos pelo bosque e pelas trilhas, visitas à Fazendinha Pedagógica, gincanas etc.
Certificação Dele A Escola também oportuniza a seus estudantes a realização de testes de proficiência em espanhol com reconhecimento internacional, como o Diploma de Español como Lengua Extranjera (Dele), aplicado pelo Instituto Cervantes, com certificação emitida pela Universidade de Salamanca.
Por entender a importância da formação cristã na vida do ser humano, o Bom Jesus oferece aos seus educandos a opção de frequentar, dentro da carga horária escolar, encontros de preparação para os sacramentos da 1.ª Eucaristia e Crisma.
Cambridge Esol Examinations Nossos alunos têm a possibilidade de realizar os testes de proficiência em inglês da Universidade de Cambridge (Inglaterra), sendo o Grupo Educacional Bom Jesus o primeiro do Brasil autorizado a aplicar esses renomados testes.

CONHEÇA!

A Universidade de Cambridge, localizada na Inglaterra e uma das mais renomadas do mundo, possui um departamento cuja função é oferecer a todos aqueles que estudam inglês uma ampla variedade de exames internacionais de alta qualidade. São testes que abrangem diferentes níveis de conhecimento e diversas faixas etárias. Todos os anos, 1,5 milhão de candidatos prestam os exames (Cambridge Esol Examinations) da Universidade de Cambridge em mais de 135 países.

No Brasil, o Grupo Educacional Bom Jesus foi o primeiro autorizado a aplicar esses importantes testes, sendo algumas de suas Unidades consideradas centros aplicadores.

Os certificados são emitidos pela Universidade de Cambridge e reconhecidos no país pela Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e PUC Minas. Na Inglaterra, são mais de 240 universidades e, nos Estados Unidos, mais de 450, entre elas Harvard Business School, Yale University, Columbia University, University of California, Boston University, Miami University e State University of New York.

Os testes aplicados na Educação Bilíngue ofertada no Bom Jesus Internacional Aldeia são:
  • Flyers/Young Learners (YLE): são testes para crianças que motivam e reconhecem o sucesso no aprendizado do idioma. São apropriados para alunos do Ensino Fundamental. Os testes são divertidos, coloridos e incentivam o aprendizado do inglês. São considerados completos, porque avaliam as quatro habilidades linguísticas: leitura, compreensão auditiva, expressão escrita e expressão oral. Ao final do 6.º ano, os alunos que atendam aos requisitos para a realização do teste prestam o exame.
  • Preliminary English Test (PET) e First Certificate in English (FCE): ao final do 9.º ano, os alunos estão aptos a realizar os exames PET e FCE de proficiência da Universidade de Cambridge.

Por que prestar os exames
  • São reconhecidos internacionalmente por instituições educacionais, empresas e órgãos governamentais.
  • Facilitam o acesso aos cursos de Letras do Ensino Superior, permitindo, em muitos casos, que sejam eliminados créditos.
  • São aceitos como evidência de proficiência em inglês em cursos de pós-graduação no Brasil e no exterior.
  • Enriquecem o currículo.
  • Motivam os alunos.
  • São ferramentas de avaliação confiáveis e imparciais, pois são elaborados por uma equipe especializada, levando-se em consideração todos os candidatos.
  • A correção é criteriosa. Os exames abrangem as quatros habilidades linguísticas: compreensão auditiva, interpretação de texto, conversação e escrita.
  • Baseiam-se em situações reais de comunicação, incentivando os alunos a aprenderem o inglês autêntico.
  • Possuem validade por tempo indeterminado.

Para saber mais, acesse www.cambridgeesol.org.
Biblioteca bilíngue Além de amplo acervo disponível, os alunos têm à disposição, na biblioteca bilíngue, aulas de literatura infantil e um espaço multimídia, onde podem ouvir músicas, assistir a vídeos e fazer uso dos computadores para estudo.
Ampla infraestrutura A educação bilíngue e as possibilidades de ensino integral e semi-integral encontram no Colégio diversos espaços, que oportunizam descobertas, contato com a natureza e conforto aos alunos, como quadras poliesportivas, piscina coberta e aquecida, brinquedoteca, restaurantes, biblioteca bilíngue, bosques, fazendinha e salas de judô, balé, xadrez, capoeira, música, arte, percussão, inglês e hip-hop.

Atividades Extracurriculares

Uniformes

O uso do uniforme escolar no Colégio Bom Jesus é obrigatório desde o primeiro dia letivo. Por isso, é necessário que todas as peças sigam o padrão e estejam devidamente identificadas. Os alunos novos terão o prazo máximo de duas semanas após o início das aulas para a aquisição do uniforme.

Para o exercício de algumas atividades extracurriculares, os alunos deverão utilizar uniformes e acessórios específicos, também disponíveis para aquisição em nossas lojas. Lembramos, contudo, que os uniformes das atividades extracurriculares não serão permitidos nas aulas normais do Colégio.


Saúde Escolar

O Grupo Bom Jesus, ciente de seu papel na formação integral de seus alunos e frente aos desafios atuais, vem desenvolvendo, por meio do seu Departamento de Saúde Escolar (DSE), um trabalho multidisciplinar de acompanhamento de alunos que necessitam de orientação específica. O trabalho integrado da equipe multidisciplinar do DSE com a equipe pedagógica tem o objetivo de prover não só a educação intelectual como também contribuir para a formação do jovem e, consequentemente, para o papel que ele representará na sociedade.

Encontre a unidade Bom Jesus mais próxima de você!