Bom Jesus São Vicente

Bom Jesus São Vicente

Com uma proposta pedagógica voltada à promoção humana e à formação integral do aluno, o Bom Jesus São Vicente coloca o educando como sujeito ativo no processo de aprendizagem.

Localizado no Centro de Araucária, no Paraná, o Colégio oferece turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio.

A infraestrutura oferece ambientes para prática de diversas atividades e a convivência entre os estudantes.

Níveis de ensino disponíveis nesta
unidade:


Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Ensino Fundamental II
Ensino Médio

Observações:

*Turmas do nível B da Educação Infantil a 3.ª série do Ensino Médio.

*Ensino regular.

Entre em contato:

Rua São Vicente de Paulo, 1060

Centro | Araucária - PR

(41) 3642-1184


VEJA ESSE LOCAL NO MAPA AGENDE UMA VISITA


MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A UNIDADE


Diferenciais da Unidade

As atividades pedagógicas desenvolvidas no Bom Jesus São Vicente têm por objetivo a construção de habilidades e competências, centradas no protagonismo do aluno, na formação integral do ser humano e na construção da cidadania.

Norteado pelos princípios do Bom Jesus, o projeto pedagógico promove:

- o enfoque interdisciplinar e transversal dos temas curriculares;
- a aplicação dos saberes na resolução de problemas cotidianos;
- a pesquisa de campo;
- a criatividade no planejamento e na efetivação de projetos;
- competências profissionais e habilidades políticas e humanas;
- a integração com a comunidade local.
Por meio de atividades extracurriculares para integrar o aluno, sua família e a comunidade, o Colégio Bom Jesus aborda valores humanos com o objetivo de resgatar os ideais de convivência em sociedade. O Projeto Virtudes e Atitudes é um exemplo disso. Contando com a participação de professores, pais e alunos, trabalha temas como gratidão, união, fraternidade, confiança, sabedoria, solidariedade, diálogo, disciplina, humildade e perseverança. Os participantes são convidados à reflexão sobre as virtudes do homem em seu dia a dia.
Na etapa final da Educação Básica, há o compromisso de educar o aluno para que participe produtivamente das relações sociais, com postura ética e autonomia.

Para tanto, propõe-se uma perspectiva interdisciplinar e contextualizada de ensino, em que o professor atua como mediador no processo de construção do conhecimento, potencializando as capacidades do educando. Na 3.ª série, são oferecidos subsídios para que o aluno possa prestar o vestibular e realizar o Enem com domínio de conteúdo e confiança.
A abordagem pedagógica do Ensino Fundamental considera a importância da contextualização, da problematização dos conhecimentos escolares e da relação entre a teoria e a prática. Nesse nível de ensino, os alunos desenvolvem alguns projetos de trabalho que priorizam a integração entre as áreas, relacionando os saberes que compõem o conhecimento escolar.

Também são instigados a levantar hipóteses, pesquisar e argumentar para defender uma ideia, além de socializarem suas descobertas e analisarem as realizadas pelos colegas.
No Bom Jesus São Vicente, a Educação Infantil integra educação e cuidado às experiências de aprendizagem que são organizadas pelos professores. Essas experiências aproveitam a curiosidade das crianças e as instigam à pesquisa e à investigação por meio do trabalho com projetos e da problematização dos temas de estudo.

Os alunos desse nível de ensino contam com um espaço específico, composto de salas que oferecem um ambiente tranquilo e, ao mesmo tempo, estimulador, além de ampla área externa.

A proposta pedagógica da Educação Infantil é estabelecida de acordo com os seguintes eixos: Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Movimento, Artes Visuais, Música.

Cada eixo é explorado em atividades individuais e coletivas, estruturadas pelo professor, de modo a integrar os alunos e desenvolver o conhecimento coletivo. Também é realizado um trabalho de Formação Humana, com o objetivo de socializar e desenvolver nos alunos virtudes como solidariedade, gratidão e respeito.

Atividades Extracurriculares

Uniformes

O uso do uniforme escolar no Colégio Bom Jesus é obrigatório desde o primeiro dia letivo. Por isso, é necessário que todas as peças sigam o padrão e estejam devidamente identificadas. Os alunos novos terão o prazo máximo de duas semanas após o início das aulas para a aquisição do uniforme.

Para o exercício de algumas atividades extracurriculares, os alunos deverão utilizar uniformes e acessórios específicos, também disponíveis para aquisição em nossas lojas. Lembramos, contudo, que os uniformes das atividades extracurriculares não serão permitidos nas aulas normais do Colégio.

Obs.: Os alunos matriculados no Colégio São Vicente de Paulo até 2014 poderão utilizar o mesmo uniforme padrão até o ano letivo de 2018.





Saúde Escolar

O Grupo Bom Jesus, ciente de seu papel na formação integral de seus alunos e frente aos desafios atuais, vem desenvolvendo, por meio do seu Departamento de Saúde Escolar (DSE), um trabalho multidisciplinar de acompanhamento de alunos que necessitam de orientação específica. O trabalho integrado da equipe multidisciplinar do DSE com a equipe pedagógica tem o objetivo de prover não só a educação intelectual como também contribuir para a formação do jovem e, consequentemente, para o papel que ele representará na sociedade.