Bom Jesus Internacional Alphaville

Bom Jesus Internacional Alphaville

Localizado em um espaço privilegido e de fácil acesso na região metropolitando de Curitiba, o Bom Jesus Internacional Alphaville possui aproximadamente 30 mil m² de área. Sua estrutura modular foi projetada para integrar todas as partes do complexo, que é composto de salas amplas e funcionais, áreas externas como extensões das salas de aula e um bosque com uma ampla área verde e horta, onde os alunos  podem  participar  de atividades pedagógicas ou de integração.

A partir de uma infraestrutura de ponta, o Bom Jesus Internacional Alphaville oferece, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, educação bilíngue em período integral e segue currículo e calendário escolar brasileiros. Baseada em uma proposta que promove a multiculturalidade e outras leituras de mundo, a Escola permite aos alunos reconhecerem-se como cidadãos inseridos no contexto global.

Níveis de ensino disponíveis nesta
unidade:


Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Ensino Fundamental II

Observações:

Entre em contato:

Estrada da Graciosa, 2893

Colombo - PR

(41) 2105-4700


VEJA ESSE LOCAL NO MAPA AGENDE UMA VISITA


MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A UNIDADE


Diferenciais da Unidade

O Bom Jesus Internacional oferece formação bilíngue e multicultural, com o objetivo de tornar o aluno igualmente competente nas duas línguas, por meio de uma combinação equilibrada da vivência da língua inglesa com o currículo brasileiro.

Os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental frequentam a escola em período integral e vivenciam diariamente a língua inglesa, de forma natural. Eles são estimulados a desenvolver as diferentes habilidades linguísticas: falar, ler, escrever e ouvir (compreensão oral). As áreas de conhecimento ministradas em inglês incluem Artes, Educação Física e Música, além de atividades diversificadas, como Teatro, Informática, Literatura, entre outras.

O Colégio Bom Jesus é autorizado para aplicação dos testes da Universidade de Cambridge. A partir do 5.º ano, o aluno está preparado para prestar o exame Young Learners (Flyers) e, ao final do 8.º ano, está apto a prestar o PET ou o FCE, e poderá optar pela continuação dos estudos no exterior ou em outra Unidade Bom Jesus de sua preferência.

Os alunos também possuem aulas em Espanhol, podendo vivenciar o uso das três línguas e aprender a valorizar e a respeitar os idiomas e suas diferentes culturas.

O Bom Jesus Internacional segue o calendário escolar brasileiro, permitindo que os alunos tenham suas férias no mesmo período em que outras escolas e não percam contato com a realidade brasileira. O Colégio também tem turmas reduzidas, otimizando o aprendizado e a convivência entre os alunos e o corpo docente.

Educação Bilíngue Considerando que o programa de educação bilíngue oferecido no Bom Jesus Internacional é realmente inovador, é natural que surjam dúvidas. Para isso preparamos para você uma série de perguntas freqüentes sobre o colégio.

1. Por que meu filho deveria participar de um programa de educação bilíngue?
A atual transformação do mundo em direção a uma comunidade mais globalizada requer, sem sombra de dúvidas, uma educação que melhor corresponda ao pluralismo cultural que vem sendo imposto por tal processo à nossa sociedade. Assim, a habilidade de comunicar-se em mais de uma língua torna-se essencial nesse contexto. Em particular, a língua inglesa foi eleita a língua universal e se tornou um padrão internacional de comunicação.

Além disso, estudos de W. Lambert, especialista em aspectos sociopsicológicos e cognitivos do bilinguismo, e de W. Penfield, do Instituto Neurológico da Universidade de McGill, realizados com altíssimo rigor científico, demonstraram que os bilíngües apresentam superioridade intelectual, devido à flexibilidade cognitiva da constante mudança de um sistema linguístico a outro.

2. Qual a melhor idade para aprender um segundo idioma?
Quanto mais cedo a criança aprender uma segunda língua, melhor, uma vez que é evidente a maior facilidade das crianças nesse aspecto. Considerando os fatores biológicos, pesquisas na área da neurolinguística demonstram que os dois hemisférios cerebrais desempenham diferentes funções: o lado esquerdo é o lógico e o direito, o criativo.

No cérebro infantil, esses hemisférios são mais interligados do que no cérebro de um adulto, o que possivelmente facilita a aquisição da língua, se considerarmos que esta ocorre no lado direito para se sedimentar no lado esquerdo. Entretanto, o ser humano começa a perder este mecanismo no início da puberdade, quando se inicia o processo de lateralização cerebral.

Outras pesquisas ainda sugerem que existe uma maior acuidade auditiva, bem como uma maior flexibilidade muscular do aparelho articulatório das crianças para produzir sons, o que pode explicar sua capacidade de assimilar a pronúncia da segunda língua tão perfeitamente quanto um falante nativo.

3. Qual língua deve ser mais valorizada no ambiente escolar?
O status das línguas no ensino bilíngue pode ser aditivo: ambas as línguas são valorizadas no ambiente em que a criança está inserida; ou subtrativo: a língua materna está desvalorizada em relação a outra língua.

No Bom Jesus Internacional, tanto a língua portuguesa quanto a inglesa são igualmente valorizadas, o que cria um ambiente favorável no qual o educando é levado a ter empatia por ambas a línguas. Isso garante um bilingüismo que não deteriora a imagem da língua materna, nem da segunda língua aprendida.

4. Com quais valores culturais o aluno deverá identificar-se: com os da língua materna ou com os da segunda língua?
A escola propiciará inúmeras atividades nas quais a criança terá a oportunidade de vivenciar as línguas e suas respectivas culturas, visando a uma identificação positiva com vários grupos culturais. Assim, o aprendiz brasileiro se identificará com a cultura brasileira e também entenderá e aceitará a cultura da segunda língua.

É importante mencionar que o contato com uma outra língua propicia ao aluno um entendimento maior da sua própria cultura e lhe incute a valorização e o respeito pela cultura do outro. O aluno que está envolvido com a aprendizagem de uma segunda língua é mais aberto e compreensivo com relação ao mundo pluricultural existente.

5. É necessário falar inglês com meu filho?
Se a primeira língua é o português, sugerimos que falem nessa língua com a criança, pois a língua materna tem um papel fundamental no seu desenvolvimento e no relacionamento com os pais. Entretanto, é importante criar situações diversas em inglês (desenhos animados, música etc.) para que a criança tenha oportunidades de contato com a língua inglesa também fora da escola.

6. Meu filho pode se confundir em relação às duas línguas?
Essa é uma preocupação que não deve existir. A criança começa a aprender a língua naturalmente com a rotina do dia a dia na escola. Com o tempo, começa a compreender as estruturas que ouve, incorporando e repetindo as palavras. Muitas vezes, brinca com as palavras aprendidas, inventando-as. Mas logo a criança passa a utilizar estruturas mais completas para se comunicar, até que consegue discernir uma língua da outra e as separa perfeitamente, tornando-se verdadeiramente bilíngue.
Ensino da Língua Inglesa Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, os alunos frequentam a escola em período integral e vivenciam diariamente a Língua Inglesa, de forma natural. Eles são estimulados a desenvolver as diferentes habilidades linguísticas: falar, ler, escrever e ouvir (compreensão oral).

As áreas de conhecimento ministradas em inglês incluem Artes, Educação Física e Música, além de atividades diversificadas, como Teatro, Informática, Literatura, entre outras.

O Colégio Bom Jesus é autorizado para aplicação dos testes da Universidade de Cambridge. A partir do5.º ano, o aluno está preparado para prestar o exame Young Learners (Flyers) e, ao final do 8.º ano, está apto a prestar o PET ou o FCE, e poderá optar pela continuação dos estudos no exterior ou em outra Unidade Bom Jesus de sua preferência.


Atividades desenvolvidas nas aulas de Língua Inglesa
Para que o aluno aprenda um outro idioma, é preciso que esse seja valorizado e que seu uso seja feito em uma variedade de situações que sejam significativas, autênticas e agradáveis.

• Teatro
O teatro é uma das atividades que encantam os alunos e os fazem utilizar o outro idioma brincando, uma vez que têm a oportunidade de representar os personagens de suas histórias favoritas, ao mesmo tempo que utilizam a língua inglesa em um contexto significativo.

• Música
As atividades de música objetivam oportunizar ao aluno o contato com um grande repertório de músicas em inglês, assim como desenvolver a oralidade, ajudando o aprendiz a expressar seus sentimentos e emoções. Além disso, o contato com músicas tradicionais em língua inglesa é fundamental para uma maior aproximação da criança com outras culturas.

Espanhol O Espanhol, idioma de grande importância para a formação dos alunos, faz parte da matriz curricular do Bom Jesus Internacional. 

O espanhol é a terceira língua mais falada no mundo e é o idioma oficial em 21 países e instituições internacionais, como ONU, Unesco, EU e Mercosul.

No decorrer dos anos, os estudantes terão a oportunidade de certificar o aprendizado da Língua Espanhola por meio de testes com reconhecimento internacional, como o D.E.L.E (Diploma de Español como Lengua Extranjera), emitido pela Universidade de Salamanca e aplicado pelo Instituto Cervantes de Curitiba.
Currículo Brasileiro Visando oferecer aos alunos educação de qualidade na língua materna, a escola utiliza a mesma metodologia e livros didáticos dos outros colégios Bom Jesus. Os alunos têm aulas em português dentro das seguintes áreas do conhecimento:
• Língua Portuguesa
• Matemática
• História
• Geografia
• Ciências
• Informática
• Ensino Religioso
• Literatura Infantil
• Laboratório de Ciências
• Judô
• Dança (ballet e jazz)
• Natação ( 2.º ao 5.º ano)
• Empreendorismo
• Filosofia
Cambridge ESOL Examinations A Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus é o primeiro centro autorizado em um colégio para aplicação dos testes de proficiência da Universidade de Cambrigde, Inglaterra. Os exames podem ser realizados por alunos da todas as Unidades do Colégio Bom Jesus e da FAE Centro Universitário, bem como professores e colaboradores do grupo.

O que são os exames de Cambridge?

A Universidade de Cambridge tem um departamento que tem como função oferecer a todos aqueles que estudam Inglês uma ampla variedade de exames internacionais de alta qualidade. Os exames abrangem diferentes níveis de conhecimento e diversas faixas etárias. Todos os anos, 1,5 milhão de candidatos prestam os exames de Cambridge em mais de 135 países.

Por que prestar os exames de Cambridge?  

  • São reconhecidos internacionalmente por instituições educacionais, empresas e órgãos governamentais.
  • Facilitam o acesso aos cursos de Letras do Ensino Superior, permitindo, em muitos casos, que sejam eliminados créditos.
  • São aceitos como evidência de proficiência em Inglês em cursos de pós-graduação no Brasil e no exterior.
  • Enriquecem o currículo.
  • Motivam os alunos.
  • São ferramentas de avaliação confiáveis e imparciais, pois são elaborados por uma equipe especializada, levando-se em consideração todos os candidatos.
  • A correção é criteriosa.
  • Os exames abrangem as quatros habilidades lingüísticas: compreensão auditiva, interpretação de texto, conversação e escrita.
  • Baseiam-se em situações reais de comunicação, incentivando os alunos a aprender o Inglês autêntico.
  • Validade por tempo indeterminado.

 

Quais são os testes aplicados no Bom Jesus Internacional?

  • Flyers/Young Learners (YLE):
    São testes para crianças que motivam e reconhecem o sucesso no aprendizado do idioma. É apropriado para alunos do Ensino Fundamental. Os testes são divertidos, coloridos e que incentivam o aprendizado do inglês. São considerados completos, porque avaliam as quatro habilidades lingüísticas: leitura, compreensão auditiva, expressão escrita e expressão oral. Ao final da 5ªsérie/6ºano os alunos que atendam aos requisitos para a realização do teste prestam o exame.
     
  • Preliminary English Test (PET)/First Certificate in English (FCE):
    Ao final da 8ª série os alunos estão aptos a realizar os exames de proficiência da Universidade de Cambridge, PET e FCE.

Reconhecimento

Os certificados emitidos pela Universidade de Cambridge são reconhecidos no Brasil e internacionalmente:

No Brasil:

  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade de Brasíla (UnB)
  • Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • PUC Minas

Nos Estados Unidos, são mais de 450 universidades:

  • Harvard Business School
  • Yale University
  • Columbia University
  • University of California
  • Boston University
  • Miami University
  • State University of New York

Na Inglaterra, mais de 240 universidades.

» Visite também o site:
www.cambridgeesol.org
 

Atividades Extracurriculares

Uniformes

O uso do uniforme escolar no Colégio Bom Jesus é obrigatório desde o primeiro dia letivo. Por isso, é necessário que todas as peças sigam o padrão e estejam devidamente identificadas. Os alunos novos terão o prazo máximo de duas semanas após o início das aulas para a aquisição do uniforme.

Para o exercício de algumas atividades extracurriculares, os alunos deverão utilizar uniformes e acessórios específicos, também disponíveis para aquisição em nossas lojas. Lembramos, contudo, que os uniformes das atividades extracurriculares não serão permitidos nas aulas normais do Colégio.





Saúde Escolar

O Grupo Bom Jesus, ciente de seu papel na formação integral de seus alunos e frente aos desafios atuais, vem desenvolvendo, por meio do seu Departamento de Saúde Escolar (DSE), um trabalho multidisciplinar de acompanhamento de alunos que necessitam de orientação específica. O trabalho integrado da equipe multidisciplinar do DSE com a equipe pedagógica tem o objetivo de prover não só a educação intelectual como também contribuir para a formação do jovem e, consequentemente, para o papel que ele representará na sociedade.