Bom Jesus Divina Providência

Bom Jesus Divina Providência

O Bom Jesus Divina Providência está localizado em uma região tranquila e de fácil acesso. Sua proposta pedagógica prioriza a formação com base nos valores humanos, aliada a um ensino de qualidade. Para tanto, o Colégio conta com um corpo docente qualificado e com uma estrutura física que possibilita a exploração de diferentes ambientes de aprendizagem e que contribui para convivência entre os alunos.

Da Educação Infantil ao Ensino Médio, as atividades pedagógicas são desenvolvidas em um processo de interação contínua ente alunos e professores para que a aprendizagem se efetive de forma signiticativa.

Níveis de ensino disponíveis nesta
unidade:


› Educação Infantil
› Ensino Fundamental I
› Ensino Fundamental II
› Ensino Médio

Entre em contato:

Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 710

Centro | Jaraguá do Sul - SC

(47) 3371-0779


VEJA ESSE LOCAL NO MAPA AGENDE UMA VISITA


INFRAESTRUTURA



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A UNIDADE


Diferenciais da Unidade

Para que a aprendizagem se efetive de uma forma significativa, as atividades pedagógicas no Bom Jesus Divina Providência são desenvolvidas num processo de interação contínua entre alunos, professores e realidade.
Ensino Médio O Ensino Médio Especial do Bom Jesus Divina Providência caracteriza-se por um sistema de ensino diferenciado. Na 1.ª e na 2.ª série são trabalhados os conteúdos dos três anos do programa do Ensino Médio regular, possibilitando, na 3.ª série, a revisão e o aprofundamento dos conteúdos necessários para o vestibular.

A efetivação dessa proposta ocorre em virtude de uma experiente equipe de professores aliada a uma carga horária ampliada. Além das 30 horas/aula semanais no período da manhã, os alunos do Ensino Médio Especial contam ainda com uma tarde de aula.

Na 1.ª e 2.ª séries, a matriz curricular contempla 33 horas/aula semanais e distribuídas em seis aulas diárias no período matutino e uma durante a tarde.

Gramática, Literatura, Produção de Texto, Educação Física, Arte, História, Geografia, Biologia, Física, Química, Matemática, Ensino Religioso (Formação Humana), Inglês, Filosofia e Sociologia são as áreas de conhecimento trabalhadas nas séries.

Além disso, as aulas nos laboratórios de Informática Pedagógica e Químico / Físico / Biológico complementam os temas de estudo desenvolvidos em sala de aula.

Na 3.ª série do Ensino Médio Especial a carga horária é aumentada para 34 horas/aula semanais, também distribuídas em seis aulas diárias no período matutino e uma no período da tarde.
Ensino Fundamental Neste segmento, as problematizações dos temas de estudo estão ancoradas nos conhecimentos prévios e nas vivências dos envolvidos (alunos e professores).

O aprendizado acontece em espaços diferenciados: salas de aula, laboratório de informática, laboratório de ciências, biblioteca, áreas verdes.

A partir da 4.ª série, a proposta curricular trabalha diversas áreas de conhecimento com professores especialistas, garantindo maior aprofundamento.

Na 8.ª série, a carga horária semanal passa de 25 para 30 horas/aula, o que possibilita a preparação do aluno para o Ensino Médio Especial.

Ensino Fundamental: 1.ª a 3ª. série
Neste segmento, a professora regente trabalha as áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. Professores com formação específica trabalham as áreas de Língua Estrangeira Moderna (Inglês), Educação Física, Arte e Xadrez.

Ensino Fundamental: 4.ª a 7.ª série
A grade curricular para os alunos da 4.ª série compreende aulas de Língua Portuguesa, Produção de Texto, Matemática, História, Geografia, Ciências, Educação Artística, Educação Física, Ensino Religioso e Língua Inglesa. Para os alunos de 5.ª a 7.ª série, a grade curricular compreende, além das áreas de conhecimento contempladas na 4.ª série, uma aula semanal de Empreendedorismo.

Ensino Fundamental: 8.ª série
Na 8.ª série, os alunos iniciam uma transição para o Ensino Médio. A grade curricular é aumentada de 25 para 30 horas/aula semanais, compreendendo Língua Portuguesa, Produção de Texto, Matemática, Geometria, Ciências (Química e Física), História, Geografia, Educação Artística, Educação Física, Ensino Religioso e Língua Inglesa.
Educação Infantil A exploração de projetos, pautada em uma abordagem investigativa, contribui para o desenvolvimento de diferentes habilidades e para a aprendizagem dos conhecimentos escolares de modo integrado e contextualizado. Além dessa abordagem, são oferecidas atividades diferenciadas como musicalização, contação de histórias e dramatizações teatrais. Essas complementam o trabalho com projetos e contribuem para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças na Educação infantil, ao mesmo tempo que valorizam a curiosidade, a pesquisa e a investigação.

Nessa etapa de ensino, as crianças dispõem de espaços multidisciplinares apropriados à sua faixa etária – tudo cuidadosamente planejado para que o aprendizado ocorra em um ambiente agradável.

A seguir, conheça mais sobre alguns dos espaços de aprendizado e as possibilidades para o seu filho na Educação Infantil.

Parque Infantil | Integrado à área verde e equipado com piso emborrachado, o que confere ainda mais segurança, este ambiente contribui para a socialização e a diversão das crianças . Nesse espaço o professor pode organizar propostas pedagógicas que explorem o movimento, o equilíbrio, a força, entre outras habilidades; os jogos interativos e os de representação de papéis (jogos simbólicos).

Sala de Psicomotricidade | Local utilizado para a ampliação da experiência corporal e para a exploração de atividades que contribuem para o desenvolvimento e a organização do esquema corporal, por meio de atividades psicomotoras lúdicas e/ou dirigidas. Assim, contribui para o desenvolvimento de aspectos como coordenação motora, equilíbrio, conhecimento, lateralidade e controle, além de aprimorar as percepções visual, auditiva e tátil.

Brinquedoteca e Sala de Jogos Pedagógicos | As atividades realizadas diariamente nesse ambiente são acompanhadas por professoras e propiciam às crianças abordarem problemas espaciais e estruturais, de equilíbrio e de limitação do espaço quando utilizam blocos de montar, peças de encaixe e outros materiais para construir estruturas.

Biblioteca | No Bom Jesus Divina Providência, os alunos encontram um ambiente aconchegante, onde, desde pequenos, têm a oportunidade de estabelecer uma relação prazerosa com o universo da literatura por meio de um amplo e variado acervo.

Laboratório de Ciências | Neste espaço, por meio de experimentações e aulas práticas, os alunos investigam conceitos relacionados a alguns dos temas de estudo. Por meio dessa investigação, criam hipóteses, experimentam, deduzem, sistematizam e registram descobertas. aprendem novos conceitos e contextualizam as temáticas apresentadas em sala de aula.

Sala de Arte | Este local familiariza o aluno com a grande quantidade de recursos, ferramentas, técnicas e equipamentos empregados no fazer artístico. Além disso, nele as crianças desenvolvem qualidades como persistência, paciência e autocrítica ao estudarem sobre os artistas e o contexto no qual estavam inseridos. Também é um espaço criativo, em que elas praticam aquilo que aprenderam.

Espaço Verde | A exploração desse ambiente se dá com atividades realizadas semanalmente, ocasião em que as crianças entram em contato com a natureza e investigam o meio ao seu redor. No projeto Bichinhos de Jardim, por exemplo, o espaço verde serve de local para coleta de dados e informações que serão discutidos e analisados em sala de aula.

Horta | Além do cultivo de hortaliças, na horta do Colégio os alunos trabalham em um projeto de reaproveitamento de materiais orgânicos, que consiste em separar os resíduos de suas salas de aula para utilização em um processo de adubação orgânica, após a compostagem – o que promove a conscientização e a reflexão sobre a necessidade de um ambiente sustentável e cooperativo.

Espaço de Convivência Urbana | Para 2015, o Bom Jesus Divina Providência contará com este novo local, onde os alunos poderão representar papéis relacionados ao cotidiano – seja no supermercado, no banco ou no hospital, por exemplo – e, assim, refletir sobre as opções de escolhas para depois efetivá-las, além de explorar o ambiente, pensar criticamente, deparar-se com problemas e buscar alternativas para resolvê-los.

Roda de Conversa | Momento especial em que os alunos têm a oportunidade de expor suas percepções sobre os projetos realizados no Colégio e podem relatar as experiências vivenciadas fora do ambiente escolar. Além de possibilitar que as crianças manifestem suas opiniões, a Roda de Conversa propicia momentos de interação, ampliando a socialização entre elas.

Ginásio Poliesportivo | Neste privilegiado espaço, que possui três quadras poliesportivas, por meio das diversas atividades proporcionadas na disciplina de educação física os alunos desenvolvem a motricidade, o controle sobre o próprio corpo e se apropriam cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo.

Virtudes e Atitudes | Refletindo os exemplos de São Francisco de Assis, o Virtudes e Atitudes atua como parte da proposta pedagógica do Bom Jesus e propõe aos alunos a prática de ações que envolvam o exercício dos valores humanos a partir de temáticas contextualizadas nas atividades escolares do dia a dia.

Aulas de Assistência
No período da tarde, são oferecidas aulas de assistência aos alunos de 8.ª série e Ensino Médio, sem custo. Em horários específicos, os professores ficam à disposição para tirar dúvidas.

Aulas de Recuperação Paralela
Aos alunos da 1.ª a 7.ª série do Ensino Fundamental são oferecidas aulas, no contraturno, de Recuperação Paralela de Língua Portuguesa e Matemática, sem custo, a fim de que sejam trabalhadas dificuldades específicas, manifestadas pelo aluno durante as aulas das referidas áreas.


Muito mais do que uma feira de livros, o Festival da Leitura promovido pelo Colégio proporciona à comunidade escolar o contato direto com a literatura, por meio de palestras/entrevistas, contação de histórias, oficinas interativas, entre outros.
O Aluno On-line e o Responsável On-line são ambientes virtuais exclusivos para alunos, pais/responsáveis e educadores do Bom Jesus e escolas conveniadas.

Aluno On-line: após fazer o login, o aluno acessa uma página personalizada, de acordo com a sua série e Unidade. Nesse espaço, estão disponíveis atividades pedagógicas interativas, notas e faltas, tarefa de casa, circulares, avaliações e o Ferinha BJ.

Responsável On-line: nessa área, além de acompanhar as atividades acadêmicas de seu filho, o pai tem acesso a informações financeiras.
Com o objetivo de oportunizar momentos de integração, convivência e aprendizado, o Colégio realiza eventos no decorrer do ano letivo. São promovidos sábados esportivos e culturais, homenagem às mães e aos pais, mostra de trabalhos, festa junina, palestras e muitos outros.
Para complementar os temas de estudo trabalhados em sala de aula, os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio têm aulas regulares no Laboratório de Informática.
Atividades Extracurriculares Para os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, o colégio oferece diversas atividades extracurriculares, como judô, dança, futsal, vôlei, basquete, teatro, música e artes visuais.
 
O intuito dessas aulas é oportunizar, de forma estimulante, divertida e interativa, o desenvolvimento físico e mental dos alunos, além do relacionamento em equipe.
Uma vez na semana, durante as aulas de Empreendedorismo, os alunos de 5.ª a 7.ª série participam de atividades e projetos que estimulam a criatividade e o espírito empreendedor.
Trata-se de um simulado feito dentro do ambiente virtual Aluno On-line Bom Jesus, em que alunos de 4.ª a 7.ª série (Ferinha BJ) e Ensino Médio (BJtão) têm a oportunidade de fazer a manutenção da aprendizagem e testar seus conhecimentos.
Com o objetivo de valorizar a integração entre os alunos e promover momentos de reflexão, o Colégio oferece o JC – Juventude e Convivência, grupo que, sob a orientação de um educador da instituição, desenvolve diferentes atividades e dinâmicas. Seu objetivo é reforçar, entre as crianças e os adolescentes, a importância da valorização da vida, do ser humano e da natureza, do respeito às diferenças e às individualidades, da espiritualidade, do exercício da cidadania, entre outros.
Mostra de Dança e de Teatro Anualmente, o colégio realiza grandes eventos, como a Mostra de Teatro e a Mostra de Dança. Educandos e educadores manifestam à comunidade seu talento, suas habilidades e competências.
Para facilitar a aprendizagem de importantes conceitos científicos, os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio têm aulas no Laboratório de Ciências, o que contribui para o aumento do interesse pelos temas de estudo desenvolvidos e sua contextualização.

Atividades Extracurriculares

Turmas Série / Idade Dias Horários Mensalidade
Turma 1 2.º ano ao 4.º ano Ensino Fund. - Masc. e Fem. - Pré-mini Segunda e quarta 17h45 às 18h35 R$ 68
Turma 2 5.º ano e 6.º ano Ensino Fund. - Masc. e Fem. - Mini Segunda e quarta 16h05 às 16h55 R$ 68
Turma 3 7.º ano e 8.º ano do Ensino Fund. - Masc. e Fem. - Infantil Segunda e quarta 16h55 às 17h45 R$ 68
Turma 4 8.ª série do Ens. Fund. à 3.ª série do Ens. Médio - Masc. - Infanto Segunda 18h35 às 20h15 R$ 68
Turma 4 8.ª série do Ens. Fund. à 3.ª série do Ens. Médio - Masc. - Infanto Terça 14h às 15h40 R$ 68
Turma 4 7.º ano do Ensino Fund. a 3.ª do Ensino Médio - Masc. - Infanto Quarta 18h35 às 20h15 R$ 68
Turma 4 7.º ano do Ensino Fund. a 3.ª do Ensino Médio - Masc. - Infanto Sexta 14h50 às 16h30 R$ 68,00
Turmas Série / Idade Dias Horários Mensalidade
Turma 1 Nível D ao 2.º ano Ensino Fund. - Iniciação 2 Terça e quinta 17h45 às 18h35 R$ 68
Turma 2 3.º ano a 7.ª série Ensino Fund. - Avançado 1 Terça e quinta 18h35 às 19h25 R$ 68
Turmas Série / Idade Dias Horários Mensalidade
Turma única 3.º ano Ensino Fund. a 3.ª série Ensino Médio - Iniciação e rendimento Terça e quinta 13h10 às 14h e 13h10 às 14h50 Gratuita
Turmas Série / Idade Dias Horários Mensalidade
Turma 1 Nível C ao 1.º ano Ensino Fund. - Masc. e Fem. - Iniciação 1 Segunda e quarta 17h50 às 18h40 R$ 68
Turma 2 2.º ano ao 4.º ano Ensino Fund. - Masc. e Fem. - Iniciação 2 Segunda e quarta 18h40 às 19h30 R$ 68
Turmas Série / Idade Dias Horários Mensalidade
Turma 1 3.º ano ao 5.º ano Ensino Fund. - Masc. e Fem. - Iniciação 1 Segunda-feira 17h50 às 18h40 R$ 38
Turma 2 6.º ano a 7.º série Ensino Fund. - Masc. e Fem. - Iniciação 2 Segunda-feira 16h às 17h40 R$ 68
Turma 3 8.ª série Ens. Fund. a 3.ª série Ens. Médio – masc. e fem - Iniciação 3 Segunda-feira 14h às 15h40 R$ 68
Turmas Série / Idade Dias Horários Mensalidade
Turma única 3.º ano Ens. Fund. a 3.ª série Ens. Médio. – masc. e fem - Iniciação Segunda e quarta 15h15 às 16h05 Gratuita
Turmas Série / Idade Dias Horários Mensalidade
Turma 1 Nível D ao 1.º Ensino Fund. - Masc. e Fem. - Sub-Mini Segunda e quarta 17h45 às 18h35 R$ 68
Turma 2 2.º ano ao 4.º ano Ensino Fund. - Masc. e Fem. - Sub 09 Terça e quinta 17h45 às 18h35 R$ 68
Turma 3 3.º ano ao 5.º ano Ensino Fund. Masc. - Sub 10 Segunda e quarta 18h35 às 19h25 R$ 68
Turma 4 5.º ano Ensino Fund. e 6.º ano do Ensino Fund. - Masc. - Sub 11 Segunda e quarta 16h55 às 17h45 R$ 68
Turma 5 7.º ano e 8.º ano Ensino Fund. - Masc. - Sub 13 Sexta 16h05 às 16h55 R$ 68
Turmas Série / Idade Dias Horários Mensalidade
Turma 1 2.º ano ao 4.º ano Ensino Fund. - Masc e Fem. - Iniciação Terça e quinta 17h45 às 18h35 R$ 68
Turma 2 5.º ano ao 7.º ano Ensino Fund. - Masc. e Fem. - Mirim Terça e quinta 16h05 às 16h55 R$ 68
Turma 3 8.º ano ao 9.º ano Ens. Fund. - Masc. e Fem. - Infantil Terça e quinta 16h55 às 17h45 R$ 68,00

Uniforme

O uso do uniforme escolar no Colégio Bom Jesus é obrigatório desde o primeiro dia letivo. Por isso, é necessário que todas as peças sigam o padrão e estejam devidamente identificadas. Os alunos novos terão o prazo máximo de duas semanas após o início das aulas para a aquisição do uniforme.

Para o exercício de algumas atividades extracurriculares, os alunos deverão utilizar uniformes e acessórios específicos, também disponíveis para aquisição em nossas lojas. Lembramos, contudo, que os uniformes das atividades extracurriculares não serão permitidos nas aulas normais do Colégio.

Tabela de preços Confira a tabela de preços atualizada dos uniformes



Saúde Escolar

O Grupo Bom Jesus, ciente de seu papel na formação integral de seus alunos e frente aos desafios atuais, vem desenvolvendo, por meio do seu Departamento de Saúde Escolar (DSE), um trabalho multidisciplinar de acompanhamento de alunos que necessitam de orientação específica. O trabalho integrado da equipe multidisciplinar do DSE com a equipe pedagógica tem o objetivo de prover não só a educação intelectual como também contribuir para a formação do jovem e, consequentemente, para o papel que ele representará na sociedade.

O DSE é coordenado por médicos pediatras do Comitê de Saúde Escolar da Sociedade Paranaense de Pediatria. O atendimento ao aluno é realizado por profissionais de enfermagem com capacitação específica em Saúde Escolar e com treinamento BLS Provider (Suporte Básico de Vida), certificado pela American Heart Association.

Obs.: no BJ Sévigné, o atendimento é feito por técnicos de Enfermagem. As Unidades BJ São Luiz, BJ São Miguel, BJ São José - Vacaria, BJ Aparecida, BJ Rainha da Paz, BJ Joana d'Arc não possuem o serviço.