Bom Jesus Internacional Aldeia

Bom Jesus Internacional Aldeia

Localizada em uma área privilegiada na região metropolitana de Curitiba, o Bom Jesus Internacional Aldeia conta com mais de 100 hectares de mata nativa e preservada, onde os alunos têm contato direto com a natureza.

A Escola disponibiliza Educação Infantil e Ensino Fundamental combinados ao ensino bilíngue, além de oferecer uma infraestrutura completa, aliada a uma ampla área verde, com quadras poliesportivas, piscina coberta e aquecida, brinquedoteca, dois restaurantes e salas de inglês, balé, judô, capoeira, xadrez, hip-hop, percussão, arte e música, entre outros espaços.

Níveis de ensino disponíveis nesta
unidade:


Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Ensino Fundamental II

Observações:

Ensino bilíngue

(a partir do Nível D)

Entre em contato:

BR 277, km 112 

Rondinha | Campo Largo - PR

(41) 2105-4600


VEJA ESSE LOCAL NO MAPA AGENDE UMA VISITA


MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A UNIDADE


Diferenciais da Unidade

Além do currículo brasileiro de qualidade, atendendo aos requisitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (MEC), a escola oferece a seus alunos formação bilíngue e multicultural, adotando uma combinação equilibrada da vivência da língua inglesa com o currículo brasileiro.

Nossos alunos utilizam as duas línguas diariamente e aprendem a valorizar e respeitar os dois idiomas e suas respectivas culturas. Busca-se, com essa proposta, a formação de um indivíduo Bilíngue completo, que, além de possuir competência lingüística nos dois idiomas, conhece outros povos e culturas.

Como resultado, as crianças adquirem uma visão de mundo ampliada, tornando-se preparadas para os futuros desafios e para a construção de sua cultura de paz. O calendário utilizado é o brasileiro, permitindo que os alunos tenham suas férias no mesmo período que outras escolas e que não percam contato com a realidade brasileira.
Atividades Pedagógicas

Educação Infantil
No Bom Jesus Internacional Aldeia, a Educação Infantil integra educação e cuidado às experiências de aprendizagem que são organizadas pelos professores. Essas experiências aproveitam a curiosidade das crianças e as instigam à pesquisa e à investigação por meio do trabalho com projetos e da problematização dos temas de estudo.

Ensino Fundamental
A abordagem pedagógica do Ensino Fundamental considera a importância da contextualização, da problematização dos conhecimentos escolares e da relação entre a teoria e a prática. Nesse nível de ensino, os alunos desenvolvem diversos projetos de trabalho que priorizam a integração entre as áreas, relacionando os saberes que compõem o conhecimento escolar.

Educação Bilíngue
A educação bilíngue do Bom Jesus Internacional Aldeia prepara o aluno para se comunicar com o mundo em português, inglês e espanhol, ampliando os horizontes e possibilitando seu contato com diferentes línguas e culturas, por meio de projetos e de atividades que envolvem todo o Colégio, como comemorações de datas internacionais do calendário da Organização das Nações Unidas (ONU) e almoços multiculturais.

A Unidade oferece aos alunos, do nível D da Educação Infantil ao 7.º ano do Ensino Fundamental, formação bilíngue e intercultural, adotando uma combinação equilibrada da vivência da língua inglesa com o currículo e calendário brasileiros.

Ambientes Pedagógicos

As várias salas ambientes da escola visam dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, tornado-o prazeroso para os alunos.

Laboratório de Informática
Formar os alunos para as novas tecnologias é formar o julgamento, o senso crítico, o pensamento hipotético e dedutivo, as faculdades de observação e pesquisa, a imaginação, a capacidade de memorizar e classificar, a leitura e a análise de textos e imagens, a representação de redes, de procedimentos e de estratégias de comunicação.

Por isso, os Laboratórios de Informática do Bom Jesus Internacional Aldeia contam com modernos computadores com acesso à internet. Softwares pedagógicos em português e inglês são utilizados pelos alunos com o objetivo de desenvolver o raciocínio e auxiliar na aquisição de conhecimento. A escola também possui sala com tela interativa.

Laboratório de Ciências
As aulas práticas no Laboratório de Ciências despertam o interesse dos alunos e são um excelente recurso para se garantir a aprendizagem de conteúdos, em princípio, distantes da realidade. Desenvolve-se, assim, o aprender a fazer.

Sala de Artes
O Bom Jesus Internacional Aldeia conta com um espaço onde se aprecia, vivencia e conhece a arte em suas diversas modalidades. O local apresenta condições próprias para uma aprendizagem organizada e sistematizada, com recursos e materiais adequados, aliados à uma metodologia que favorece a construção do conhecimento, possibilitando ainda o fazer artístico, a busca pessoal de cada aluno para a aquisição da sua forma de expressão. As atividades, sempre fundamentadas na História da Arte, envolvem a todos e enriquecem o acervo da sala. Os alunos, leitores e produtores de arte se identificam e sentem ser esse um espaço feito por eles e para eles.

Biblioteca bilíngue com centro multimídia

O alunos têm à disposição uma biblioteca bilíngue com espaço multimídia, onde podem emprestar livros infantis em português e inglês. Dessa forma, os alunos têm a oportunidade de estabelecer com os livros uma relação prazerosa, desenvolvendo a reflexão, a imaginação e a expressão criativa.

É na biblioteca que acontecem as aulas de literatura infantil do Bom Jesus Internacional Aldeia. Os alunos podem ainda ouvir histórias, assistir a vídeos e utilizar os computadores.

Sala de dança
As aulas de dança são um momento especial de liberdade de expressão corporal e que possibilitam desenvolver a criatividade, o ritmo, o equilíbrio e a coordenação motora, por meio de atividades que valorizam a cultura brasileira, assim como as culturas de outros países.

Sala de judô
Através da prática do judô, os alunos desenvolvem o autocontrole e o melhor uso da força, o que pode contribuir para o aumento da sua auto-estima. Com base nos ensinamentos históricos, doutrinários e filosóficos desse esporte, a criança aprende a respeitar regras e a conviver melhor com os outros.

Modalidades Esportivas - Educação Infantil ao 4.º ano

No Bom Jesus Internacional Aldeia, são ofertadas várias opções de atividades esportivas, de acordo com a série e período cursado. Além disso, em consonância com a Educação Bilíngue aplicada na escola, algumas das modalidades são ministradas por meio da língua inglesa, enriquecendo o repertório linguístico de nossos alunos.

Os alunos de Nível D ao 4.º ano podem realizar atividades esportivas curriculares como: Judô, Ballet ou Capoeira, Natação/Swimming e Physical Education (Educação Física) e Psicomotricidade.

Seguem, abaixo, as atividades esportivas oferecidas:

Período Integral:
  • 2 aulas de uma das seguintes modalidades: Judô, Ballet ou Capoeira
  • 1 aula de Swimming (natação)
  • 1 aula de natação
  • 2 aulas de Psychomotricity (Nível D)
Período semi-integral
  • 1 aula de uma das seguintes modalidades: Judô, Ballet ou Capoeira
  • 1 aula de Swimming (Natação)
  • 1 aula de Psychomotricity (Nível D)

Todos os alunos têm uma aula de Physical Education (Educação Física). As áreas cujas nomenclaturas estão em língua inglesa serão ensinadas por meio desse idioma.

5.º ano ao 9.º ano

Aos alunos de 5.º ao 9.º ano, são ofertadas as aulas de Physical Education (Educação Física), Swimming (Natação), International Sports (Esportes Internacionais) e Hip Hop.


 SÉRIE/ANO  ATIVIDADES
5.º ano
 
1 aula de Physical Education
2 aulas de Swimming / Hip hop / Int. Sports
6.º ano 1 aula de Physical Education
2 aulas Swimming / Hip hop / Int. Sports
7.º ano 1 aula de Educação Física
2 aulas de Natação / Hip Hop / Esportes Internacionais
 
8.º ano 2 aulas de Educação Física
1 aula de Hip Hop / Esportes Internacionais
 9.º ano 1 aula de Educação Física
1 aula de Hip Hop / Esportes Internacionais

As áreas cujas nomenclaturas estão em língua inglesa serão ensinadas por meio desse idioma.

Seguem, abaixo, algumas informações sobre as modalidades oferecidas:


CAPOEIRA
A Capoeira se faz presente através da música, do ritmo, do canto, da expressão corporal, da criatividade de movimentos e da presença cênica, contém elementos de educação, arte, luta, esporte, terapia.


BALLET
O Ballet possibilita aos alunos desenvolver funções motoras, como lateralidade, percepção espaço temporal, ritmo, tonificação muscular, equilíbrio, controle postural, consciência corporal, funções cognitivas, como memória, imaginação, criatividade, e ainda as funções sócio-afetivas, como a integração e a socialização.

JUDÔ
O Judô desenvolve três formas de educação: intelectual, moral e física, de forma equilibrada, envolvendo treinamento para um desenvolvimento físico e intelectivo harmonioso de cada parte do corpo. Com base nos ensinamentos históricos, doutrinários e filosóficos desse esporte, a criança aprende a respeitar regras e a conviver melhor com os outros.



HIP HOP
O Hip Hop por meio da arte ministra a dança e trabalha o corpo e suas expressões artísticas, estéticas, criativas e técnicas, concretizando em diferentes práticas, reflexões sobre seus significados. Constitui-se numa rica experiência corporal, possibilitando compreender o contexto em que estamos inseridos e buscando sustentar uma formação que seja capaz de transformar o dia a dia dos alunos.



PSICOMOTRICIDADE
As aulas de Psicomotricidade visam à educação do movimento. Tal procedimento foi aplicado observando a necessidade dos alunos da educação infantil aprimorar a coordenação motora básica como correr, lançar, pular, desenvolver motricidade global que visa o aspecto social e motor, esquema corporal, lateralidade, orientação espacial e temporal, pré escrita e grafismo.

NATAÇÃO
A natação é um dos esportes mais completos e pode ser praticada por alunos do 1.º ao 7.º ano do Ensino Fundamental, em piscina coberta e aquecida. Além de ser uma disciplina curricular desenvolve nos alunos o aspecto psicomotor, construção do esquema corporal e contribui também para o papel integrador no processo de maturação, sendo assim, é um excelente elemento para iniciar a criança na aprendizagem organizada.

A natação como agente educativo assume um papel formativo e totalizador, levando os alunos a participarem de uma adaptação ao meio líquido, ajudando a compreender as mudanças ocorridas no organismo durante o processo de crescimento e desenvolvimento do aluno, como comportamento motor, percepção, construção da inteligência, afetividade, aprendizagem e tem merecido ultimamente uma atenção cada vez maior por parte dos educadores.

INTERNATIONAL SPORTS
Buscando oferecer a nossos alunos atividades que possam desenvolver as condições físicas, mentais e, acima de tudo, a formação humana, o Bom Jesus Aldeia oferece aos alunos a disciplina curricular de International Sports, em que são desenvolvidos esportes de origem estrangeira que são ainda pouco trabalhados em escolas brasileiras, sendo eles: cricket, baseball, badminton, american football e rugby.
 

A prática destes esportes, além de ser extremamente motivacional e interessante, contribui sobremaneira para o desenvolvimento motor da criança, despertando nela a curiosidade por aspectos culturais dos países onde o esporte é praticado.
Atividades Ecológicas

Aproveitando da melhor maneira possível os 100 hectares disponíveis no complexo Bom Jesus Internacional Aldeia, os professores promovem com os alunos diversas atividades que trabalham a convivência humana e ambiental, como passeios assistidos pelo bosque, visitas à Fazendinha Pedagógica, gincanas, comemorações e muitas outras.

Durante o ano acontecem inúmeros eventos, como reuniões pedagógicas, homenagem referente ao Dia das Mães, Jogos Internos, Festa Junina, homenagem ao Dia dos Pais, Feira do Conhecimento e Festa de Natal. Essas comemorações visam promover a integração entre os alunos, a escola e a família.

Atividades Extracurriculares

Modalidades Esportivas
Além dos esportes internacionais, dependendo da série ou do período em que o aluno está matriculado, são oferecidas aulas de judô, balé, capoeira, hip-hop, natação e psicomotricidade, ministradas em língua portuguesa.

Esporte de Competição
O esporte de competição contribui para a formação da cidadania em crianças e jovens, bem como para um estilo de vida saudável. A convivência em equipe, o cumprimento de regras e a perseverança para atingir os objetivos são valores constantes no universo esportivo.

International Sports
Os esportes internacionais ensinados no Bom Jesus Aldeia, em língua inglesa, ajudam a desenvolver uma maior percepção sobre o mundo por meio do contato com uma cultura desportiva diferenciada. Assim, cricket, baseball, hockey, badminton e American football são atividades curriculares praticadas, discutidas e apreciadas pelos alunos.

Consulte a secretaria da Unidade para conhecer as modalidades e os horários disponíveis.

Aulas Práticas

As aulas no Laboratório de Ciências possibilitam a aplicação prática dos conteúdos trabalhados e despertam o interesse dos alunos pela pesquisa. A Informática Pedagógica, com atividades nos Laboratórios de Informática, ajuda a reforçar e fixar o conteúdo transmitido em sala. Também são oportunizadas aulas a campo, onde há a estreita ligação entre a teoria e prática.

Como opção das famílias, os alunos poderão fazer aulas de catequese (1.ª Eucaristia e Crisma) em horário de aula, quando deixarão de desenvolver uma das aulas de tarefa. A efetivação do aluno nessas aulas seguirá os encaminhamentos da arquidiocese.

Atividades Extracurriculares

Uniformes

O uso do uniforme escolar no Colégio Bom Jesus é obrigatório desde o primeiro dia letivo. Por isso, é necessário que todas as peças sigam o padrão e estejam devidamente identificadas. Os alunos novos terão o prazo máximo de duas semanas após o início das aulas para a aquisição do uniforme.

Para o exercício de algumas atividades extracurriculares, os alunos deverão utilizar uniformes e acessórios específicos, também disponíveis para aquisição em nossas lojas. Lembramos, contudo, que os uniformes das atividades extracurriculares não serão permitidos nas aulas normais do Colégio.





Saúde Escolar

O Grupo Bom Jesus, ciente de seu papel na formação integral de seus alunos e frente aos desafios atuais, vem desenvolvendo, por meio do seu Departamento de Saúde Escolar (DSE), um trabalho multidisciplinar de acompanhamento de alunos que necessitam de orientação específica. O trabalho integrado da equipe multidisciplinar do DSE com a equipe pedagógica tem o objetivo de prover não só a educação intelectual como também contribuir para a formação do jovem e, consequentemente, para o papel que ele representará na sociedade.